segunda-feira, 8 de julho de 2013

Secretaria de Saúde presta contas da campanha Dengue Zero


A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe realizou uma prestação de contas do programa Dengue Zero. “Dengue tem que acabar. É hora de todo cidadão agir”, afirmou o secretário Breno Feitoza.
Para a prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, o combate ao mosquito transmissor da dengue vai continuar de forma eficaz no município e, mesmo levando-se em conta o sucesso obtido no combate à doença nos últimos meses, o esforço não pode parar. 

“Nós percebemos que, desde o início do programa Dengue Zero, tivemos uma conscientização maior da população em relação a dengue. Mesmo assim, ainda vamos intensificar ainda mais as informações, pois só venceremos essa guerra com apoio da população”, alertou Carolina Caraciolo Coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

“A campanha serviu para que tenhamos mais do que a solidariedade, mais ação solidária, efetiva e concreta  de cada família e de cada cidadão no combate à dengue dentro da sua residência, onde estão quase todos os focos. Todo mundo acha que a dengue é uma doença que acontece com o outro e não acontece com ele. Então é preciso esse choque. A doença é grave. Por isso, vamos todos juntos, formaremos um verdadeiro mutirão da cidadania”, afirmou Breno Feitoza, secretário de saúde de Santa Cruz.


Mobilização total


Para o trabalho de mobilização, prevenção, diagnóstico e tratamento, foram capacitados, vários profissionais de saúde, como agentes comunitários, técnicos de enfermagem e gestores municipais. 


Além disso, a campanha vem buscando mobilizar a sociedade para o enfrentamento do problema, e apoio, com isso foi elaborado um mapa da cidade, que servirá como ferramenta para o monitoramento das ações contra a dengue e dos focos da doença. 


Para reforçar a campanha, ampliando seu alcance e aumentando a frequência de exposição da população à mensagem, foram desenvolvidas ações de comunicação através de Blog´s e rádios, buscando transformar o público de influência desses meios de comunicação em agentes e multiplicadores no combate à dengue.  


AÇÕES DESENVOLVIDAS DURANTE A CAMPANHA DENGUE ZERO E NA ROTINA 

· Limpeza e tratamento focal dos rios, riachos e córregos;

· Mutirão para limpeza de pontos estratégicos em locais propícios para o desenvolvimento do vetor (entulhos, lixos).

· Distribuição de peixes para depósitos com mais de 10.000 litros;

· Atividades conjuntas entre a Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, onde na confirmação de casos notificados é realizado bloqueio da área de residência do caso;

· Capacitação em Dengue, Escola Municipal Antonio Burgos;

· Mutirão de limpeza nos bairros através dos técnicos que limpam os rios;

· Recolhimento dos lixos;

· Atividade educativa e visita nas casas pelos ACS’s e ACE’s, com ampla divulgação do horário da coleta do lixo;

· Capacitação em Dengue com os coordenadores das escolas.

· Ação de campo com os ACE’s e alunos das escolas municipais;

· Passeata com os alunos da Escola Antonio Burgos;

· Palestra na Escola Municipal Lucinalva Santos de Aragão e Souza;

· Capacitação dos ACS/NASF com o tema “MANEJO CLÍNICO DO PACIENTE COM  DENGUE”;

·  Palestra na Escola Municipal Professora Avanir Lopes Feitosa

·  Atendimento dos casos suspeitos nas unidades, Santo Agostinho, Bela Vista, com realização de exame de isolamento viral/sorologia. Atividade educativa  porta a porta nos bairros, pelos ACE’s e ACS’s

· Passeio ciclístico com alunos para conscientização de ações contra a Dengue;

· Capacitação dos ACE’s com o CURSO INTRODUTÓRIO  EM DENGUE / parceria IV GERES;

· Dia D da coleta seletiva com ponto de coletas de resíduos recicláveis.

Assessoria

Santa Cruz do Capibaribe se prepara para Conferência de Assistência Social

A Secretaria de Cidadania e Inclusão Social e o Conselho Municipal de Assistência Social irão realizar no próximo dia 26 de julho a Conferência Municipal de Assistência Social.
O evento terá como tema "A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS", mesmo tema que será debatido na Conferência Nacional.
Para levantar as demandas que serão discutidas na Conferência Municipal serão realizadas as pré-conferências dos programas sociais. A Secretaria e o Conselho convidam usuários dos programas e toda a população de Santa Cruz do Capibaribe para participar das discussões e contribuir com o trabalho da assistência social do município.

