sexta-feira, 9 de março de 2012

Armando recebe título de cidadão de Garanhuns



O senador Armando Monteiro (PTB) recebe nesta sexta-feira (09) o título de cidadão de Garanhuns. A proposta, do ex-vereador Audálio Ramos Filho, foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Câmara Municipal. A solenidade acontece no dia em que será inaugurado o novo prédio da Câmara de Vereadores da cidade.
Seja no mandato parlamentar, ou na presidência de entidades como a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) – que coordenam as ações do SENAI, SESI e IEL -, Armando sempre teve uma atuação representativa no município. Ainda como deputado, esteve presente nas articulações que viabilizaram os recursos para a implantação da Faculdade de Medicina do Agreste, no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns.
“Nesta faculdade vamos formar profissionais numa área carente, a da saúde, que precisa de mais profissionais. E, sobretudo, é preciso formá-los no interior de Pernambuco, com a sua vinculação, com as suas raízes para trabalhar exatamente nas regiões que são mais carentes, que precisam de mais profissionais”, comemorou o senador no dia da aula inaugural do curso, ministrada pela presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2011.
Ainda no âmbito parlamentar, Armando foi responsável por atrair recursos da União para investimentos em áreas importantes do município, como infraestrutura urbana e turismo. Drenagem e pavimentação da avenida Ruber Van Der Linder, esgotamento sanitário e pavimentação em ruas dos bairros Boa Vista e Aluísio Pinto e a construção do centro de informação turística são algumas das ações que contaram com a articulação de Armando em Brasília.
Formação profissional e qualidade de vida - Como presidente da FIEPE e CNI, quando esteve à frente do SENAI e SESI, Armando Monteiro foi responsável pela realizações de iniciativas que contribuíram com a formação e qualificação profissional dos moradores da região, além de ações voltadas para a saúde.
Inaugurada em dezembro de 2005, com a presença do presidente Lula, a Escola Técnica do SENAI Eurídice Ferreira de Melo (Dona Lindu) é considerada uma das mais modernas da entidade no Estado. A escola tem uma área de 5 mil metros quadrados e capacidade para atender a 240 alunos. O Sistema CNI/Senai investiu quase R$ 5 milhões em obras físicas e na aquisição de equipamentos. No local, são oferecidos cursos nas áreas de alimentos, automobilística, refrigeração, móveis e marcenaria, construção civil e costura industrial. A escola atende Garanhuns e também desloca núcleos com oficinas para diversas localidades da região, beneficiando mais 26 municípios do Agreste Meridional.
Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Garanhuns (ACIG), o SESI realiza desde 1995 uma intensa campanha de prevenção do câncer de mama e de próstata no município e demais localidades do Agreste Meridional. Em 2011, foram 4.592 exames, oferecidos gratuitamente à população, também em parceria com a prefeitura.

Dia Internacional da mulher


Hoje se celebra o Dia Internacional da Mulher, fruto da histórica luta das mesmas em defesa da igualdade de gênero (homens e mulheres), que teve início em 8 de Março 1857, quando operárias tecelãs de um fábrica de tecido em Nova York promovem uma greve geral reivindicando equiparação salarial com os homens, redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas e tratamento digno dos no local trabalho.

A manifestação foi violentamente reprimida, na ocasião, cento e trinta tecelãs foram trancadas na fábrica e queimadas vivas. Em 1975, em uma conferência das Nações Unidas realizada na Dinamarca, ficou determinado que a partir daquela data, em todo dia 8 de Março seria celebrado o dia internacional da mulher, em memória às mulheres mortas em Nova York.

De lá para cá as mulheres têm ocupado os seus espaços na sociedade e conquistado direitos com muito suor, sangue e luta. Em nosso município, elas têm ocupado vários espaços, com destaque na cadeia produtiva de confecções, como empreendedoras e trabalhadores, sendo elas a maior força produtiva e criadora da nossa economia.

Quanto ao acesso às políticas públicas de gênero no nosso município, verifica-se uma ampliação na oferta de serviços na área de saúde e educação nos últimos doze anos (2001 à 2012), sobretudo após a criação da Coordenadoria da Mulher. Mesmo assim, estamos muito distantes de suprir as necessidades das mulheres santacruzenses, responsáveis pelos cuidados do lar, da vida e da produção econômica do maior Polo das Confecções da America Latina.

Só através da organização, conscientização e lutas das mulheres do município, do país e do mundo é que poderemos avançar rumo à construção de uma sociedade Justa e igualitária entre gêneros.

Viva o Dia Internacional das Mulheres!

Um Abraço Fraterno a todas as mulheres! Carlos Lisboa

Dia Internacional da Mulher



O dia Internacional da Mulher em Santa Cruz do Capibaribe foi comemorado no Parque Florestal, promovido pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social. O evento começou as 08h30 da manhã com a dança e gingado dos meninos do Maracatu Capibaribe. Ao mesmo tempo a barraca do salão de beleza improvisada formava filas pelas mulheres que queriam dar um retoque na aparência com corte de cabelo, escova, maquiagem e manicure.


A nutricionista Débora Ferreira esteve também no Parque Florestal orientando as mulheres sobre sua alimentação e como se educar para uma vida mais saudável. A Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Social, Ajosiene Ramos, disse que planejar esse dia para as mulheres foi pensar um pouco na vida de cada uma, nas lutas diárias, nas mulheres trabalhadoras da nossa cidade e poder proporcionar algo diferente da sua rotina.

A coordenadora da mulher, Lucilene Monteiro, parabenizou as mulheres guerreiras, independentes e batalhadoras de Santa Cruz do Capibaribe. “Muitos foram os avanços das mulheres na sociedade, apesar dos preconceitos e dos maus tratos que elas ainda são submetidas”, acrescentou Lucilene.

Homenagem

No Dia Internacional da Mulher, o deputado estadual Edson Vieira prestou uma homenagem à sua esposa Alessandra Vieira na mala da Solar desta quarta-feira, 7 de março. “Quero deixar minha mensagem em nome de minha esposa e companheira de forma a homenagear todas as mulheres que fazem o nosso desenvolvimento”, declarou Vieira.