terça-feira, 15 de julho de 2014

Paulo: A profissionalização dos governos garantirá respostas mais rápidas à sociedade


A profissionalização da gestão pública é entendida pelo candidato a governador Paulo Câmara como essencial para a garantia de respostas mais efetivas à sociedade. Durante jantar-debate promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais ​(Lide), na noite dessa segunda-feira (14), no Recife, o socialista defendeu a adoção de práticas transparentes e inovadoras para a sequência do ritmo de desenvolvimento que tem ajudado Pernambuco a exibir uma taxa de crescimento que supera os números do Nordeste e do Brasil.
“São muitos investimentos chegando. É uma nova matriz econômica que vamos administrar. E precisamos de um serviço público cada vez mais profissionalizado; cada vez mais eficiente nas respostas, que precisam ser rápidas e dadas de maneira convincente e adequada”, analisou Paulo Câmara, que foi sabatinado por jornalistas e empresários ao final da apresentação.
Falando para um público de empresários pernambucanos, Paulo Câmara frisou a necessidade do estabelecimento de parcerias entre os setores público e privado, ressaltando a transparência como um elemento agregador nesse momento. “Vocês sabem muito bem o que significa ter regras claras. Isso é fundamental para o negócio de todo mundo. Essa é uma questão muito cara, que vamos defender de uma maneira muito mais eficaz”, comprometeu-se.  
O candidato lembrou que, ao longo dos Governos Eduardo Campos (PSB), Pernambuco alcançou um novo patamar de investimentos, devido ao trabalho de redirecionamento do custeio da máquina pública. “Continuaremos a fazer o que deu muito certo, que é manter esse ritmo de investimento. Investir 21% da nossa receita não é fácil, é muito complicado. Construir isso exige um esforço de todos nós, de todas as secretarias. Diminuir aquele gasto ruim e investir naquela despesa boa, que é a despesa do investimento”, argumentou Câmara.
MUNICÍPIOS - Paulo Câmara aproveitou o encontro do Lide para levantar a bandeira da recuperação das prefeituras. O socialista destacou que, para acompanhar o ritmo da administração estadual, os municípios precisam ter saúde financeira bem diferente do quadro de arrocho imposto pelo Governo Federal nos últimos anos. O candidato da Frente Popular, inclusive, anunciou a criação de um escritório para o suporte na elaboração de projetos dos municípios. Uma ferramenta que contribuirá para o aumento da captação de recursos, sobretudo da União.

“Vamos criar o escritório de projetos para dar condição aos municípios de terem seus projetos feitos com o auxílio do Estado, com o auxílio de empresas que nos ajudam. Por que eu digo isso? Porque os municípios têm muita dificuldade de captação de recursos já que, às vezes, não têm projeto pronto”, afirmou Paulo Câmara. “O fortalecimento dos municípios é uma premissa que tem ser permanente no nosso programa de governo”, pontuou.
Assessoria PSB

Governo do Estado renova parceria com Instituto Ayrton Senna para correção de fluxo na educação


Dando continuidade aos esforços para erradicar o analfabetismo, defasagem e abandono na rede estadual de ensino, o governador João Lyra Neto renovou, nesta terça-feira (17), a parceria com a Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciada em 2003. Através de dois projetos - Se Liga e Acelera -, o Executivo Estadual e o instituto fazem a correção de fluxo dos estudantes dos anos iniciais, na faixa etária de 9 a 14 anos, que apresentam distorção idade/série de dois anos ou mais. A parceria foi celebrada com a presença da presidente do IAS, Viviane Senna, no Palácio do Campo das Princesas.


"O povo de Pernambuco e principalmente aquele que faz a educação sempre lhe será grato pelo que você tem feito em benefício da educação pernambucana, nordestina e brasileira", disse o governador João Lyra Neto. Comemorando 20 anos de fundação da IAS, Viviane Senna, celebrou a "parceria histórica" com o Estado, que fez com que a "união de competências trouxesse resultados muito bonitos". "Eram 400 mil alunos que tinham a defasagem idade/série em relação ao ano escolar que estavam e, até hoje, foram mais de 200 mil alunos atendidos. Eles passaram a ter oportunidade não só de recuperar os anos perdidos em repetência, mas seguir sua trajetória escolar com sucesso. Muitos deles estão na faculdade e já estão fazendo o próprio futuro", comemorou.


Também presente na solenidade, o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, destacou que o Governo do Estado tem investido não apenas no resgate dessa geração que não teve acesso ao ensino de qualidade, mas também na eficiência da gestão para que a situação não se repita. O gestor também destacou os resultados alcançados. "Nos últimos sete anos, Pernambuco é o Estado que mais diminuiu percentualmente essa distorção idade-série, fazendo com que Pernambuco tenha economizado nos últimos sete anos mais de 327 milhões ao corrigir a idade série desses nossos alunos", ressaltou, ao lembrar o apoio técnico que o Estado tem dado aos municípios, que assumiram o ensino fundamental.


O projeto Se Liga, que alfabetiza, em um ano, crianças que repetem porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o projeto Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular. Antes de ingressar no projeto, os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados para avaliar seu nível de leitura e escrita. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado. Só em 2013 o Se Liga atendeu 11.589 estudantes e alcançou a marca de 79,8% de aprovação.


Após serem aprovados no Se Liga, os estudantes são encaminhamos ao projeto Acelera, que como o próprio nome já indica, destina-se à aceleração dos estudos. Os alunos alfabetizados, mas que repetiram o ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado, para garantir que, em um ano, os alunos alcancem o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental. Alunos do Acelera Brasil chegam a realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.

No Acelera, que em 2013 atendeu 5.681 estudantes e alcançou 94,1% de aprovação, tanto os alunos quanto os professores têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.


Fonte: Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Foto: Raul Buarque/SEI