quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aprovada unificação do ICMS sobre produtos importados

Baixe 6668740559_ab2f25b9fb_b.jpg (307,2 KB)

Após intenso debate na reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira ( 17), os senadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 72/2010 que unifica as alíquotas interestaduais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de produtos importados. A proposta, que visa acabar com a chamada “guerra dos portos”, vai agora ao exame do Plenário em regime de urgência.
O relatório aprovado estabelece alíquota uniforme de 4% do tributo (ICMS) nas operações interestaduais com produtos importados. O texto original do PRS previa uma redução em 0% do imposto. A proposta, que será agora apreciada pelo plenário do Senado, foi encaminhada pelo senador Eduardo Braga (PMDB/AM). Segundo ele, a alíquota de 4% foi a “forma a alcançar um meio termo entre a necessidade do país de controlar a entrada indiscriminada de produtos estrangeiros e a possibilidade de permanência, ainda que residual, dos incentivos concedidos pelos estados à atividade de importação”.
Segundo Armando Monteiro (PTB/PE), o Senado não pode abrir mão dessa decisão. “O ideal é chegarmos a um consenso, a uma ampla convergência. Quando nós senadores decidimos sobre alguma matéria, temos que levar em conta os interesses nacionais, porque a Federação precisa ter um traço comum, um liame, neste caso - o interesse nacional”, comentou.
Para Armando Monteiro,  a interrupção dessa prática de incentivos fiscais adotada pelos Estados é necessária, pois se trata de um apelo da sociedade brasileira, assim como é uma maneira de estabelecer práticas mais isonômicas do mercado. “Não tenho dúvida que o interesse nacional reclama a interrupção dessa deletéria prática, que tem sido tão nociva aos interesses do país”, ressaltou.
Na avaliação do parlamentar, em alguns momentos no debate do projeto, ficou a impressão de que os senadores estavam produzindo um discurso contra a importação. “Como se pode a priori discutir a importação? O Brasil precisa evidentemente importar mais, ampliar suas correntes de comércio. O que se discute é a licitude dessa prática. Oferecer a empresas comerciais e importadoras vantagens do ponto de vista tributário, concedidos pelos estados que se constituem ‘corredores de importação’, em prejuízos dos estados aos quais verdadeiramente essas mercadorias se destinam. Acho que restou deste debate a compreensão de que devemos dar esse passo. Pois ficamos esperando há muito tempo as macrorreformas. Há quanto tempo o Brasil reclama uma reforma tributária? Temos que reconhecer que essa reforma tributária teria que ter um ponto fundamental – que deveria ter uma legislação federal uniforme na área do ICMS, que é a fonte de todas as distorções do ambiente tributário nacional”, explicou Armando Monteiro, reconhecendo que a aprovação do PRS 72 corrige essas distorções.
Na avaliação do senador Armando Monteiro, defensor do projeto, a tônica do debate foi pautada pelo interesse do país e pela necessidade de se pensar no desenvolvimento regional. “Ao longo da tramitação desta matéria, produzimos várias audiências públicas, que assegurou uma ampla discussão, inclusive com a participação de diversos setores interessados neste tema. Como o Senado é a casa do equilíbrio federativo, devo destacar o empenho exemplar dos senadores em legítima defesa dos seus estados, mas também me congratular com os demais pares que aprovaram esse projeto de grande alcance para o País”, ressaltou o senador pernambucano.
(Crédito da foto em anexo: André Oliveira/Divulgação).

Diretores da FADIRE se reúnem com presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe


   
O presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes, esteve reunido na tarde desta quarta-feira (18), com o Diretor Acadêmico da FADIRE, Professor Rildo Feitosa e com o Diretor Geral da FADIRE, Professor Marcos Lima, para tratar de parcerias entre as duas instituições.

Na oportunidade o professor Marcos Lima relatou sobre os bons ventos que sopram em favor da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (FADIRE), e falou dos novos cursos que a Instituição está implantando neste ano de 2012. “Serão duas modalidades de cursos que a FADIRE estará trazendo para Santa Cruz do Capibaribe. Enfermagem, Pedagogia e Serviço Social, onde já protocolamos junto ao Ministério da Educação (MEC) e outros três na modalidade de nível técnico, que são eles: Estilismo e Moda, Gestão e Tecnologia da Informação e Gestão Comercial com foco em vendas”, explicou o professor. 
O intuito de a reunião ser na CDL se deu por motivos de futuras parcerias, sobretudo com o curso de Gestão Comercial, onde trará ferramentas e técnicas de vendas para aprimorar o gerenciamento das empresas santa-cruzenses. O presidente da CDL mostrou-se totalmente favorável à parceria e em breve será formalizada.
Por Betto Aragão

Ascap empossa sua nova diretoria



A nova diretoria da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (Ascap) tomou posse na última quinta-feira (12/04), em um evento realizado no Glamour Recepções. Na ocasião, foram apresentados os novos diretores e prestada uma homenagem ao presidente anterior, Aroldo Ferreira. Representantes de diversos segmentos da sociedade santa-cruzense compareceram ao evento, dando as boas-vindas aos novos diretores.

