sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Paulo: foco na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos



A busca pela melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos é um compromisso fundamental assumido pelo candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). Durante entrevista ao programa Opinião Pernambuco, da TV Universitária, na noite desta quinta-feira (4), o socialista destacou pontos do seu programa de governo com esse objetivo. O postulante, que respondeu questionamentos dos entrevistadores e do público, detalhou ações para áreas estratégicas, como saúde, segurança, mobilidade e educação. Câmara também adiantou pontos que sinalizam o seu desejo de investir fortemente para que a máquina pública estadual possa, com um custo menor, ser dotada de ferramentas cada vez mais eficazes na prestação dos serviços à população. 

 “Aprendemos a transformar o gasto ruim em gasto bom, aumentando os investimentos que nos deram a possibilidade de mudar Pernambuco. E vamos continuar a fazer isso”, ressaltou Paulo Câmara, citando instrumentos como o Pacto Pela Vida, que garantiu uma mudança sensível na orientação das políticas públicas do Estado. “Avançamos muito e podemos fazer muito mais. Diminuímos a taxa de homicídios e vamos trabalhar com um foco na prevenção. Os nossos jovens terão ferramentas como o Compaz (Paulo construirá 20), para afastá-los do crack e garantir uma interação social, dando opções de lazer e cultura”, indicou.

O candidato da Frente Popular recordou que as experiências que acumulou nas secretarias de Administração, Turismo e Fazenda lhe permitiram enxergar a gestão estadual como um todo, mas sem esquecer detalhes fundamentais de cada área específica. Paulo Câmara pontuou que o aumento do investimento, que terá sua aplicação orientada pelo seu programa de governo, possibilitará a ampliação de ações realizadas pelo Governo e a valorização de servidores, a exemplo dos professores.     

“Buscaremos, ao longo dos próximos quatro anos, duplicar os salários dos professores. Para isso, vamos ter que buscar aumentar a nossa capacidade de investimento. Já fizemos isso. Sabemos como fazer. Pernambuco foi o primeiro Estado a garantir o pagamento integral do piso nacional dos professores. Agora, o desafio é remunerá-los melhor, capacitá-los melhor”, frisou Paulo Câmara, destacando o caminho que já vem sendo adotado pelo Governo do Estado. “Os alunos das escolas em tempo integral já garantem uma nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico) melhor do que Santa Catarina, que tem as melhores notas do Brasil”, apontou.     

Paulo Câmara também mostrou disposição de cobrar junto ao Governo Federal o apoio necessário para a garantia de ações e investimentos que colaborem para o enfrentamento das dificuldades impostas em setores como a mobilidade urbana. O socialista lembrou que Pernambuco já fez a opção pela priorização do transporte público, com a construção de corredores exclusivos de ônibus. “No entanto, ainda precisamos de mais recursos, devido à grande concentração dos tributos na União. Com o apoio da futura presidente Marina Silva poderemos investir mais em mobilidade, sempre privilegiando o coletivo, como na questão da navegabilidade do Rio Capibaribe”, exemplificou o candidato da Frente Popular.

Corpo a corpo continua firme‏

“As pessoas não aceitam promessas requentadas e que não se cumprem nunca”.
Em suas caminhadas rumo a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Ernesto Maia tem intensificado caminhadas e priorizando o corpo a corpo com o eleitor nos bairros de Santa Cruz do Capibaribe.
Os bairros de Dona Lica I e II receberam com alegria o candidato a deputado estadual, que falou dos seus planos, explicou o porquê de sua candidatura, mais precisamente ouviu os eleitores.
Em Dona Lica, Ernesto Maia esteve ao lado dos vereadores e suplentes que o apoiam, fazendo um corpo a corpo sem correria.

“Está sendo importante, pois conversando com as pessoas é que percebemos o quanto a maioria está insatisfeita com a forma que Santa Cruz vem sendo administrada, e principalmente, com os que foram eleitos deputados estaduais, e não trouxeram nada de concreto para a cidade. Na verdade, as pessoas não aceitam promessas requentadas e que não se cumpre nunca”.

“Mídia Alternativa Foi Superada, Aqui Está O Futuro Do Jornalismo”, Indaga Zé Gomes.

Candidato do PSOL encerra série de entrevistas com os candidatos ao Governo de Pernambuco

Encerrando a agenda de entrevistas com os candidatos a Governador de Pernambuco, fechamos a pauta com o postulante Zé Gomes - do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A sabatina foi realizada nesta quinta-feira (04/9) pelos seguintes Blogs escalados: Giro Mata Norte, Elias Garçon e Menu, Leo & Cia, Vicência Net e Bom Jardim PE.

