terça-feira, 31 de maio de 2011

Celulares "mudos" nos bancos


Projeto de lei pretende proibir uso de aparelhos telefônicos dentro das agências bancárias             

Um projeto de lei criado para coibir as constantes investidas às agências bancárias em Pernambuco promete causar polêmica. Apresentado à Assembléia Legislativa pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), o projeto pretende proibir o uso de aparelhos celulares e eletrônicos dentro dos bancos. O objetivo é evitar o repasse de informações entre bandidos dentro e fora dos estabelecimentos. A medida já está vigorando em Minas Gerais e no Rio de Janeiro desde o início deste ano e em Curitiba, no Paraná, desde o ano passado. 


Enquanto a polícia investe alto para tentar coibir as ações criminosas, os assaltantes desafiam esse trabalho. Ontem, duas agências do Banco do Brasil foram alvos de investidas. Na madrugada, criminosos arrombaram e levaram todo o dinheiro do cofre da agência do bairro de Afogados, no Recife. À tarde, uma dupla armada rendeu clientes e arrombou caixas eletrônicos no município de Capoeiras, no Agreste. 



O projeto de lei do deputado Diogo Moraes que visa proibir o uso dos celulares nos bancos segue em tramitação na Comissão de Justiça da Assembléia. A idéia não é proibir o porte dos aparelhos, mas sim o uso dos equipamentos dotados ou não de câmeras fotográficas, filmadoras e similares, em ambientes dos caixas de atendimento e terminais de autoatendimento. “As pessoas só poderão usá-los ao lado da gerência, por exemplo. Os vigilantes e as câmeras de segurança serão responsáveis pela fiscalização”, explicou Moraes.



Se a lei for aprovada, os bancos serão obrigados a colocar cartazes informando sobre a proibição do uso dos equipamentos. O descumprimento da medida pode acarretar em advertência ou multa em caso de reincidência. O valor pode chegar a R$ 15 mil. A fiscalização deve ficar a cargo do Procon. A medida, votada em até 45 dias, passará pela sanção do governo.



“Os crimes de roubo que ocorrem nas saídas dos bancos são realizados com a ajuda de informações de ‘olheiros’ de dentro das agências”, disse o deputado. A Câmara de Vereadores do Recife aprovou lei que prevê instalação de dispositivos de segurança que destroem cédulas em caso de violação.


Fonte Dário de Pernambuco

Nenhum comentário: