quarta-feira, 11 de abril de 2012

A importância dos consórcios públicos municipais no Brasil


A partir da Constituição de 1988, os municípios brasileiros passaram a ter maior independência em relação aos estados e à União, porém essa independência gerou uma contradição, pois não se refletiu também no aspecto financeiro, visto que a grande maioria ainda depende basicamente dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) para sobreviver. Embora autônomos, os municípios ficam com a menor parte dos recursos financeiros na divisão injusta imposta pela Federação, ficando impedidos de se desenvolverem economicamente.

É nesse contexto que se dá a importância dos consórcios, já que, em grupo, os municípios ganham poder e mais força no momento de reivindicar dos estados e da União um melhor tratamento. Outra vantagem é a possibilidade de redução de custos das obras, projetos e serviços que, contratados individualmente, dificultariam a execução dos mesmos.

É necessário fortalecer a política de consórcios, porém os municípios devem ampliar as parcerias para além das usinas asfálticas. É preciso avançar nas ações ambientais, como aterros sanitários, reciclagem, coleta seletiva e políticas públicas de atenção básica, média e alta complexidade na área de saúde, hoje um dos maiores problemas enfrentados pelos consorciados.

Quero elogiar a luta do deputado federal José Augusto Maia pela consolidação deste importante instrumento de política publica para os municípios da nossa região. Destaco também o apoio e a participação do prefeito Toinho do Pará, que preside o CONIAPE. Conclamo a participação de toda a sociedade no processo consultivo e deliberativo desse processo.

Carlos Lisboa Ex-chefe do gabinete do prefeito do Toinho do Pará

Vagas para pessoas com deficiência no Moda Center Santa Cruz


Com o objetivo de contribuir efetivamente para a inclusão social no mercado de trabalho, o Moda Center Santa Cruz, através do seu setor de Recursos Humanos, está recrutando pessoas com deficiência.

As vagas disponibilizadas, cinco ao todo, serão para atuar nos setores de Logística e/ou Administrativo/Financeiro da empresa. Exige-se que os candidatos tenham cursado ou estejam cursando o Ensino Médio e tenham conhecimentos básicos de informática.

Os interessados devem se dirigir ao Centro Administrativo Manoel Nunes Paulino para entrega de currículos e agendamento de processo seletivo, com a maior brevidade possível.

Muito mais do que considerar a legislação em vigor, a contratação de pessoas com deficiência representa o reconhecimento de suas necessidades, como independência financeira, autonomia pessoal e autorrealização, além da importância de sentirem-se incluídas na sociedade.

A diretoria do Moda Center entra na luta para vencer o preconceito que distorce as competências desses profissionais e os afastam das oportunidades formais de trabalho.

Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz

Inauguração dos semáforos e binários da PE-160


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe inaugura neste sábado, às 20h, ao lado do hospital da Unimed, o novo sistema de sinalização da PE-160. Os novos semáforos diminuirão os constantes engarrafamentos nos cruzamentos desta via.

Logo apos haverá um grande Show com a banda Collo de Menina e o cantor Adriano Marly, no Clube Ypiranga. Entrada gratuita

Assessoria

Assessoria

Classificação do Campeonato Pele Bronzeada de Futsal

Classificação 1ª Divisão Pele Bronzeada de Futsal


 Rota Do Mar é O Lider da 1ª Divisão

Grupo a

1º Lugar - Rota do Mar 3 jogos 7 Pontos
2º Lugar - Itaiba 3 Jogos 6 Pontos
3º Lugar - 
Centro Esportivo Palace 3 Jogos 6 Pontos
4º Lugar - Jataúba 3 Jogos 5 Pontos

Grupo B

1º Lugar - Brejo 3 Jogos 5 Pontos 
2º Lugar - Taquaritinga 3 Jogos 4 Pontos
3º Lugar - DRB Textil 3 Jogos Não Somou
4º Lugar - As Panteras 3 Jogos Não Somou
____________________________________________________________

Classificação pele Bronzeada de futsa 2ª Divisão 


Ideal Elástico Líder do grupo A

Grupo A

  1º Lugar Ideal Elastico 4 Jogos 9 Pontos
  2º Lugar   Jataúba 4 Jogos  7 Pontos
  3º Lugar Cohab  3 Jogos  6 Pontos
  4º Lugar  Os Fraldinhas   3  Jogos   3 Pontos

Grupo B

1º Lugar As Barreiras  4 Jogos 9 Pontos
2º Lugar  Tabajara 3 Jogos 6 Pontos 
3º Lugar  America  3 jogos 1 Ponto
4º Lugar  Tua Cara Não Somou

Grupo C
   
1º Lugar Corinthians Bar  4 Jogos  7 Pontos
2º Lugar  Decisão 3 Jogos 6 Pontos 
3º Lugar Só Alegria 3 Jogos 6 Pontos
4 Lugar  Real Madris  3 Jogos 3 Pontos

Grupo D

1º Lugar Nacional 4 Jogos 9 Pontos
2º Lugar  Expresso Gás 3 Jogos 7 Pontos
3º Lugar  Os Paraibas 3 Jogos Não 
4º Lugar Camalau Não Somou

Colaborador: Cláudio Dias

CONIAPE traça metas para o desenvolvimento regional.


