quarta-feira, 18 de junho de 2014

Blog do Jairo Gomes: Vereador Afrânio Marques destaca sua luta para que as contas da Compesa sejam suspensas


Em entrevista ao blog do Jairo Gomes, o Vereador Afrânio mostrou-se satisfeito com sua atuação parlamentar e destacou seu empenho com ação junto ao Ministério Público para que as contas da Compesa deixem de ser cobradas, pois segundo ele, apenas 30 % da cidade tem abastecimento de água precário enquanto a grande maioria dos moradores não vê cair nem um pingo do precioso líquido em suas torneiras.

"Faço um balanço positivo do semestre diante de tantas lutas que a gente enfrentou. Temos como prioridade desde o início a busca de emendas para Santa Cruz, onde conseguimos trazer 2,6 mi de reais. Uma outra luta que travamos agora a pouco foi a questão da luta contra a Compesa. A Compesa está cobrando do povo a água que não está fornecendo. A gente entrou na justiça, estamos aguardando a posição da justiça, para que a Compesa pare de cobrar as contas da pessoas. Até porque ela não está oferecendo o serviço. Como é que ela pode cobrar um serviço que ela não está prestando à população? E quando presta o serviço, presta de forma ineficiente, de má qualidade, enfim, um serviço que não deveria ser cobrado. Temos casos de reclamações que já fazem mais de 120 dias que a água chegou em algumas localidades", disse o professor Afrânio.

"Na realidade a Compesa está lesando o consumidor. É dessa forma que a gente entendeu e dessa forma a gente entrou com a ação. A Compesa está cobrando por um serviço que não está prestando. O que ela deveria entregar era água. -Está chegando água nas torneiras do povo? -Não. Então está lesando o consumidor, portanto entramos com essa ação justamente para que a Compesa suspenda tal cobrança", enfatizou o parlamentar.

Blog do Jairo Gomes

Projeto “Veja a Vida Melhor” realiza exames de vista gratuitos em São Domingos

Nesta quinta-feira (19/06), o Espaço Nordeste Brejo da Madre de Deus, localizado no distrito de São Domingos, receberá o projeto “Veja a Vida Melhor”. A ação dá a oportunidade para que as pessoas realizem exames de vista gratuitamente, além de serem encaminhados para tratamentos e cirurgias.
As consultas serão feitas nas dependências do Espaço Nordeste das 9h às 15h, e o atendimento será feito por ordem de chegada. Os interessados devem comparecer no local, portando documento de identificação e a carteirinha do SUS. Quando detectada a necessidade do uso de óculos, os pacientes podem adquirir no local ou se preferirem, podem levar a receita para comprar em qualquer estabelecimento. No caso da necessidade de cirurgia, o paciente será encaminhado pelo SUS.
O projeto é realizado há 10 anos, percorrendo dezenas de cidades, e tem como objetivo principal atender a população carente, sendo coordenado pela equipe do Dr. Pedro Leonardo, oftalmologista do Hope e da Fundação Altino Ventura. Dr. Pedro é profissional bastante reconhecido na área, sendo o único do estado a realizar cirurgias de transplante de córnea.
A ação é uma parceria do “Projeto Veja a Vida Melhor” e do Espaço Nordeste. Localizado em São Domingos na conhecida “Rua da frente”, por trás da Igreja Católica, o Espaço Nordeste é responsável por promover ações e eventos relacionados a cultura, negócios e cidadania, e é uma realização do Banco do Nordeste e da Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus.
Assessoria

Comunicado Câmara de Vereadores‏


Comunicado – Feriado de Corpus Christi

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe comunica à população que seguindo o feriado nacional, na próxima quinta-feira, 19 de junho, não haverá expediente, exceto nos serviços essenciais para população.
Informa também que na sexta-feira, 20 de junho, retornará o funcionamento normal.  

