quinta-feira, 22 de setembro de 2011

4º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente será dia 07/10/11

DECRETO Nº040/2011, 09 DE SETEMBRO DE 2011.

Convoca a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, nomeia os membros da Comissão Organizadora.


O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, Estado Pernambuco, em comprimento ao art. 37º da Constituição Federal, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 47º, inciso IX, da Lei Orgânica do Município.

Decreta:

Art. 1º Fica convocada a 4º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a realizar-se no dia 07 de outubro, das 8 ás 13 horas, nas dependências da Escola Luís Alves.

Art. 2º A realização do evento será coordenada pelo gabinete do Prefeito e pelo COMDECA, através de comissão organizadora, nomeada através da Portaria nº pelo excelentíssimo Senhor Prefeito deste Município composta pelos:

Romenyck Stiffen Barbosa da Silva
Marivaldo Zuza de Andrade
Moises Américo da Silva
Laércio Glicério Silva Filho
Carlos Antonio de Lisboa Aragão
Ajosiene Maria Ramos de Lima


Art. 3º As despesas decorrentes da aplicação deste Decreto, correrão por conta de dotação própria do orçamento do órgão gestor municipal.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Santa Cruz do Capibaribe, 09de setembro de 2011.


ANTÔNIO FIGUEIROA DE SIQUEIRA
Prefeito Constitucional

Prefeitura de Taquaritinga do Norte realiza mais uma reunião com comerciantes‏



Aconteceu na manhã de hoje (22) mais uma reunião com os comerciantes que negociam as margens da PE 130 no Auditório Edivaldo Felix da Silva nas dependências da Prefeitura de Taquaritinga do Norte. Participou também comerciantes que vendem bebidas alcoólicas próximo a instituições escolares, o Prefeito José Evilásio, o Promotor de Justiça Iron Miranda, Diretores de escolas, Secretários municipais e representantes do Conselho tutelar da Dália da Serra.
Mais uma vez o encontro foi para colocar em prática o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado no dia 12 de julho na Câmara Municipal de Vereadores entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal, o qual implanta a Lei 10.454/90, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas num raio de cem metros, a partir do epicentro das escolas públicas e privadas, durante as atividades escolares. Lei esta, que já existe há 21 anos só agora ela está sendo posta em prática, por iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), como forma de combater o consumo e tráfico de crack e outras drogas, entre a juventude.
Na ocasião também foi debatido a problemática das barracas localizadas às margens da PE 130, as quais estão em área pública de domínio do DER, não podendo lá permanecer. “O nosso objetivo é fazer o cumprimento da lei da melhor forma possível sem causar grandes danos aos comerciantes que às margens da PE 130 possuem seus empreendimentos”, completou o Promotor Iron Miranda.
Todos os comerciantes do local já foram cadastrados pela Prefeitura e agora estão viabilizando soluções para evacuarem o local ou ver a possibilidade dentro da legalidade de permanecerem. “Estamos procurando a melhor solução em conjunto com todos os comerciantes ouvindo sugestões e tentando viabilizar a negociação junto do Ministério Público dentro da legalidade para que todos saiam satisfeitos” frisou o Prefeito José Evilásio.
Quanto ao futuro dos comerciantes que se localizam as margens da PE 130 o mesmo falou: “O próximo passo agora é a elaboração de um projeto com a melhor solução possível para o futuro das “barracas do trevo” a partir das sugestões de todos e posteriormente novos encontros para explanação do mesmo, definindo como será executado, o que devemos melhorar e os custos. Pois, vamos solucionar este problema com responsabilidade e participação de todos tentando não causar danos materiais a ninguém”.
Na ocasião também foi distribuído cartazes para serem afixados nos estabelecimentos comerciais com menções ao Estatuto da Criança e Adolescente citando a proibição a venda de bebidas alcoólicas, cigarros e assemelhados a crianças e adolescentes menores de 18 anos.
Taquaritinga do Norte foi o quarto município do interior de Pernambuco a colocar em pratica esta Lei, o que só vem constatar a preocupação do poder público em oferecer uma melhor qualidade de vida a todos os munícipes.