Os municípios pernambucanos de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama, São Caetano e a paraibana cidade da Barra de São Miguel, todos integrantes do CONIAPE (Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras), estiveram reunidos na noite da segunda-feira (09/abril) nas dependências da Câmara de vereadores da Capital da Sulanca para tratarem do consórcio idealizado pelo Deputado Federal José Augusto Maia (PTB/PE) que pode alavancar o desenvolvimento econômico do Polo das Confecções.

Além do Deputado, estiveram presentes os Prefeitos Toinho do Pará (Santa Cruz do Capibaribe), Evilásio Araújo (Taquaritinga do Norte), Jadiael Braga (São Caetano) e Flávio Lima (Toritama), tendo os demais municípios enviados seus representantes, e também marcaram presença os vereadores Leonardo Arnóbio (Taquaritinga), Dr. Nanau (Santa Cruz) e Dr. Neves (São Caetano), representando as casas Legislativas de seus municípios.

Na pauta foram discutidos os seguintes temas: Envio pelos Prefeitos para as Câmaras Municipais de Leis Suplementares Ordinárias para contrapartida da patrulha mecanizada e para manutenção do consórcio; encaminhamento de documentos pessoais dos Prefeitos para cadastro e a solicitação de doação de um terreno ao prefeito de Santa Cruz do Capibaribe para guardar as máquinas, sendo todos os pleitos deliberados e aprovados por unanimidade.

A ideia central do CONIAPE em um primeiro momento é a aquisição de uma patrulha mecanizada e de uma usina asfáltica para os municípios envolvidos. “O campo de ação do consórcio é muito amplo, podemos também desenvolver ações nas áreas de saúde, aterros sanitários, educação e assim melhorarmos a vida da população de nossa região”, destacou o Deputado José Augusto Maia.

Um dos grandes entusiastas do CONIAPE é o Prefeito Evilásio Araújo, de Taquaritinga do Norte.

“O consórcio é uma forma de pensarmos no desenvolvimento regional como um todo, pois toda tramitação será facilitada, a burocracia diminuída e os benefícios chegarão mais rápido para os municípios participantes”, afirmou o Prefeito. O vereador Leonardo Arnóbio, Presidente da Câmara de Taquaritinga, também é um dos que apostam no consórcio desde as reuniões preliminares. “É com grande prazer que acompanho a formação deste consórcio desde as reuniões em Brasília. Este é o caminho! Esta é a saída! De antemão já me comprometo em viabilizar a tramitação dos projetos na câmara para que possamos agilizar o andamento desta importante ação”, destacou o vereador.


Elisberto Costa (ASSEG / PMTN)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Síndico do Condomínio Moda Center Santa Cruz, no uso de suas atribuições previstas na Convenção do Condomínio, vem, pelo presente, convocar todos os condôminos do empreendimento para uma Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 26 de Abrilàs 17 horas, em primeira chamada, no “Setor Azul” do Condomínio Moda Center Santa Cruz,localizado na Rodovia PE-160, na propriedade Curral Picado, Santa Cruz do Capibaribe-PE, e não havendo o quorum exigido, uma hora após, às 18 horas, iniciar-se-á em segunda chamada, com a presença de qualquer número de condôminos, no mesmo local, a fim de deliberar sobre a seguinte pauta:

a) Exame e prestação de contas referentes aos meses de Janeiro/2012, Fevereiro/2012 e Março/2012.
b) Apresentação dos bens patrimoniais adquiridos pela Administração do Condomínio Moda Center Santa Cruz.
c) Apresentação de Projeto de Melhoramento dos Estacionamentos do Moda Center Santa Cruz;
d) Demais assuntos de interesse do Condomínio e dos Condôminos.
Solicita-se o comparecimento de todos os condôminos, uma vez que, os assuntos são de interesse destes e as decisões deliberadas pelo número de participantes exigidos por lei obrigarão todos a cumpri-las.
O presente edital será publicado em jornal de grande circulação no Estado e no Município, conforme previsão legal, sendo, ainda, cópias do presente afixados em todos os módulos do Moda Center Santa Cruz, além de ampla divulgação na internet e emissoras de rádio locais, para que não se alegue ignorância.

Santa Cruz do Capibaribe, 11 de Abril de 2012.

VALMIR GOMES RIBEIRO
Síndico

Socialista à favor das emancipações


Brasília – Mais uma vez, várias comitivas de todo o país desembarcaram na capital federal para as movimentações que visam devolver as Assembleias Legislativas, o poder de decidirem sobre a criação dos novos municípios.
O deputado Diogo Moraes que também é a favor dessa bandeira está em Brasília e participa de toda a programação de forma ativa.

Deu no Blog do Magno Martins

O CANDIDATO – O vereador Ernesto Maia, da bancada do PTB de Santa Cruz do Capibaribe, deve ser anunciado na semana que vem como o candidato a prefeito das forças ligadas ao deputado José Augusto Maia (PTB). Com o apoio do senador Armando Monteiro Neto.