Sob a liderança do empresário José Gomes Filho, conhecido como “Menininho da Joggofi”, a associação terá novos desafios a cumprir, destacando-se a necessidade de conseguir novos sócios, promover novas iniciativas que visem destacar a força do empresariado santa-cruzense, contribuir para o crescimento da economia de Santa Cruz do Capibaribe e do Polo de Confecções de Pernambuco e dar continuidade, com aprimoramento, aos serviços oferecidos pela entidade.


Confira os nomes que fazem parte da nova diretoria

José Gomes Filho (Joggofi)  – Presidente
Maria de Fátima do Nascimento  (Yanomami) – Vice Presidente
Zenivaldo Inácio de Andrade (Acttud) – Diretor Administrativo
Juciara Alves de Siqueira (Zig Zag Bordados) – Diretora Financeira
José Nilton da Costa – (Tutti Frutti) Diretor de Marketing

Conselho Fiscal:
Titulares/Suplentes:

João Pereira Neto (Jovera)
Nelcito José de França (AB&C)
Janilton Allan Maia Carneiro (Zuzinha Kid´s)
Ivonaldo Justino Quixabeira (Via Rosa)
Diana Karolyna Nunes Santana (Kadikê Kid´s)
Rogéria Gomes de Azevedo (Kangapé)

Prefeitura de Taquaritinga realizará XI Cavalgada ecológica


Os amantes do turismo ecológico da região do Agreste Pernambucano já podem começar a se programar para a XI Edição da Cavalgada Ecológica da Dália da Serra. A data escolhida pela Prefeitura de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Turismo, Esportes, Cultura e Desenvolvimento Econômico foi o dia 06 de maio.
O evento já faz parte do calendário turístico da pacata cidade, que possui um excelente turismo ecológico pelas suas riquezas naturais, atraindo turistas de várias cidades de Pernambuco e demais estados.
A cada ano a cavalgada ecológica soma mais adeptos, seja a cavalo ou em veículos que seguem o trajeto, todos com o mesmo objetivo: contemplar as belíssimas paisagens que a cidade tem de melhor.
O percurso é todo organizado com muito carinho para não maltratar os animais, partindo da pousada Várzea Grande, onde será servido um café da manhã regional regado de muito forró pé de serra. Seguindo, todos os cavaleiros e amazonas se concentrarão em frente a Matriz de Santo Amaro onde receberão a benção do Padre Ivema Pontes.
Na hora do almoço mais forró e muita animação, sendo um momento de confraternização entre todos, na fazenda do saudoso Dr. Aldenir Fagundes no Sítio São Bento. Ao cair da tarde os primeiros cavaleiros e amazonas começam a chegar ao centro da cidade, onde são recebidos por um grande público que aguardam ansiosos cada participante com muita alegria.
Finalizando a festança mais forró e muita animação com o grandioso show de Jota Gomes na Praça do estudante, em frente a Escola Francisca Moura Pereira da Silva  – CAIC.
Só lembrando que os Kits estão sendo comercializados ao preço de R$ 25.00 na Secretaria de Turismo, localizado a Rua Aluizio Silvino e são compostos por camisa, chapéu australiano e bolsa ecológica.

Em Caruaru: Cortella fala sobre novas oportunidades de negócios e a qualificação profissional



Um dos mais renomados especialistas na área de competências empresariais do país, Mário Sérgio Cortella, estará em Pernambuco pela primeira vez. Filósofo e professor em educação da PUC/SP, Cortella, faz palestras promovidas pela Federação das Indústrias de Pernambuco, nesta quarta(18), no Recife, e na quinta (19), em Caruaru, ambas às 19h, voltadas a empresários e profissionais das mais diversas áreas.

As palestras “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, lançam uma reflexão sobre a necessidade de empresas e profissionais investirem cada vez mais em qualificação, antecipando-se às mudanças. Segundo o professor, atualmente, existe uma aceleração na maneira de se executar tarefas e de pensá-las, principalmente com o volume de tecnologia que já integra o nosso cotidiano e que aumentam a competitividade, exigindo uma nova postura profissional.

O evento conta com apoio do Sebrae , Programa Pernambucano da Qualidade e Reed Multiplus e será realizado, no Recife, na sede da Fiepe, em Santo Amaro. Já em Caruaru, a palestra ocorrerá no auditório do Instituto de Tecnologia em Pernambuco (Itep), no bairro de São Francisco.

Autor de livros como “A Escola e o Conhecimento” e “Não Nascemos Prontos!”, Cortella conta suas experiências e aponta caminhos no cenário das adversidades do mundo empresarial, sempre priorizando a ética. “Esse é um principio que move a indústria pernambucana, daí a iniciativa de trazermos o professor para difundir suas ideias junto ao empresariado local”, afirmou Cynara Mello, coordenadora do evento.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Telefone: 81. 3412.8455

Destravou - Nota Diogo Moraes‏

Construção da Cadeia Pública - Foto Marcondes Moreno

Destravou – Foi o que disse o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), com relação ao reinício das obras da Cadeia Pública municipal. A obra estava paralisada pela falência da primeira empresa vencedora da Licitação. Após novo processo, a empresa Quality Empreendimentos venceu o processo e já enviou o engenheiro Flávio da Fonte para o canteiro de obras. Conforme Moraes, a próxima “destravada” será o Esgotamento Sanitário que está orçado em quase 50 milhões de reais.