sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Clima esquenta em Santa Cruz do Capibaribe


As últimas reuniões na câmara de vereadores foram "digamos apimentadas" e a partir de agora as atenções ficarão voltadas para os discursos de Ernesto Maia e Dimas Dantas, ambos levaram para a tribuna da câmara denuncias, ofensas e acusações fortes.

Vamos acompanhar de perto esta Batalha de gigantes!

A educação e a droga por José Serra


Franca é uma cidade industrial do interior de São Paulo, relativamente próspera e bem administrada pela prefeitura, como pude comprovar ao longo dos últimos anos. Pois bem, um levantamento simples do Conselho Tutelar de lá mostra a complexidade do problema da droga no Brasil: 40% dos estudantes que largam a escola estão envolvidos com o uso de drogas! Como apontou nesta semana o jornal AGORA, esses jovens têm de 12 a 16 anos, são alunos do ensino fundamental, quase todos usuários do crack. Segundo a presidente do Conselho, “o crack tira o adolescente da escola por semanas e, às vezes, não o deixa voltar”.
O combate à droga prometido pelo governo Lula nunca passou dos anúncios eleitorais. Na prática, pouco ou nada saiu do papel e da publicidade. Qualquer programa sério de enfrentamento da questão deveria envolver pelo menos quatro tipos de ações: repressão ao contrabando  da cocaína, guerra ao tráfico, educação da população e recuperação dos dependentes químicos.
Quero chamar a atenção aqui para a educação. O Brasil faz muito pouco ou nada para educar as pessoas, incluindo nossa juventude, sobre o males da droga. Há experiências interessantes aqui ou acolá, mas sem grande abrangência.
Quando ministro da Saúde, envolvi-me ativamente na educação a respeito dos males do cigarro. Proibimos a publicidade enganosa, fizemos campanhas de TV (numa delas mostrando que o caubói do Marlboro morreu de doença do pulmão causada pelo tabaco) e introduzimos, nos maços de cigarro, fotos sobre as doenças provocadas pelo tabagismo. Ou seja, concentramo-nos na mitigação do desejo das pessoas de começarem a fumar ou continuar fumando. Posteriormente, no governo de São Paulo, proibimos o fumo nos lugares públicos fechados (incluindo bares, restaurantes, lojas, etc.), iniciativa  que se generalizou no país. Tudo isso funcionou: há evidências de que o consumo de cigarros no Brasil pelo menos foi desacelerado, e que se desenvolveu uma cultura antitabagista na sociedade.
Já passou da hora. É preciso  fazer uma grande ofensiva educacional de combate às drogas que transformam nossos jovens em dependentes químicos: cooperação com ONGs voltadas a esse objetivo;  campanha nas escolas, filmes, cartilhas, esclarecimentos nos jornais, revistas, internet, matérias de rádio e televisão, anúncios como matéria paga, sim, do governo. Campanha intensa e prolongada, inteligente e, acima de tudo, convicta, não envergonhada.
José Serra

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE


“Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”
13 DE AGOSTO DE 2011

PROGRAMAÇÃO

8 horas – CREDENCIAMENTO


8h30 – ABERTURA SOLENE
* Exmo. Sr. Antonio Figueiroa – Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

9h30 – Aprovação do Regimento Interno


10 horas – Exposição sobre as Temáticas da Conferência
Tema Geral: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos.


* Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional – Ilma. Sra. Clarissa Carvalho – Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco

* Plano Nacional de Juventude: Prioridades 2011-2015 – Ilmo. Sr. Gilmar Dias– Assessor Técnico do Conselho Estadual de Juventude – PE

* Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude – Ilmo. Sr. Almir Basio - Mestrando em Política Pública de Educação na UFPE.


12 horas – Constituição dos Grupos de Trabalho
- GRUPO 1 – Direito ao Desenvolvimento Integral: Educação, Trabalho, Cultura e Comunicação;
- GRUPO 2 – Direito ao Território: Cidade, Campo, Transporte e Meio Ambiente;
- GRUPO 3 – Direito à experimentação e Qualidade de Vida: Saúde, Esporte, Lazer e Tempo Livre;
- GRUPO 4 – Direito a Diversidade e a Vida Segura: Segurança, Valorização, Respeito à Diversidade e Direitos Humanos.
- GRUPO 5 – Direito à Participação.

12h15 – Almoço

13h30 – Trabalho nos Grupos Temáticos

14h30 – Plenária
a) Apresentação das Conclusões dos Grupos
b) Aprovação dos trabalhos dos grupos
c) Plenária Final
d) Orientação sobre a eleição dos delegados

15h30 – Divisão de grupos por segmento para a definição dos delegados

16 horas – Plenária de Apresentação e referendo dos delegados

16h30 – Encerramento dos trabalhos
17h00 – Apresentação Cultural

Sua empresa merece!

Quiloa

Mulheres pernambucanas "marcham" para Brasília neste domingo‏


Cerca de 2.600 pessoas estarão embarcando, no próximo domingo, de todas as regiões do estado para a 4ª Marcha das Margaridas. A mobilização, que acontecerá em Brasília, nos dias 16 e 17 de agosto, tem como tema “2011 Razões para Marchar por Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”. Só da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, FETAPE, numa articulação com o Governo do Estado, serão 41 ônibus.  Outros movimentos sociais também estão se organizando para participar desse momento. A expectativa da organização nacional é reunir 100 mil mulheres na capital do País.

