sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vereadores de Santa Cruz participam de sessão em Jataúba‏



O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe, Junior Gomes (PSB), foi à cidade de Jataúba na noite desta quinta-feira (17), onde participou de uma reunião ordinária na Casa de Leis daquela cidade. O Legislativo de Jataúba é comandado pelo vereador e presidente, Zito Lopes (PSDB). Além de Junior, foram a Jataúba, Ronaldo Pacas (PSDC), Luciano Bezerra (PR) e Pipoca (PMN). Anteriormente, Junior e outros vereadores santa-cruzenses já haviam ido a sessões ocorridas nas Câmaras de Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga do Norte. 

Para Ronaldo Pacas a interação entre as Câmaras fortalece ainda mais o Poder Legislativo. “É uma iniciativa louvável. Essa interação é fundamental para que possamos aprender cada vez mais. Isso, sem sombra de dúvidas, fortalece nosso Poder Legislativo, disse Pacas que prosseguiu, “dessa forma teremos um grupo de vereadores mais fortes na região. Junior acertou em cheio com essa iniciativa, que é inédita e vai entrar para a história da Câmara de Santa Cruz”.

Segundo Luciano Bezerra, a troca de experiências colabora com o crescimento daqueles que visitam e daqueles que são visitados. “Trata-se de uma ação que promove o fortalecimento, não só das Câmaras, mas de toda a região. Esse exemplo, inclusive, está sendo copiado pela Câmara do Recife. Estamos exportando boas ideias”, disse o vereador. 

Pipoca fez questão de ressaltar a oportunidade de conhecer o trabalho de parlamentares de cidades vizinhas. “Mais uma vez fomos bem recebidos e acima de tudo, mais uma vez tivemos a oportunidade de presenciar de perto, o trabalho de companheiros de outros municípios. Cabe a cada um de nós tirarmos o melhor proveito de tudo isso”, frisou o legislador.

Junior Gomes se mostrou muito satisfeito depois de conhecer um pouco mais do Poder Legislativo de mais um município que compõe o Polo de Confecções. “Com essa ida à Jataúba estamos dando prosseguimento à série de visitas que nós, vereadores de Santa Cruz estamos fazendo a Câmaras de cidades vizinhas. Trata-se de um processo de aprendizagem que tem como principais objetivos, agregar conhecimentos e fortalecer a figura do vereador, como homem público e figura política importante no dia a dia dos cidadãos”, finalizou o socialista.

Vereadores de Oposição pedem criação de Guarda Municipal para Taquaritinga do Norte



Os vereadores que formam a bancada de oposição em Taquaritinga do Norte, pediram através de requerimento, a criação de uma Guarda Municipal para o município.
O objetivo é coibir o número assustador de assaltos a residências e roubos de motos no município de Taquaritinga do Norte. De acordo com Demar (PSDB), a Guarda Municipal geraria um sentimento de segurança mais próxima à população, já que na maioria dos assaltos a PM só chega muito tempo depoisAinda quando era vereador em 2005, em meu terceiro  mandato, já era meu desejo criar a guarda, mas nunca foi possível por falta de vontade política dos nossos gestores, às vezes também por fallta de verba, mas hoje, com o orçamento previsto para o município e com a nossa situação, precisando de mais segurança para o patrimônio público em geral, e para a sociedade. A guarda municipal deve ser criada para que a população possa vislumbrar mais segurança e bem-estar social, destaca o vereador Demar.
vereador Jânio Arruda (PSD), afirmou que na próxima reunião, vai indicar que se crie também uma secretaria de segurança municipal. "A secretaria ficaria responsável pela gerência da Guarda Municipal, e por toda estrutura necessária para guarda desenvolver o trabalho, além de cuidar do trânsito de todo muncípio", declarou o parlamentar.
A vereadora Cinthia, também declarou ser favorável a implantação imediata da guarda, e afirmou, " Segurança, saúde e educação, deve ser prioridade de todos os governos, e quanto mais tempo demorar para a criação da guarda municipal, mais gente poderá perder a vida, ou terem pertences roubados", declarou a vereadora.
Para  o líder da bancada, foi uma boa iniciativa do vereador Demar, que convidou os outros três vereadores da bancada, para juntos lutarem pela criação da guarda. "O companheiro Demar, deu a ideia e de imediato abraçamos, pois no distrito de Pão de Açúcar, onde resido, o número de roubos de motos cresce assustadoramente, e o distrito que tinha um índice de violência baixíssimo até alguns anos atrás, hoje é uma das localidades do pólo de confecções mais violentas", afirmou o líder da bancada.
Assessoria

Conselhos de Paz e Antidrogas serão reativados em Santa Cruz do Capibaribe‏



O Secretário de Defesa Social, Tenente Coronel Alexandre Souza esteve reunido,  na tarde desta quinta-feira (17), no auditório da Secretaria de Educação, em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste, com  representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades representativas com o objetivo de promover a reativação dos Conselhos de Paz e Antidrogas.

