terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe promove Dia 'D' de combate a Hanseníase


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quarta feira (12), uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a hanseníase, comemorado no último domingo, 26. A data foi criada com o propósito de chamar a atenção para os problemas da doença e conscientizar a população com relação aos sintomas.
O atendimento a população será realizado nesta quarta feira, 12, em todos os PSF do município de Santa Cruz do Capibaribe. Todas as equipes da Secretária de Saúde estarão mobilizadas durante todo o dia, para consultas, atividades educativas, teste de sensibilidade, e busca de novos casos, também serão incluídas a distribuição de folders enviados pelo Ministério da Saúde.
Durante todo o dia, as equipes da saúde irão trabalhar no sentido de reforçar a importância do tratamento que tem cura em 100% dos casos e o diagnóstico precoce é fundamental para o controle. A hanseníase em e sua forma mais grave pode desaparecer completamente se o paciente cumprir os 12 meses de tratamento com acompanhamento médico.
Por Geraldo Moura

Governo do Estado fiscaliza carros pipa em Caruaru


Desde a manhã desta terça-feira, o Governo do Estado, através da Casa Militar, participa de uma barreira sanitária nos municípios de Belo Jardim e Caruaru. A ação preventiva tem por objetivo fiscalizar a qualidade da água transportada pelos carros pipa. O Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água de Carros Pipa (Programa Água Pura) é coordenado pela Apevisa/Secretaria Estadual de Saúde. A Casa Militar/Codecipe participa da ação porque é um dos órgãos responsáveis pelo abastecimento de água através de carros pipas, junto com o Exército, Prefeituras e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Na primeira ação realizada dias 4 e 5 foram vistoriados 68 carros. Sendo 53 carros no primeiro dia, em Bom Jardim, com cinco notificações e um auto de infração. No dia 5, em Limoeiro, foram fiscalizados 17 carros pipas, onde três foram notificados e dois receberam auto de infração.

Hoje, a vistoria está acontecendo em Belo Jardim, no Trevo da BR 232 com PE 180 (Estrada para São Bento do Una). Nesta quarta-feira (12/02), a partir das 7h, a vistoria será realizada em Caruaru, onde a barreira sanitária atuará no ponto do Trevo BR 104 com Estrada para o Hospital Regional do Agreste. Para a Defesa Civil, a iniciativa é essencial para a qualidade de vida das famílias atingidas pela estiagem. A água fornecida é captada em manancial autorizado pela Compesa, onde a água já é tratada. Além disso, os pipeiros recebem pastilhas de cloro, desse modo garante-se o fornecimento de uma água saudável, evitando doenças.

A Casa Militar/Codecipe é responsável pelo abastecimento d’água em 22 municípios dos 122 que se encontram em situação de emergência em Pernambuco, através de convênio com o Ministério da Integração. Nestas cidades a Defesa Civil do Estado mantém 116 veículos, contratados por processo de licitação que são monitorados por GPS.

Além do GPS, foi adotado um sistema de controle de entrega e recebimento de água através de um cartão eletrônico. O pipeiro tem um cartão e a pessoa beneficiada, devidamente cadastrada, recebe outro cartão. Quando o pipeiro chega ao local ele tem que liberar a água com o cartão e a pessoa beneficiada, após receber a água no seu reservatório, registra o cartão confirmando o recebimento da água. A prioridade é atender às comunidades atingidas pela seca, garantindo a qualidade e o controle da quantidade da água fornecida. Com esse sistema, as pessoas beneficiadas podem controlar e fiscalizar o abastecimento de água dos carros pipa.


A ação desenvolvida pelo Programa Água Pura conta com o apoio de outros órgãos públicos como as Vigilâncias Sanitárias Municipais, Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro que direta ou indiretamente participam de gestão ou fiscalização do fornecimento de água através de carros pipa.

