sábado, 20 de abril de 2013

Blogueiros buscam fortalecer e formalizar a classe



Com intuito de amplificar a força já existente da blogosfera na atualidade, o II BloggerPE conseguiu presenças e apoios importantes destacando entre eles os deputados estaduais Ricardo Costa, Zé Humberto e Zé Maurício, se fizeram presentes de forma mais ativa o deputado federal Jorge Corte Real e o senador Armando Monteiro.


No uso do microfone falei da importância e o quanto é benéfico para os blogueiros trabalhar em parceria com os demais meios de comunicação. aproveitei a oportunidade para falar também do bom momento vivido em Santa Cruz do Capibaribe no qual vejo as rádios repercutindo diariamente as matérias e informações dos blogs local.

Câmara forte



Os vereadores de santa Cruz do Capibaribe que foram a cidade de Surubim nesta quinta-feira (18) se destacaram em meio a representantes de Câmaras de todo o Estado. 

Demostrando firmeza e aptos para o debate em torno da busca por melhorias para todo o Estado, os socialistas Junior Gomes e Narah Leandro chamaram a atenção de todos em evento ocorrido da UVP (União de Vereadores de Pernambuco) na cidade de Surubim.

“A cidade de Santa Cruz do Capibaribe está muito bem representada. Junior e Narah são dois jovens que demonstram competência e acima de tudo, preocupação com os problemas que afligem o povo de Pernambuco”, disse Biu Farias, presidente da UVP.

Ricardo Costa na luta contra o câncer infantil no agreste pernambucano


Ricardo Costa Antonio Filgueiras
Na perspectiva de transformar a realidade de crianças e adolescentes com câncer no interior do estado, o Deputado Ricardo Costa (PTC) articulou o encontro entre o presidente do Instituto do Câncer Infantil do Agreste - ICIA, Capitão Luiz Carlos Soares e o secretário estadual de saúde, Dr. Antônio Carlos Figueira. 
Durante a audiência o Deputado ressaltou a importância do Instituto para minimizar o sofrimento das famílias pernambucanas que acompanham os seus filhos durante o tratamento e solicitou o empenho do secretário para credenciar o ICIA, sediado em Caruaru, no projeto de alta complexidade da oncologia, da Unidade de Atenção Oncológica (UNACON).
O secretário mostrou-se entusiasmado com o projeto e demonstrou satisfação com a apresentação do ICIA. "Este é um projeto que merece a atenção da Secretaria pelo caráter filantrópico e por sua boa estrutura de funcionamento" argumentou Figueira, que acrescentou ainda o fato de que o parecer técnico da secretaria deverá ser concluído até o fim do mês de abril.

Satisfeito com o resultado do encontro, Ricardo costa, acompanhado do seu assessor em Caruaru, Claudio Soares, agradeceu o empenho do secretário Antônio Carlos Figueira, ressaltando a atenção que o governador Eduardo Campos tem destinado ao setor de saúde de Caruaru e do agreste.
Eduardo está construindo o novo hospital regional, um hospital da mulher, uma UPA Especialidades. Agora, com este apoio da secretaria o ICIA promoverá outro grande salto qualitativo no atendimento às crianças que precisam de um cuidado todo especial. “Como caruaruense que sou, quero contribuir para este novo momento que a saúde vive, lutando sempre e cada vez mais no sentido de promover soluções que beneficiem a população de todo o agreste. Este é o meu sonho, este é o meu dever, isto é o meu trabalho”, afirmou Ricardo Costa.
Para o oncopediatra e idealizador do ICIA, Dr. Luiz Henrique Soares, responsável técnico do projeto, "este é um momento decisivo para todos nós. O reconhecimento do nosso trabalho pelo secretário Figueira e o empenho do nosso deputado Ricardo Costa para obtermos o credenciamento UNACON será o maior presente que a Instituição receberá na comemoração dos seus 10 anos de existência”, afirmou.

Transparência em pauta na reunião da UVP



A transparência no legislativo foi tema abordado pelo presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe Junior Gomes (PSB) na reunião da UVP. O vereador apontou o exemplo e os resultados positivos que estão sendo obtidos com a implantação e atualização permanente do Portal da Transparência do legislativo local.

"Estamos realizando uma gestão transparente. Temos que servir de exemplo para a sociedade e devemos expandir essa experiência positiva para as demais Câmaras do Estado" pontuou.

Vereadores das diversas cidades que participaram da reunião, se comprometeram em entrar em contato e conhecer de perto a experiência do legislativo de Santa Cruz.

O portal da transparência da Câmara de Santa Cruz é atualizado diariamente com as ações parlamentares e as movimentações financeiras da Casa e pode ser acessado através do www.camarascc.com.br no link Portal da Transparência.

Em Taquaritinga: Alunos realizam ato pela preservação do açude



Alunos do Ginásio Experimental Severino Pereira realizaram na manhã desta sexta-feira (19/abril) uma manifestação onde o objetivo era despertar na população a importância da preservação do açude Santo Amaro, manancial que após 55 anos está sendo revitalizado pela Prefeitura Municipal e atendendo uma demanda indicada pelo povo no Orçamento Participativo. 