Cavalgada Ecológica encerra comemorações dos 83 anos de emancipação política de Vertentes


Para encerrar o mês de setembro, ainda em comemoração aos 83 anos de emancipação política completados no último dia 11, será realizada neste domingo (25), mais uma Cavalgada Ecológica em Vertentes, Agreste Setentrional.

A cavalgada está marcada para começar às 10h no pátio de eventos Zé Ferrinho de onde seguirá para a zona rural do município. Para encerrar a partir das 16h, haverá shows com os cantores Michael Bregson e Delmiro Barros, também no pátio de eventos da cidade.
Em Vertentes, depois da Festa de São José, no mês de março, e do período junino, o mês de setembro vem se tornando um dos mais festivos do ano.

Agora em 2011, por exemplo, a cidade entrou em clima de festa desde o último dia 7 de Setembro com o Desfile Cívico que teve a participação de alunos das escolas da rede estadual e municipal de ensino.
Poucos dias depois, nos dias 10 e 11, o município comemorava 83 anos de emancipação política com encontro de bandas marciais e shows artísticos no pátio de eventos Zé Ferrinho.

Já no último domingo (18), os vertentenses foram beneficiados com a entrega de mais uma obra, em parceria com o Governo do Estado, a Academia das Cidades. O momento festivo contou com a participação do prefeito Romero Leal, secretário das cidades do Estado de Pernambuco, Danilo Cabral, entre outras lideranças políticas da região.


Fabiano Miranda - Imprensa

Salão Imobiliário de Santa Cruz do Capibaribe atende a todos os públicos da região



O Primeiro Salão Imobiliário de Santa Cruz do Capibaribe realizado pela CDL, no período de 15 a 17 de setembro, no Clube Ypiranga da cidade, atingiu a todas as classes sociais. A população santacruzense conheceu um dos eventos mais conceituados de todo Estado, uma vez que atendeu a todos as classes sociais, sobretudo, aos trabalhadores que sonham em comprar a casa própria.
O Salão Imobiliário ofertou casas dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, onde por meio de subsídios, a pessoa pode comprar sua casa. Toda estrutura do evento ofereceu estande da Caixa Econômica Federal, onde os visitantes podiam fazer simulações de crédito e preparando o dossiê de aprovação, fazendo toda preparação de financiamentos dentro do evento.
De acordo com o Coordenador do Salão, Pedro Vieira, muitas possibilidades foram oferecidas. “A Viana e Moura, por exemplo, estava com 150 unidades com valores muito acessíveis. São casas com valores de 44 mil e 900 reais, com subsídios da Caixa de 11 mil reais. Outra empresa que teve casas prontas foi a JL Empreendimentos, com casas prontas em torno dos 100 mil reais, totalmente financiadas. Tivemos também terrenos com valores bem acessíveis, como os de Toritama, com entrada de 400 reais e parcelas de 99 reais”, explicou Pedro.
O presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Lopes, explica que ficou encantado com o mix de produtos ofertados. São preços de imóveis para todas as classes sociais. “Foi ofertado no Salão desde casas do projeto Minha Casa Minha Vida a terrenos e casas populares, lotes de terra, até os apartamentos que estão sendo erguidos em nove torres aqui em Santa Cruz do Capibaribe. O 1º Salão Imobiliário da cidade está sendo bem avaliado pelos expositores e pelo público em geral, e nós enquanto CDL e realizadores estamos satisfeitos por movimentar nossa economia intensamente durante os três dias de Salão. São de ações como esta que precisamos para que realmente tenhamos melhores dias e desenvolvimento, provocando ações de outros segmentos de grande importância em nosso município”, enfatizou.
O Coordenador da Câmara Setorial de Corretores de Imóveis, Flávio Dunda, diz que o mercado imobiliário da cidade está crescendo e abrange a todas as classes sociais. “Muitas novidades e facilidades foram destaque como apartamentos, entre os valores de R$: 98.000,00 a 430.000,00. Loteamentos na entrada da cidade, (Oscarzão) a partir de R$: 199,00 a parcela. Sem falar nas facilidades da CAIXA. Que esteve no meu stand todos os dias do evento. Atendendo e esclarecendo todas as dúvidas das pessoas que vinham de outros stands para se informar, sobre financiamentos, da casa própria, e o de material de construção”, disse o coordenador.