O prefeito Edson Vieira (PSDB) abriu o evento e se prontificou a fazer do Poder Público um agente participativo que vai contribuir no que estiver ao seu alcance para o bom andamento dos Conselhos de Paz e Antidrogas. “Pedimos a participação da sociedade civil porque a essência dos Conselhos está nesta integração”, frisou o Prefeito.

Na ocasião, o Secretário de Defesa Social apresentou sua plataforma de trabalho à frente da secretaria e programas de combate às drogas e a violência já desenvolvidos por ele em outras cidades  a exemplo de Gravatá e Vitória.

“Excepcional, essa é a palavra para descrever essa primeira reunião, toda a sociedade se fez presente ou mandou seu representante, acredito que todos estão ávidos e dispostos a construir as mudanças significativas para a sociedade santa-cruzense”, enfatizou o Tenente Coronel Alexandre.

As reuniões para a discussão e resoluções de questões administrativas dos Conselhos ficaram marcadas para a próxima quarta-feira (23) Conselho da Paz,  e na quinta-feira (24) será a vez do Conselho Antidrogas.

Presidente da Câmara de Taquaritinga diz que atual Legislatura terá que se adequar a nova realidade financeira da Casa



A presidente da Câmara de Vereadores de Taquaritinga do Norte, Rogéria Coelho (PV), esteve na manhã desta quinta-feira (17) no programa “Ponto de Vista”, da Filadelfia FM (www.radiofiladelfia.fm5.com.br). Que é comandado por César Mello, Alberes Xavier e Marcondes Moreno. Na oportunidade ela falou do início de novo e conseqüentemente, de novo mandato.

A vereadora afirmou que, diante da nova realidade (com mais dois vereadores), a Câmara teve que adotar medidas de contenção de gastos, para quitar seus compromissos financeiros. “A máquina pública teve que ser enxuta para que fosse possível pagar os salários dos vereadores da Casa, que além de ganhar mais dois integrantes, houve ainda um aumento salarial que foi aprovado na última gestão”.

Rogéria afirmou ainda que estuda maneiras de possibilitar a contratação de assessores para os vereadores do Legislativo da Dália. “Esperaremos o tempo passar e dentro daquilo que for possível analisaremos sim a possibilidade de termos, cada vereador, um assessor, coisa que hoje não é possível, devido ao arrocho financeiro”.

Ela falou também sobre que seria muito bom que toda cidade acompanhasse de perto os debates e trabalhos da nova composição da Câmara. “Seria excelente que toda a população pudesse acompanhar de perto o desenrolar das sessões, para que assim, o povo pudesse cobrar de forma mais precisa, as ações dos seus representantes”, finalizou Rogéria Coelho.

César Mello

Prefeitura e Polícia Civil debatem a vinda de uma Área de Segurança Integrada para Santa Cruz‏



Aconteceu no gabinete do prefeito Edson Vieira (PSDB) uma reunião que tratou da doação do terreno que irá abrigar a AIS (Área Integrada de Segurança) em Santa Cruz do Capibaribe. Além do prefeito, participaram do encontro a chefe de gabinete Priscila Ferreira, Dr. Sérgio Moura (Delegado Regional), Dr. Marcelo Diógenes (Procurador do Município) e a vereadora Narah Leandro (PSB).

Segundo Dr. Sergio Moura a AIS construída em Santa Cruz será nos padrões da que está sendo implementada na cidade da copa, São Lourenço da Mata. A estrutura será composta por dois pavimentos, o primeiro ficará com a estrutura operacional e o segundo os alojamentos.

Serão instaladas as Delegacias: Seccional, Circunscricional, de Plantão, o IC (Instituto de Criminalística), o IITB (Instituto de Identificação Tavares Buril) e a Delegacia da Mulher, todos esses geridos pela policia Civil e o 24º Batalhão que é competência da Policia Militar.

“As Forças de Seguranças abrigadas em um complexo dará mais agilidade na resolução dos casos, pois quando um cidadão prestar uma queixa na Policia Civil, já poderá imediatamente sair uma viatura da Polícia Militar para o local da ocorrência”, disse Dr. Sérgio Moura.