Os ônibus que sairão de Pernambuco têm um encontro marcado com as delegações dos outros estados nordestinos, antes de chegar a Brasília, no dia 15, no município de Barreiras, na Bahia, às 16h. Lá, acontecerá um ato político, que reunirá milhares de mulheres de toda a região.
Marcha das Margaridas, que é a maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil, apresenta, este ano, uma pauta com 158 reivindicações trabalhadas a partir dos seguintes eixo centrais: biodiversidade e democratização dos recursos naturais – bens comuns; terra, água e agroecologia; soberania e segurança alimentar e nutricional; autonomia econômica, trabalho, emprego e renda;  saúde pública e direitos reprodutivos; educação não sexista, sexualidade e violência; e democracia, poder e participação política.

“A Marcha acontece num momento muito importante na história do Brasil, com a presença de uma mulher, pela primeira vez, na presidência do país. Porém, sabemos que a nossa maior missão, como representantes da categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais é reivindicar, propor, lutar para que homens e mulheres do campo, das diferentes idades, tenham condições de vida e de trabalho dentro dos princípios da igualdade no acesso a direitos e oportunidade”,  destaca a diretora de Política para as Mulheres da Fetape, Maria Severina de França (Silvia).



Um dos momentos mais forte do evento acontecerá no dia 17, com a marcha das mulheres rumo à Esplanada dos Ministérios, onde será realizado um ato político em frente ao Congresso Nacional. A presidenta Dilma já confirmou, através da Secretaria-Geral da Presidência da República, que encontrará as mulheres logo após o ato.
Para saber mais sobre a Marcha
Lançada no ano 2000, a Marcha das Margaridas reafirma a presença das mulheres trabalhadoras rurais na luta por melhores condições de vida e trabalho no campo e contra todas as formas de discriminação e violência contra a mulher. A manifestação já trouxe conquistas significativas para a categoria rural, como a criação de programas e políticas públicas voltados para o acesso das mulheres a terra, assistência técnica, crédito, políticas sociais e direitos de cidadania.
A Marcha tem esse nome como uma forma de homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves, que é um grande símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade.
Margarida rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, estado da Paraíba. À frente do sindicato fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. A sua trajetória sindical foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Margarida Alves foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.


A mobilização em Pernambuco - O processo político de preparação das mulheres para a Marcha, em Pernambuco, já vem sendo trabalhado pela Fetape desde o ano passado, com oficinas temáticas para o aprofundamento dos eixos centrais da mobilização e com o envio das contribuições do estado na preparação da pauta de reivindicações.

Assessoria Comunicação Fetape

Curso de auto-maquiagem será promovido pela CDL


Aprender uma maquiagem usando os produtos que tem. Este é o intuito do próximo curso da CDL Santa Cruz do Capibaribe. O curso será com vagas limitadas, pois é preciso que todas as participantes aprendam na prática o uso do produto. Os encontros vão acontecer em dois dias, sendo a primeira turma nos dias 22 e 23 de agosto e a segunda turma nos dias 29 e 30. As aulas serão na própria CDL, das 19h e 30 min. às 21h e 30 min.

No curso serão apresentados diferentes métodos de aplicação de maquiagem, e orientar qual a maquiagem ideal para casa ocasião.

O conteúdo do curso será abordado da seguinte forma:

Preparação da pele;
Passo a passo de uma maquiagem;
Tipos: de maquiagem: básica, noite, festa; 
Aplicação de maquiagem para cada formato de rosto.

FACILITADORA:
Evânia Márcia Silva Santos
Maquiadora há dezoito anos, instrutora de auto-maquiagem para franquia O Boticário, sempre atualizada através de capacitações SENAC e Hair Brasil 2011, maior feira de cosméticos e beleza que acontece na EXPOR CENTER em São Paulo. 

Serviço:Turma A: 22 e 23/08/2011
Turma B: 29 e 30/08/11
Horário: 19:30 às 21:30
Local: CDL Santa Cruz do Capibaribe
Informações: 3731-2850
Investimento: R$ 60,00 – sócio, R$ 75,00 – não sócio

Betto Aragão

José Augusto Maia fala mais uma vez na tribuna da Câmara Federal sobre emancipação de Distritos




O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE), ocupou a tribuna da Câmara Federal, na tarde desta quinta-feira (11). Na oportunidade ele abordou o lançamento da Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios.

Segundo José Augusto Maia, a Frente tem como principal objetivo discutir, junto ao Governo Federal, formas para devolver aos Estados a autonomia para a criação de novas cidades, já que segundo ele, muitos distritos em todo o Brasil ficaram impedidos de se desenvolver ao longo dos últimos anos.

O deputado federal citou que a Frente Parlamentar Mista para a Criação de Novos Municípios, contou com a subscrição de mais de 200 parlamentares e a vontade de todos os que compõem o grupo, segundo ele, é que o Governo Federal envie sua proposta ainda no segundo semestre de 2011 para apreciação pela Câmara e pelo Senado.

“Distritos como, São Domingos (Brejo da Madre de Deus-PE) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte-PE) já são auto-suficientes, são localidades de economia forte e que geram emprego e renda como poucos municípios do país”, disse José Augusto Maia.

Para finalizar o deputado pernambucano pediu o empenho de todos os deputados que a criação das novas cidades vire realidade em breve. “Peço que todos se unam e libertem os distritos, que pararam de se desenvolver por não terem conseguido suas emancipações”, concluiu.

Assessoria do deputado