O calendário será o seguinte:

- 10/07: BPC e Bolsa Família, no CCI, 9h

- 17/07: Minha Casa Minha Vida, no CCI, 9h

- 17/07: PETI do Bela Vista e Santa Tereza, no PETI do Bela Vista, 9h

- 18/07: PETI do Santo Agostinho, no PETI, 9h

- 18/07: CREAS, no CCI, 9h

- 19/07: PETI do Oscarzão, no PETI, 9h

- 20/07: Projovem Adolescente, no Teatro Municipal, 9h

Diogo Moraes fala sobre a eleição em Brejo

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) participou do programa “Vale Tudo”, na Rádio Vale do Capibaribe, na tarde desta segunda-feira (08). Diogo falou do resultado da eleição suplementar para o cargo de prefeito da cidade de Brejo da Madre de Deus, que aconteceu neste domingo (07).
Diogo afirmou que todos devem reconhecer a vitória de Roberto Asfora (PSDB), como também, o belo papel desempenhado pelo candidato Hilário Paulo (PSDC). “Temos que reconhecer a vitória de Roberto, mas também não podemos deixar de lado o bom desempenho de Hilário, que teve uma excelente votação, apesar do pouco tempo que o mesmo teve para trabalhar sua candidatura”, disse ele.
O deputado fez questão de frisar que o grupo azul, seguirá unido para projetos políticos futuros. “Seguiremos juntos e unidos, desta forma buscaremos conquistas para a cidade de Brejo, que terá uma oposição ativa e de olhos abertos”, afirmou ele.
Outro assunto abordado na entrevista foi a rivalidade dos grupos Maia e Moraes que ultrapassou as divisas de santa Cruz do Capibaribe e esteve presente na eleição brejense. “Eu não admitiria de forma alguma subir em um palanque em que estavam pessoas que fazem críticas injustas a minha pessoa e a todos aqueles que fazem parte do meu grupo político, críticas pessoais inclusive. Além disso, esse mesmo grupo anunciou rompimento político com o governador Eduardo Campos, portanto, não havia como eu e meus aliados estarmos nesse mesmo palanque”.
Diogo respondeu ainda a uma declaração do prefeito eleito do Brejo, Roberto Asfora, que afirmou que nunca precisou dele para falar com o governador Eduardo Campos. “Ele mentiu, pois ele precisa sim de um deputado para falar com o governador. Se ele quer fazer desdém que o faça, mas que saiba se comportar como adversário do governador, assim como ele escolheu ser”.
Assessoria

Artesãs de Santa Cruz do Capibaribe expõem na Fenearte


Teve início nesta quinta-feira (04) a XIV Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções, em Olinda. 

Entre os mais de 5 mil expositores de Pernambuco, do Brasil e de 48 países, está a Asmup (Associação das Mulheres Produtoras) de Santa Cruz do Capibaribe. A Associação está expondo na Feira sua primeira coleção que leva o nome “Colcha de Retalho”, em homenagem à economia confeccionista e à cultura santa-cruzense. 

Produtos como bolsas, bonecas de pano, blocos de nota e agendas são desenvolvidos a partir de resíduos da confecção. “Essa é uma coleção sustentável, que se preocupa com o meio ambiente, usamos sobras de tecidos em geral para trabalhar e pretendemos ampliar nossa capacidade de produção, recolhendo cada vez mais resíduos que seriam jogados no lixo”, disse Verônica Valadares, presidente da Asmup. 

Esse é o primeiro trabalho em grupo das artesãs santa-cruzenses e foi desenvolvido junto com o estilista pernambucano Melk z-da e o Sebrae-PE. 

O novo projeto da Asmup e a participação na Fenearte, a maior Feira de artesanato da América Latina, tem o apoio da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente. 



Serviço

Local: Centro de Convenções, Olinda

Data: 04 a 14 de julho

Horários: Segunda a sexta, das 14h às 22h – sábados e domingos, das 10 às 22h

Entrada: 8 a 10 reais, meia-entrada para estudantes, professores e idosos

Roberto Asfora vence com 12.836 votos


As eleições complementares em Brejo da Madre de Deus finalizam com Roberto Asfora vencendo seu oponente Hilário Paulo com uma diferença de 2.529 votos, Roberto obteve 12.836 votos contra 10.306 de Hilário, com uma abstenção de 5.906, um número considerado muito alto de pessoas que ficaram sem votar.

Os amarelos do grupo denominado "Jacaré" estão em clima de festa no município de Brejo da Madre de Deus comemorando a volta do seu líder a prefeitura.

Roberto Asfora que havia sofrido uma derrota nas urnas nas eleições do ano passado do então ex-prefeito cassado Dr. Edson Sousa, agora Asfora retorna ao poder executivo municipal e Brejo da Madre de Deus irá vivenciar novos tempos, que só o tempo mostrará a população Brejense se bons ou ruins..

A diplomação do novo prefeito acontecerá até o dia 31 de Julho, segundo a Juíza Eleitoral do município, o vencedor tem até 8 de agosto para ser empossado.