sexta-feira, 1 de julho de 2011

São João de Santa Cruz do Capibaribe foi um dos maiores de Pernambuco


Sucesso. Essa palavra define mais uma edição do São João de Santa Cruz do Capibaribe. Quadrilhas juninas, forró pé-de-serra, forró estilizado, bandas de pífano, comidas típicas e vila cenográfica, teve de tudo na grande festa popular que começou no dia 11 de maio com a apresentação das quadrilhas de Rua na rua Mariza Neves, no bairro São Cristóvão terminou com o show da banda Garota Safada, na noite de São Pedro dia 29 de junho. 

A festa foi destacada pela imprensa da capital pernambucana como umas das mais bem organizadas do estado. A cidade recebeu muitos turistas nesse período, até mesmo de Caruaru, cidade que detém o título de Maior São João do Mundo. Na noite do show da banda Garota Safada, muitas pessoas se deslocaram da Capital do Forró para Santa Cruz do Capibaribe após o show da banda Aviões do Forró, que havia começado cedo.

Para o prefeito Toinho do Pará, mais uma vez as expectativas foram superadas. “Conseguimos realizar um grande São João, apesar das dificuldades financeiras, pois não recebemos recursos do governo estadual e federal. Fizemos tudo com recursos próprios, garantindo atrações de qualidade para a população. E tudo de graça, diferentemente de outras épocas, onde brincar o São João era privilégio das elites da cidade,” frisou Toinho do Pará.

Outro ponto destacado por Toinho do Pará o chefe do executivo municipal foi a grande contribuição recebida da Família Catanha durante a festa. Artistas talentosos, Os Catanha não se restringiram a posar para fotografias oficiais ao lado da matriarca Zefinha. De posse de seus instrumentos musicais, deram um show à parte em todos os momentos, mostrando que Santa Cruz do Capibaribe tem um legado cultural inesgotável.

No quesito organização e estrutura, a equipe designada para garantir a logística realizou um grande trabalho mais uma vez. Os artistas foram recebidos com todo o conforto e tiveram à sua disposição uma estrutura digna para realizarem grandes apresentações.
 
Em toda a imprensa local foram realizadas enquetes e pesquisas com os moradores a respeito do São João 2011. A parceria entre a Prefeitura Municipal e os órgãos de segurança funcionou perfeitamente, já que não foi registrado nenhum incidente grave durante os nove dias de apresentações.

ASCOM-PMSCC

Na função de imprensa faço apenas uma ressalva referente ao São João 2011, trata-se da má distribuição dos crachás e pulseiras de imprensa que na minha opinião a falha partiu do produtor do evento que desconhece o significado da palavra EQUIPE!

Por Joseilson Chagas




Deputado presente no lançamento do Moda Santa Cruz



Aconteceu nesta quinta-feira (30), o lançamento do Moda Santa Cruz, evento de moda e negócios que irá movimentar durante cinco dias o mercado de confecções da região e receberá clientes de todo o Brasil para conhecer e comprar o nosso produto.
Como defensor do Polo de Confecções do agreste pernambucano na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Edson Vieira (PSDB) fez questão de estar presente no lançamento do evento.
A realização do Moda Santa Cruz é muito importante para a economia de Santa Cruz do Capibaribe e da região, para Vieira já estava mais do que na hora da cidade ter um evento desse porte: “espero que os governos municipal, estadual, federal, toda a classe política e a sociedade civil organizada possam dar sua colaboração, Santa Cruz é a pioneira da confecção e é inaceitável a cidade não ter um evento desse tipo”, disse o deputado.
Enquanto deputado representante da região, Edson Vieira se colocou à disposição da organização do Moda Santa Cruz para colaborar com o evento: “estou à disposição, inclusive fui até o senador Armando Monteiro com o presidente do Moda Center para viabilizarmos entendimento junto à CNI, ao Governo do Estado e ao Governo Federal. Espero que o Moda Santa Cruz seja um grande sucesso”, finalizou.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Recife sedia I Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores‏


 “Agroecologia produzindo alimentos saudáveis e melhorando da vida no planeta” é o tema do I Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores promovido pelo Centro Sabiá e parceiros, nos dias 12 e 13 de julho, no Recife. O tema do evento faz referência ao relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direito à Alimentação, divulgado em dezembro de 2010. Nesse documento, a ONU conclui que as práticas agroecológicas aumentam a produção de alimentos, e vai contribuir para diminuir a fome no mundo