O ato incluiu uma visita às obras e também uma palestra com os professores deste educandário onde foi destacada a importância de não jogar lixo no açude, aspectos históricos da origem do mesmo e a outros conteúdos, sendo este tema mote para o estudo de diversas disciplinas como ciências, história, matemática através de exemplos práticos. 

Genivaldo Lins (Gena) responsável pela obra também explicou como estavam sendo realizados os trabalhos de revitalização do açude, explicando a utilização de cada máquina, o destino do material retirado, as intervenções já realizadas e outros tópicos que evidenciam esta ação como uma das mais importantes da atual administração.

A secretária de educação Ilka Paloma também participou do ato e destacou a importância de se desenvolver os conteúdos referentes à preservação ambiental nas escolas municipais.  “A preservação do meio ambiente é imprescindível para o desenvolvimento das futuras gerações. É de essencial importância desenvolver a conscientização ambiental nas escolas, pois só assim poderemos garantir a formação de cidadãos responsáveis com as questões ambientais".

Em Taquaritinga confusão entre vereadores


Na noite da ultima quinta-feira (18/04), aconteceu mais uma reunião na câmara de vereadores de Taquaritinga do Norte, nos momentos iniciais, quando os vereadores ainda assinavam, aconteceu um desentendimento entre os vereadores Gilson Carlos e Demar, que ao discutir elevaram o nível da voz. O fato chamou a atenção do público presente e deixou a presidenta Rogéria Coêlho completamente perdida. Não é a primeira vez que acontecem discussões por conta da ordem das assinaturas, sem pulso ou habilidade administrativa, a presidenta da casa mantém a situação sem chegar a uma solução, o que resultou em um princípio de confusão.


O vereador Demar relatou o fato em sua fala na tribuna:

     "Simplesmente eu reclamei por que eu fui o último a chegar, não tinha começado a reunião. Eu vi que faltava dois no livro de presença eu assinei e ficou faltando um ou dois. Quando eu chego no grande expediente tem quatro ou cinco, chego na explicação fui o terceiro a assinar. 
      Comentei mas infelizmente o vereador Gilson não entendeu o que eu comentei, eu dei o exemplo que ele e citei i nome de outras pessoas ficavam lá por dentro com o telefone no ouvido pra lá e pra cá e sem assinar, por conta disso na segunda reunião do ano, nós fizemos um requerimento pedindo a presidência dessa casa, que se controlasse isso, por que eu tenho quatro mandatos aqui e toda vida existiu isso."
 
"Simplesmente o colega e excelentíssimo vereador Gilson perguntou quem eu era, eu respondi "igual a você".

"O excelentíssimo vereador Gilson porque é o líder do governo ele não é mais do que ninguém aqui... então ele simplesmente me agrediu, chegou ao ponto de bater na minha mão como se fosse me amedrontar...

Educação a gente tem que ter em casa, aqui na casa do povo e por onde a gente passar, não é ser ignorante a esse ponto de querer agredir a um colega. Eu só falei que o senhor estava no telefone lá por dentro, assinou o livro de presença e deixou os outros livros que é sua obrigação!

A senhora presidente ainda vai pagar o preço por que não fez o que nós pedimos e não nos atendeu... Quando nós pedimos, não é porque nós somos minoria que temos que nos rebaixar a maioria não, aqui todo mundo é igual! Tô desabafando dessa forma por que eu sou igual a todos aqui!"

O vereador Jânio Arruda ao usar a tribuna saiu em defesa do colega e cobrou desculpas por parte do vereador Gilson:

"...Foi uma falta de respeito o que eu vi aqui no início da reunião e que eu não gostei, eu não gostei e acho que a presidenta tem que tomar uma providência, por que o vereador Gilson por pouco não agride fisicamente o vereador Demar... Eu cheguei a me levantar para puxar Demar, por que ele chegou a empurrar Demar com a mão. 
Ora, não se trata disso... Isso aqui é a casa do povo, a gente aqui tem que dar bom exemplo, nós estamos aqui para dar bom exemplo. O vereador Gilson tem livre arbítrio para falar e dizer o que ele quer aqui e ele tem dito o que quer, as vezes ele começa fazendo um discurso começa dizendo a verdade, depois se perde, a verdade se acaba e ele continua... A gente sabe disso, as vezes procura descarregar muito em cima do vereador Jânio Arruda, mas não me preocupo nada com isso!
Eu nunca tinha visto qualquer atitude de Gilson dessa natureza, mas hoje foi um episódio lamentável. Eu espero que ele se retrate aqui junto ao vereador Demar e aos pares aqui da casa por conta disso que aconteceu na noite de hoje!" Disse Jânio Arruda.

O vereador Demar relatou sua versão;

"Ele reclamou porque eu cheguei e não assinei... Eu não tava farrando, nem tava me escondendo para chegar aqui atrasado não, eu tava participando da reunião da UVP, quando eu cheguei ele ainda não tinha assinado, aí eu pensei só assino quando ele assinar... Apesar que eu não tenho isso não, na próxima semana eu faço questão de falar primeiro, porque todos que falar aqui, se falar besteira eu rebato!" Disse Gilson.

Apesar de todo alvoroço, a reunião terminou serena, embora tenha deixado um gosto amargo entre os dois vereadores. O acontecimento que evidencia a inoperância da presidente Rogéria Coêlho, que já havia sido alertada, mas encontra-se totalmente perdida no cargo que ocupa.

Por Paulo Pereira