As entrevistas aconteceram na sede da Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE), numa ação pioneira no País, tendo em vista que os candidatos ao Executivo estadual foram entrevistados pela primeira vez na história pelos blogueiros e transmitido ‘ao Vivo’ pela internet.

Jose Gomes de Sa Neto tem 35 anos de idade, solteiro, natural de Recife, tem como ocupação a função de Técnico em Contabilidade, Estatística, Economia Doméstica e Administração. Pretende ser governador de Pernambuco ofertando como principal proposta de seu programa de governo, O "fim da apartheid na educação em Pernambuco, todos os estudantes matriculadas terão a acesso as mesmas condições e estruturas educacionais" assim como a "Reorganização do Consórcio Grande Recife (antiga EMTU) pela perspectiva dos usuários do sistema, VLT no lugar do BRT e bilhete único" dentre outros.
Em suas considerações iniciais o candidato Zé Gomes chamou atenção para um fato preocupante, observando que o crescimento econômico de Pernambuco é uma realidade constatada mais que deixou para trás os índices de desenvolvimento social, do qual, segundo o postulante tanto se precisa de atenção em Pernambuco, mesmo constatado o desenvolvimento no campo econômico, onde Pernambuco cresce mais que o país, este fica prejudicado no pós-copa com todos os altos investimentos feitos pelo Estado deixando todos os detalhes negativos da copa ofuscados pelo já previsto sucesso operacional e desportivo do evento diante da maciça carga de investimentos colocados em prol desse fim.  
Um dos pontos negativos da Copa do Mundo do Brasil que fica, segundo Gomes, é o enorme “Elefante Branco” que a Arena Pernambuco construída erroneamente também com verbas publica em contra partida a promessa do governo de não colocar dinheiro publico na Copa, por se tratar de um evento privado.



Mobilidade
O candidato defende a ideia que o sistema “BRT” que ainda não foi integrado ao sistema em vigor, já chega ultrapassado tendo em vista que no outros estados já se discutem a implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), colocando o atual projeto em vigor em desvantagem quando o assunto é o custo benefício se mostrando negativo com as questões ambientais onde o BRT polui mais e, portanto, por alguns outros motivos encarecem mais as nossas contas.  

Saúde & Educação
Gomes promete revisar e focar na melhoria do sistema de saúde do Estado melhorando a tabela de salários e diminuindo a carga horaria dos profissionais afins.
Já quando assunto é educação, Zé critica fortemente os modelos atuais de escolas alegando ser necessário finalizá-los para criação de um novo sistema que suporte e atenda a demanda de alunos de Pernambuco e que as promessas do atual candidato apoiado pelo ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em universalizar o sistema de ensino integral nas escolas é furada, uma vez que as unidades de escolas modelos existentes não comportam a demanda total de alunos matriculados, sendo necessários investimentos de ampliação e modernização das escolas tradicionais e isso em curto prazo fica inviável financeiramente.
Mas deixa claro que existe a necessidade do retorno do foco do governo na equiparação salarial dos profissionais da educação aposentados com os ativos assim como nos demais órgãos públicos.

Dimas faz porta a porta no Dona Lica


Dando continuidade a crescente campanha do porta a porta, o candidato a deputado estadual Dimas Dantas desta vez vai ao bairro Dona Lica conversar com o pai de família, a dona de casa, os jovens e demais moradores.

Caminhando pelo bairro Dimas Dantas teve a oportunidade de ouvir cada morador e junto com eles discutir melhorias para toda comunidade, como também mostrar a importância dos trabalhos prestados pelo deputado federal Eduardo da Fonte que junto com Dimas fortalecerá e ampliará as ações para o Polo de Confecções. 

"O mais importante na campanha do porta a porta, é poder ver a realidade de cada bairro, de cada família, é bater na porta da população e ser recebido com carinho, com atenção e acima de tudo poder dialogar olhando no olho do cidadão, mostrando a ele que a verdadeira política se faz junto com o povo" disse Dimas.


Câmara de Toritama, reprova outra conta da Gestão de Flávio‏ Lima


A noite desta quinta-feira (04/09), foi marcada por mais uma reunião da Câmara de Vereadores de Toritama. Dentre as pautas postas na Mesa da Casa João Manoel da Silva, o destaque ficou por conta da apreciação, discussão e votação das Contas Publicas, referente ao Poder Executivo, no ano de 2011, ainda na gestão do Ex - Prefeito Flávio Lima PSD. 