Prefeitura de Nazaré de Mata é condenada por propaganda eleitoral irregular


O Tribunal Regional Eleitoral (TER) acatou uma representação do PSB contra o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o deputado federal João Paulo (PT) e o prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho (PTB), por "clara realização de propaganda eleitoral antecipada". Relator da matéria, o desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, determinou a retirada imediata de uma publicação no Facebook oficial da Prefeitura, em 5 de maio deste ano, promovendo uma agenda da chapa petebista no município. 


O PSB denunciou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a postagem, que mostra a utilização de uma ferramenta de comunicação institucional – o site da Prefeitura - para promover uma candidatura ao Governo. Em seu relatório, o desembargador observou a "expressa referência às respectivas candidaturas e a projetos que fazem menção direta ao pleito vindouro, em desrespeito ao art. 57-A da Lei n.º 9.504/1997" e a "nítida extemporaneidade da propaganda, por antecipação, podendo ocasionar desigualdade no pleito a permanência das publicidades aqui apresentadas". Após serem citados, Monteiro Neto, João Paulo e Coutinho terão 48 horas para responderem à Justiça Eleitoral.

Assessoria de Imprensa do PSB

Câmara de Vereadores apresenta balanço do semestre


Aconteceu na manhã desta terça (17) a prestação de contas do poder legislativo da cidade de Santa Cruz do Capibaribe. Na oportunidade, os vereadores puderam apresentar o balanço de suas ações para a imprensa da cidade referentes ao primeiro semestre de 2014. Na ocasião o presidente Junior Gomes (PSB) destacou as principais ações desse período.
Ampliação das turmas do CIDATEC Jornalista Emanoel Glicério (Projeto de Inclusão e Cidadania);
Atualização permanente do portal da transparência;
Campanhas educativas;
Fortalecimento das ações das comissões;
Ampliação na transmissão das sessões ordinárias;
Aquisição de uma moto zero km;
Apoio aos atletas da cidade;
Apoio as instituições sociais da cidade;
Pavimentações de ruas através de parcerias;
“Mais uma vez estamos apresentando a população através dos meios de comunicação de que forma investimos o dinheiro da Câmara. A transparência e a parceria são marcas de minha gestão a frente dessa Casa” destacou Junior que ressaltou que através de um trabalho contínuo nas finanças da Casa, é possível qualificar os servidores, pagar pontualmente os salários, realizar parcerias e ampliar o patrimônio da Casa José Vieira de Araújo.
Nesse primeiro período aconteceram 20 sessões ordinárias e 22 extraordinárias, bem como as reuniões das comissões. Na ocasião foram apresentados 51 Projetos de Leis de autoria do Poder Legislativo, 18 Projetos de Leis de autoria do Poder Executivo e 12 Projetos de Resolução, e 248 requerimentos foram apresentados.
Assessoria

Funcionamento do Moda Center na próxima semana‏


Em Araripina, blogueiros recebem ameaças de grupo político



Na manhã desta segunda-feira(16), o blogueiro da cidade de Araripina, no Sertão pernambucano, Paulo Elias, diretor do blog Araripina Fatos em Fotos, recebeu no endereço no qual trabalha, uma carta anônima impressa com letras maiúsculas, com teor de intimidação contra as críticas feitas pelo comunicador as falhas da gestão Arraes no município. Outras duas cópias da referida carta também foi entregue a sua esposa e filha.

No conteúdo da carta, o autor (desconhecido), faz chantagens ameaçando Paulo Elias com acusações pessoais falsas, onde, caso o blogueiro juntamente com mais dois blogs - Revista Geral e Visão do Araripe - dos blogueiros: Rafael Diniz e Renato Araujo - continue publicando matérias criticando pessoas ligadas ao "grupo 40" do partido PSB em Araripina, que tem como presidente a esposa do prefeito do município Alexandre Arraes (PSB), que é pré-candidata a deputada estadual, o chantageador publicaria um acontecimento pessoal de Paulo, de forma distorcida, para tentar manchar a sua imagem.