SECRETARIA DA CASA CIVIL DE PERNAMBUCO

1º Torneio Início de Futebol dos Sítios movimenta Zona Rural


Com participação de 12 equipes, foi realizado durante todo o domingo (09), o 1º Torneio Início de Futebol Amador dos Sítios. A competição que foi realizada no distrito de Poço Fundo é uma ação da prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através da Diretoria de Esportes.
A disputa foi em jogos eliminatórios, com dois times de Poço Fundo na final, uma partida empolgante com a equipe São Matheus vencendo a Grêmio por 2 a 1, que conquistou o título da disputa.
Para o desportista da equipe de Cacimba de Baixo, Antônio Cesar, o 1º Torneio Início foi uma boa ideia para os amantes do futebol. “Foi uma ação acertada, muito boa para nós peladeiros da região, um campeonato bem organizado, com segurança e ambulância”.
Já o Diretor de Esportes Rubens Monteiro falou sobre a importância do Torneio Início para os desportistas. “Foi um grande evento, onde todas as equipes compareceram, foi um belo passo para iniciarmos bem o campeonato dos sítios, estamos procurando fazer o melhor, porque os atletas merecem”.

“Isso é só o começo, a prefeitura deu toda infraestrutura com a Guarda Municipal, organização do evento e uma ambulância para alguma eventualidade. Parabenizo a todos os atletas que participaram e boa sorte no campeonato dos sítios que começará nessa semana”, destacou o prefeito Edson Vieira na entrega da premiação.
Assessoria

Edson Vieira visita centro de fisioterapia do AME


Reforçando o compromisso do seu governo com a saúde do município de Santa Cruz do Capibaribe, o prefeito Edson Vieira (PSDB), visitou na manhã desta segunda feira (10/02) o centro de fisioterapia do AME.
Durante a visita, o prefeito acompanhou como está sendo feito o atendimento aos pacientes. Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Breno Feitoza e da diretora do AME, Nete Vieira, Edson visitou a sala onde é realizado o atendimento aos pacientes da fisioterapia.
O prefeito conversou com os pacientes e chamou a atenção para a importância da fisioterapia do AME, que acabou com uma grande fila de espera que existia o município.
"Além do excelente trabalho feito pelos profissionais aqui do AME, a prefeitura tem procurado atender a população com os mais avançados equipamentos existentes. E vamos abrir aqui a hidroterapia, para melhor atender os pacientes que necessitam desse tipo de atendimento", disse o prefeito.
Uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz, AADESC e Fundação Padre Zuzinha, amplia ainda mais as vagas de fisioterapia para população que necessita dos serviços.
Por Geraldo Moura

Animação marca as comemorações ao Dia do Frevo em Santa Cruz do Capibaribe‏


Um público de todas as idades lotou a Praça dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste Setentrional Pernambucano, na noite deste domingo (09), para festejar os 107 anos do Dia do Frevo, ritmo genuíno de Pernambuco Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A Orquestra Girassol levou animação aos alunos da oficina de frevo, aos integrantes do Grupo de Melhor Idade do CCI e aos foliões que participaram de um aulão com os principais passos da dança que seguiram em um só ritmo no arrastão pelas ruas do Centro da cidade.
A foliã Poliana Queiroz (26) destacou a importância de se resgatar a cultura pernambucana através da realização de eventos deste porte. “Desde o ano passado, participo das festividades carnavalescas da cidade e percebo que durante todo ano de 2013 houve um investimento cultural na população, mostrando que no âmbito da cultura Santa Cruz também tem coisas para serem prestigiadas”, disse. 

O prefeito Edson Vieira (PSDB) participou do evento ao lado da Social, Alessandra Vieira. Na ocasião, falou sobre a satisfação de promover a cultura para os santa-cruzenses e também anunciou o nome do passista de frevo Gilson “Boca de Jacaré” como grande homenageado do 2º Baile Municipal, evento beneficente organizado por Alessandra que acontecerá no dia 21 de fevereiro e terá sua renda revertida para a Casa da Criança e AADESC.
“Santa Cruz agora vivencia a cultura que não era estimulada e nesta data em que se comemora o Dia do Frevo. Fico satisfeito em dar a abertura oficial do período carnavalesco de 2014 de Santa Cruz do Capibaribe que nos dias de carnaval, assim como em 2013, contará com blocos na cidade e na Zona Rural”, frisou Vieira. 
O Gestor de Cultura Gilberto Geraldo comemorou o sucesso do Arrastão do Dia do Frevo. “Somos a única cidade do interior de Pernambuco a trabalhar o Dia do Frevo, isso mostra o potencial cultural de Santa Cruz, poucos acreditavam e com o sucesso do arrastão mostramos que quando o povo quer é só dar a oportunidade que as pessoas vão as ruas e se confraternizam com paz e união”.
Assessoria