sábado, 14 de agosto de 2010

Nossos Parceiros

Onde estão nossos valores?

Num breve passeio pelo centro antigo de Santa Cruz do Capibaribe constatamos as condições atuais de alguns dos nossos pontos turísticos e culturais, e a realidade assusta quem defende a preservação de nossa história. Em plena campanha política, lugares históricos são esquecidos por quem devia cuidar e preservar os valores e as riquezas da Terra das Confecções.



A gruta do Ginásio – Um lugar onde já foi cenário para missas dominicais e que abrigava a classe estudantil do antigo Ginásio Santa Cruz, hoje está abandonado e serve as noites para o uso das drogas e da prostituição. Ligada a secretaria de educação do município, a hoje, Escola Ivone Gonçalves, se diante de um problema que parece incomodar a poucos, mas que não deixa de ser um pedaço vivo da história do Ginásio e da própria cidade.






Cruzeiro de Burgos- Localizado na Avenida Padre Zuzinha, mais precisamente por trás da estátua do Padre Zuzinha, a réplica do cruzeiro de madeira, existente no início século passado, está em pleno abandono. Uma vista a olho nu percebesse que o monumento não vem sendo cuidado com o zelo merecido. Falta uma atitude de especialista, pois a recuperação vem passando pelas mãos de simples pedreiros, que desconhecem sua história e de tratar-se de uma réplica do foi o cruzeiro de madeira deixado por Antonio Burgos, fundador do lugar, onde hoje está erguida a cidade de Santa Cruz do Capibaribe.





Caibera Centenária- Preservada e cuidada, a Caibera da Rua do Rio
vem sobrevivendo o tempo, e há mais de cem anos é cenário cultural
da cidade. Que Lei garante sua vida?


Texto e fotos: Marcondes Moreno