O "grupo 40" como cita o autor desconhecido, em Araripina, liderado pelo gestor do executivo municipal Alexandre Arraes, é criticado pela mídia em toda a Região do Araripe e outras partes do estado, pela má administração pública. Recentemente, o escândalo envolvendo a licitação para a realização do São João 2014, foi pauta dos principais jornais de Pernambuco, considerando o alto valor orçamentário de quase 7 milhões de reais, sendo que o cachê da maioria das atrações artísticas como: Luan Santana, Aviões do Forró, Garota Safada e Leonardo não estão inclusos no documento que ultrapassa o orçamento de outros grandes festejos juninos do Estado, como nas cidades de Caruaru e Petrolina. O caso já é investigado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas.

Outros problemas, de conhecimento e descontentamento popular no município, são denunciados por Paulo, Rafael e Renato, e consequentemente pautados por outros blogs, como: obras inacabadas e com prazo de validade vencidos, pavimentação urbana destruída, esgotos estourados, abastecimento d'água irregular, obras superfaturadas, promoção partidária ilegal em prédios públicos, atraso no pagamento dos servidores, transporte irregular de alunos na rede municipal, falta de merenda escolar, ausência de fiscalização no trânsito, falta de estrutura na rede de saúde, ausência de médicos no hospital, assédio moral contra membros do grupo político adversário, irregularidades em contratos públicos, e várias outras falhas da administração do "grupo 40", dirigido pelo prefeito Alexandre Arraes, e que agora estão tentando calar a parte da mídia que não conseguiram comprar e por isso, está oferecendo grande risco para o citado grupo nas próximas eleições.

O blogueiro Paulo Elias diz já ter um suspeito, e pretende entrar na justiça contra o possível autor das intimidações. O blog Revista Geral teve acessoa às cartas.

Fonte: AblogPE

Nota do deputado federal José Augusto Maia (PROS) à imprensa:

Com relação a especulações sobre uma possível filiação minha ao PEN (Partido Ecológico Nacional), venho a público esclarecer o seguinte:

Não só o PEN, mas vários partidos já me enviaram convite para engrossar suas fileiras. Sou deputado federal, represento o segundo maior polo de confecções do Brasil, tenho uma base política importante nos municípios do meu Agreste. Porém, não firmei compromisso com nenhum outro partido, pois abandonar o PROS a essa altura do processo eleitoral, seria dizer que não sou mais candidato neste pleito eleitoral e essa hipótese, em momento algum, esteve nos meus planos até agora.

Recife, 17 de junho de 2014.

José Augusto Maia

Deputado federal

Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe realiza concurso “Ler Bem”


Com o intuito de promover e incentivar a leitura, a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe realizou o 2º concurso “Ler Bem”. O evento envolveu alunos do 4º ano da rede municipal.
Ao todo foram 16 estudantes participantes que tinham a missão de apresentar a leitura de três textos, com os gêneros: poema, conto e artigo científico.
Ingrid Melo, aluna da escola Professora Orlandina Arruda Aragão foi a vencedora e irá representar Santa Cruz na segunda etapa, Vitória Ferreira, da escola Senador José Aragão ficou em segundo lugar e em terceiro ficou Jonas Silva, da escola Lindolfo Pereira de Lisboa.
Davison Silva, professor organizador do concurso falou que o evento passou por duas etapas e o representante de Santa Cruz tem grandes chances de vencer a segunda etapa. “Primeiramente organizamos uma seleção nas escolas, onde 16 alunos foram escolhidos, após essa escolha realizamos a etapa municipal e o vencedor irá representar Santa Cruz na segunda etapa que será realizada em Gravatá. Nossa representante foi fantástica, merecedora da vitória, tenho certeza que ela irá nos representar com muita qualidade em Gravatá”.    
 “Todos aqui de certa forma já são vencedores, pois foram campeões em suas escolas, por isso merecem aplausos. Parabenizo aos organizadores do concurso, os professores Fátima Neves e Davison Silva pelo belo trabalho realizado. Tenham certeza que momentos iguais este sempre terão o apoio e o incentivo da Secretaria de Educação”, pontuou Joselito Pedro, Secretário de Educação.
Os alunos que participaram do concurso receberam medalha e brinde. Já as escolas ganharam certificado de participação. Os vencedores, escola e estudante foram levaram presentes e troféus.
Assessoria