Um dado que chamou a atenção foi que, segundo análise do Tribunal de Contas do Estado, as contas poderiam ser aprovadas, com ressalvas. Porém o Vereador Dr. Fábio Florentino, PT, averiguou e acabou descobrindo que estas mesmas contas, haviam sido apresentadas ao Ministério Publico de Pernambuco, Promotoria de Justiça de Toritama, pedindo uma ação contra o ex - gestor por improbidade administrativa, um dos pontos mais critico nas contas foram os valores dos gastos, serem mais do que o que se foi arrecadado, mas o mesmo Tribunal, mandou as contas para votação na Câmara Municipal, pedindo a sua aprovação, mesmo com ressalvas.

Com base nos altos, o Vereador, explicou a sua posição, criticou a postura do Tribunal, porém reconheceu que o mesmo é composto por cidadãos de bem e que são falhos. Acreditando o parlamentar que a indicação para a aprovação das contas do Exercício do ano de 2011, mesmo com ressalva, deva ter sido um mero engano.

Diante de sua indagação, o mesmo conseguiu o apoio e o voto contra a aprovação, dos parlamentares, além de Dr. Fábio, também votaram contra as contas, José Severino, "Zé Boim", Nilton, Marcos Serafim, Fábio Araújo, Dioclécio, Zé Neto, Loló e Maviael Xavier. Votaram a favor das contas, Arimateia e Rossana Ferreira. Os vereadores Birino do Sítio São João e Edmilson Morica, não compareceram a esta sessão. Resultado final, nove votos contra as contas e dois a favor.

Por Wendell Galdino

Em debate Paulo mostra que está preparado para governar Pernambuco



Em debate promovido em Caruaru pela Rádio Jornal, nesta quinta-feira (4), o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), voltou a mostrar porque é o mais capacitado para governar Pernambuco e aquele que vai honrar o legado do ex-governador Eduardo Campos. "Eu ajudei Eduardo a mudar Pernambuco, a implantar o modelo de Governo que Pernambuco aprovou, premiado até pela ONU. Como secretário da Fazenda, administrei um orçamento anual de R$ 28 bilhões. Essa experiência de gestão pública, de tirar as ações do papel, que o candidato da oposição não possui, me preparou para assumir essa missão", afirmou o socialista.

Mas não apenas a experiência comprovada como gestor e servidor público são os atributos que Paulo levará para o Governo, a partir de 2015, mas também a sua capacidade de liderança política, que o levou a reunir, mesmo sendo esta a primeira eleição que disputa, uma aliança formada por 21 partidos. "Liderança não se herda. Vem da capacidade de unir, de gerir ouvindo, planejando e executando. Fiz isso como secretário de Eduardo. Aprendi com ele. Eu não represento uma ambição pessoal de poder, mas um projeto político que vem mudando a vida dos pernambucanos desde 2007, fui escolhido e ratificado pela maior aliança já reunida em torno de um candidato a governador", pontuou o socialista, lembrando que o time que o apoia é o mesmo que sempre esteve com o ex-governador.

Paulo voltou a ressaltar as propostas que vão dar continuidade ao Governo da Frente Popular, avançando ainda mais. Entre os pontos destacados, a garantia de que todo aluno da rede pública que quiser estudar em uma Escola em Tempo Integral terá direito a uma vaga, e a parceria com os municípios, para que cada um deles tenha um estabelecimento do tipo, para o ensino básico. Na Saúde, destacou a humanização do atendimento, o fortalecimento da rede de média e alta capacidade, a integração das informações dos pacientes, a realização de exames e consultas itinerantes (com o programa O Doutor Chegou), entre outros.

O candidato fez uma avaliação positiva de sua atuação no debate e não teve receio de afirmar que se saiu melhor que os adversários. "Vencemos o debate, porque temos as melhores propostas, o melhor time, a experiência necessária para dar continuidade ao trabalho de Eduardo e avançar ainda mais. Pernambuco ainda precisa que muito seja feito, e nós vamos fazer, porque, além do muito que já realizamos, preparamos o Estado, nos últimos sete anos e meio, para se desenvolver ainda mais, com equilíbrio e com prioridade para os que mais precisam", previu Paulo Câmara.

PESQUISA - Paulo Câmara também comentou os resultados das mais recentes pesquisas de intenção de voto, que mostram o crescimento vertiginoso de sua candidatura. "Sempre disse que, com o início do guia eleitoral, quando as pessoas passassem a nos conhecer, nossas propostas, as pessoas que nos apoiam, íamos crescer. A pesquisa reflete um momento, e o momento agora indica que estamos vencendo o desconhecimento. A tendência é de uma grande vitória, minha e de Fernando Bezerra Coelho (PSB/candidato O Senado), no dia 5 de outubro", avaliou o socialista.

Assessoria