O evento vai reunir 400 pessoas, sendo 320 agricultores e agricultoras das três regiões de Pernambuco e 80 técnicos, professores e pesquisadores com o objetivo de divulgar e trocar saberes em torno da agroecologia. “Esse também será um momento ímpar para o aprofundamento de questões trazidas pelo contexto mundial de produção, consumo e comercialização de alimentos saudáveis”, afirma o coordenador do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Pires.
A atividade do dia 12 será aberta ao público. No pátio externo do Mercado São José, no bairro de mesmo nome, será realizada a Feira de Saberes e Sabores, a partir das 13h. Os recifenses terão a oportunidade de conhecer e saborear uma diversidade de produtos da agricultura familiar como verduras, frutas e produtos beneficiados como polpa e mel, além de  artesanato e mudas. No local, serão montadas 50 barracas
Na feira, também haverá estandes de organizações sobre campanhas educativas, entre elas a Campanha 1 Milhão de Árvores, promovida pelo Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga; a Campanha Consumo Consciente, da Casa da Mulher do Nordeste, Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana do Recife e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú; e a Campanha contra Agrotóxicos da Via Campesina.   
Já no dia 13, as atividades serão realizadas na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Às 9h, haverá uma mesa de abertura. Em seguida, os agricultores e demais participantes vão ter a oportunidade de conhecer 12 experiências desenvolvidas nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraíba, através da metodologia do carrossel, e refletir de que forma elas dialogam com a temática do evento. Entre as experiências que serão apresentadas estão a do biodigestor, protagonismo juvenil e armazenamento da água.
O evento será encerrado com uma mesa que irá discutir o tema do encontro “Agroecologia produzindo alimentos saudáveis e melhorando da vida no planeta”.
O I Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores é realizado em parceria com Articulação no Semiárido Pernambucano (ASA-PE),  Associação Quilombola de Conceição de Crioulas (AQCC), Federação do Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE), Via Campesina, Rede Ater Nordeste, Rede de Agroecologia da Mata Sul (Rama), Articulação Nacional de Agroecologia, Núcleo de Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal Rural de Pernambuco (NAC), Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido (Neppas). E conta com o apoio da Associação de Agricultores e Agricultoras Agreocológicos de Bom Jardim (Agroflor), Secretaria de Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e das Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Secretaria de Cultura e Superitendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, do Governo do Estado de Pernambuco.
Programação

12 de julho (Terça-feira)
(Pátio Externo do Mercado São José) - 13h às 17h
13 de julho (quarta-feira)
Universidade Federal Rural -
Salão Nobre
Tarde
- Feira de Saberes e Sabores da 
  Agricultura Familiar
Manhã 
- Mesa de Boas Vindas e Apresentações  

- Carrossel de experiências

Tarde 
- Mesa Agroecologia produzindo alimentos saudáveis e cuidando da vida no planeta
Discussões e debate

-- 
Pingos nos Is - Comunicação e Sistematização 
Ana Célia Floriano - Jornalista (81 9924.4575)

Taquaritinga realiza II Conferência Municipal de Saúde



Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”, foi realizado no dia 30 de junho, Salão Paroquial Padre Otto Sailler, em Taquaritinga do Norte a II Conferência Municipal de Saúde, evento que contou com a participação de palestrantes de outros municípios entre os quais os Secretários de Saúde de Cupira (Drª Scheyla Gonçalves) e de Ibirajuba (Sócrates Bezerra) e também do Palestrante Henrique Eduardo Souza, membro do Conselho Estadual de Saúde.
A conferência contou com grande participação popular e presença maciça dos profissionais da saúde da Dália da Serra e serviu para traçar as políticas públicas que nortearão as ações a serem implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde e também para escolher os delegados que irão representar Taquaritinga na Conferência Estadual. Um aspecto que mereceu destaque foi o empenho de toda a equipe da Secretaria e também do Conselho Municipal de Saúde de Taquaritinga, que juntos não mediram esforços para realizarem o evento.
“É de essencial importância realizarmos a conferência municipal, pois só assim poderemos fazer um diagnóstico mais preciso da situação da saúde em nosso município e em cima dessas demandas, podemos traçar metas que possam ser atendidas em curto, médio e longo prazo”, declarou Karla Gomes, a Secretária de Saúde de Taquaritinga e coordenadora do evento. 

Elisberto Costa / Henrique Figuêiroa
ASSIMP / PMTN
 

Oposição participa do encerramento dos festejos juninos na Capital das Confecções



O deputado Estadual Edson Vieira (PSDB), juntamente com o grupo de oposição de Santa Cruz do Capibaribe, esteve na noite desta quarta-feira (29) no encerramento dos festejos juninos de Santa Cruz do Capibaribe.
Assim que a comitiva chegou à festa, foi logo cumprimentar a homenageada do São João, Zefinha Catanha, que junto com sua família contribui muito para a cultura da cidade. Posteriormente o grupo caminhou pelo pátio de eventos e foi cumprimentado pelo público, a recepção foi calorosa, muitas pessoas ficaram alegres em ver o deputado e os vereadores.

“Gosto de estar presente nos eventos da nossa cidade, pra mim é muito importante estar ao lado povo da minha terra”, destacou Edson Vieira.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

UESCC realiza terceira edição do Encontro Literário



Denominado Encontro Literario: contos, poesias e outras estórias, a União dos Estudantes de Santa Cruz do Capibaribe (UESCC), promove no próximo sábado (02), às 17 horas a terceira edição do evento.
O Encontro Literário consiste em juntar jovens estudantes de todas as escolas do município e propiciar uma roda de leitura, onde cada participante escolhe uma poesia, conto ou estória e ler para todo grupo. O espaço é aberto para todo mundo e independe de idade. É só chegar e contar o seu conto!
Betto Aragão

Brasília - Laura Gomes apresenta plano desenvolvido em Pernambuco para combate ao crack‏


A convite do Governador Eduardo Campos, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, está em Brasília, onde se reúne com representantes dos Ministérios da Saúde, Justiça e Desenvolvimento Social. Laura conheceu as propostas do Governo Federal sobre o enfretamento ao crack e apresentou o plano que será desenvolvido em Pernambuco, uma vez que, a secretaria a qual dirige, coordena o Programa de Enfretamento ao Crack no estado.

ROTA DO MAR RECEBE O SELO ABRINQ‏