Estão abertas as inscrições para Corrida da Fogueira de Santa Cruz do Capibaribe


No próximo domingo, 22 de junho, na Avenida 29 de Dezembro, será dada a largada para aproximadamente 300 atletas de Santa Cruz do Capibaribe e região que irão competir na Corrida da Fogueira.
A competição organizada pela Gerência de Esportes, local onde estão sendo realizadas as inscrições, estão abertas até o sábado (21), das 8h às 17h, ou antes da largada, em frente a Escola Padre Zuzinha, para os atletas de outras cidades.
A corrida terá premiação geral no feminino e masculino, por faixa etária com divisões dos 16 aos 65 anos de idade e específica para os atletas santa-cruzenses como forma de incentivar o esporte no município.  
Esse ano o evento homenageará João Moraes (João Bala), um dos melhores atletas da cidade vencedor de várias provas nas regiões Norte e Nordeste.
Para maiores informações, os interessados deverão entrar em contato através do telefone (81) 9417-7696.
Assessoria

Paulo reúne prefeitos de todo o Estado para debater estratégias de campanha



Prefeitos de todas as regiões de Pernambuco participaram, nessa segunda-feira (16) à noite, em um hotel no Recife, de um encontro com o candidato ao Governo Estadual Paulo Câmara (PSB). O grupo de 78 gestores, que integram a Frente Popular, debateu com o socialista propostas e demandas de seus municípios, além das estratégias de mobilização para a campanha eleitoral. Os candidatos a vice, Raul Henry (PMDB), e ao Senado, Fernando Bezerra Coelho (PSB), também participaram da reunião, que serviu para afinar ainda mais o time que compõe a aliança.

Paulo Câmara agradeceu aos prefeitos a presença, tanto na convenção de domingo (15), quanto na reunião dessa segunda, e convocou os gestores a se engajarem na campanha, a partir de 6 de julho. "Já fizemos a maior convenção da história de Pernambuco. Agora, vamos fazer a maior campanha. A partir do dia 6, vamos pintar o Estado de amarelo. Vamos fazer nossa imagem ficar cada vez mais conhecida pelas pessoas. Nosso exército estará nas ruas, olhando o eleitor no olho", destacou o socialista, avisando que outras reuniões do tipo vão acontecer até as eleições e pondo-se à disposição dos gestores para ouvir suas propostas e reivindicações.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), lembrou que quando disputou a eleição de 2012, iniciou a campanha com um alto índice de desconhecimento, mas com o empenho das lideranças e muito trabalho elegeu-se no primeiro turno. "Nos últimos sete anos, trilhamos um caminho que tem mudado Pernambuco. Não podemos dar marcha à ré", alertou.

José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), lembrou a parceria que o Governo Eduardo desenvolveu com os municípios, e que Câmara prometeu transformar em prática permanente. "O Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e os incentivos no repasse do ICMS Socioambiental salvaram as prefeituras da política de concentração de verbas nas mãos do Governo Federal", lembrou o gestor, acrescentando que a hora de começar a construir a vitória da Frente Popular é esta.

"Vamos procurar nossos eleitores para atestar e abonar nosso candidato a governador. Vamos nos empenhar na campanha de Paulo como se fosse a nossa. Nós, prefeitos, estamos aqui para contribuir, porque política se faz somando", discursou o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões (PP), para quem Paulo Câmara tem dois desafios pela frente e que serão conquistados. O primeiro é a vitória nas eleições de outubro. O segundo será substituir à altura o ex-governador Eduardo Campos e João Lyra Neto (PSB), que comanda o Palácio do Campo das Princesas.

Crédito: Aluísio Moreira

É sexta feira