A vereadora Narah Leandro se mostrou satisfeita com a reunião. “Uma das minhas bandeiras é a vinda de uma Delegacia da Mulher, já que o número de casos de violência contra elas é elevado em nosso município e precisamos dessa AIS para intensificar o combater destes crimes”, declarou.

Para o prefeito Edson Vieira (PSDB), tudo o que estiver ao alcance do Executivo será realizado. “Esta ação vem a contribuir diretamente com a segurança pública, e por isso que contamos com o apoio das entidades como a Polícia Civil e Militar, bem como o apoio do Governo do Estado. Vamos fazer o possível para que esta ação seja concretizada”, ressaltou.

Comunidade do Jerimum celebra São Sebastião



A comunidade do Jerimum, zona rural de Taquaritinga do Norte, estará vivenciando entre os dias 17 e 20 de janeiro a festa de seu padroeiro São Sebastião, evento que promete atrair um bom público e movimentar neste fim de semana o cariri da Dália da Serra.


Assim como nos demais eventos deste gênero, a Festa de São Sebastião conta com a programação religiosa e também com a parte festiva, que esse ano terá muito forró para animar o público presente com shows das bandas Forró do Bardhigão e Forró Zero Grau, que se apresentarão a partir de 23 horas na sexta-feira (18/janeiro) e as bandas Forrozão Tá nas Bases e Bidinga do Acordeom que se apresentarão no mesmo horário no sábado.

No domingo (20) grande dia da festa, o pároco Padre Ivemar realizará por volta das 15h os batizados, realizando em seguida a tradicional procissão em devoção a São Sebastião pelas principais vias da localidade finalizando com a celebração campal da Santa Missa. Vale a pena conferir mais um evento na Dália da Serra.

Reunião entre Sebrae, Secretaria de Indústria e Comércio e Asmup apresentou resultados positivos



Em busca ações  que venham fortalecer e incentivar a confecção do artesanato em Santa Cruz do Capibaribe e inserir o município nos projetos do Sebrae, o Secretário de Indústria e Comércio, Bruno Bezerra, promoveu uma reunião no último dia 16 de janeiro, entre a Gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Caruaru, Marisete Silva, e as representantes da Asmup (Associação das Mulheres Produtoras) que produzem peças artesanais em retalhos de tecido e objetos característicos da cultura santa-cruzense.
Marisete Silva apresentou projetos que desenvolvem produtos artesanais no Agreste com práticas sustentáveis e negócios de sucesso apoiados pelo órgão com consultoria e incentivo, como Mulheres de Argila e Mãos e Cores, bem como, os procedimentos que devem ser tomados para que Santa Cruz seja também integrante nas atividades.
“Esse projeto de artesãos reúne todos os aspectos que nós pretendemos trabalhar na secretaria, como a questão do fomento de negócios, associativismo e cooperativismo, inovação, agregar valor ao trabalho e aos produtos”, declarou Bruno Bezerra.
A Presidente da Asmup, Verônica Valadares mostrou-se interessada e pronta para iniciar seu caminho para ser parceira do Sebrae. “Essa parceria vai beneficiar tanto a associação quanto o município, vamos dar um destino ao lixo e divulgar o nome da cidade no Brasil e no mundo”, enfatizou.

FADIRE realiza entrega de diplomas aos alunos formados em 2010‏


Com todos os cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), a Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE), Instituição de Ensino Superior (IES), sediada em Santa Cruz do Capibaribe, vem realizando a entrega dos diplomas aos alunos formados em 2010.

Na tarde desta quarta-feira (16), os ex-alunos da Instituição, Wilsineia de Araújo, formada em Ciências Contábeis, esteve visitando a FADIRE e recebendo das mãos da Coordenadora Acadêmica, Maria da Conceição Fernandes, o seu diploma. “Esta é a solidificação do nosso sonho em se formar em um curso superior”, disse Wilsineia ao ter o seu diploma em suas mãos.

Outro aluno que também recebeu seu diploma nesta quarta-feira (16), foi o bacharel em Administração de empresas, pela FADIRE, Breno da Silva Diniz, que ficou muito feliz em ver a realização do seu sonho concretizado ao receber o seu diploma.
A FADIRE comunica aos alunos formados na Instituição que a demora no recebimento do diploma é normal, pois a emissão do mesmo é feito pelo MEC, através da Universidade Federal de Pernambuco.
Betto Aragão