Betto Aragão

José Augusto Maia participa de reunião com assessores da Ministra Ideli Salvatti


O deputado federal José Augusto Maia (PTB-PE) participou na tarde desta quarta-feira (21) de um encontro de lideranças do PTB com assessores da Ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
Segundo José Augusto Maia, os assessores da Ministra informaram a liberação de recursos para os novos deputados federais. “Para mim foi liberada a quantia de um milhão e meio de reais, ainda para este ano”, disse o deputado pernambucano.
José Augusto Maia informou ainda que ainda esta semana irá se reunir com sua equipe de assessores para que sejam definidas as ares que serão beneficiadas com esses recursos.


Assessoria do deputado

Projetos de Lei do deputado Edson Vieira tramitam com aprovação



Após passarem pelas comissões competentes, foram aprovados em primeira discussão, na sessão da Assembleia Itinerante de Santa Cruz do Capibaribe, dois Projetos de Lei de autoria do deputado estadual Edson Vieira (PSDB).

O primeiro, Nº 294/2011, diz respeito à afixação de adesivos com os números dos telefones do disque-denúncia, disque-emergência e disque-bombeiros nos veículos que integram o transporte coletivo do estado. O outro, Nº 304/2011, trata da criação da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Sangue através de campanhas de divulgação e orientação. 

Edson Vieira justifica que o Projeto 294 auxiliará a população e os órgãos policiais no combate ao crime, na proteção à vida e trará grandes benefícios para a sociedade pernambucana. Por sua vez, o 304 aumentará as doações de sangue e os estoques nos hemocentros do estado que não estão acompanhando a demanda hospitalar e a sua crescente complexidade.

Os dois Projetos seguem em trâmite na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e nos próximos dias serão encaminhados para o Governo do Estado sancionar as Leis.

Assembleia prestigia a Terra da Sulanca



SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE (PE) - A Assembleia Legislativa realizou, a 12º edição da “Assembleia Itinirante”. Este ano, a Reunião Ordinária - incluindo pequeno expediente, ordem do dia, votações de projetos de lei e indicações - foi realizada na quadra da Escola Estadual Padre Zuzinha, no município de Santa Cruz do Capibaribe. A transferência do Poder Legislativo, que só pode ser realizada duas vezes a cada legislatura, foi um pedido do deputado estadual Diogo Moraes (PSB), que tem base eleitoral no município. Cerca de 28 deputados compareceram à sessão, que teve início às 10h. Durante a tarde, os parlamentares aproveitaram para conhecer o Pólo de Confecções, principal atividade econômica da cidade.

O presidente do Legislativo, Guilherme Uchoa (PDT) presidiu o início da reunião e destacou, durante seu pronunciamento, a importância econômica do município. Ele afirmou que não existiu momento mais apropriado para a realização da sessão itinerante. “O Estado entrou, definitivamente, no caminho do desenvolvimento. Todo esse processo de crescimento já vinha vinha tendo início em algumas regiões do Estado. Aqui, no Agreste, temos um belo exemplo de confecções. Portanto, é em bom momento que a Casa de Joaquim Nabuco realiza mais uma Assembleia Itinerante”, discursou.

Diogo Moraes explicou que a intenção da transferência da sessão foi para proporcionar à população uma maior aproximação com o Poder Legislativo. “É com alegria que recebo aqui a Assembleia Itinerante”, disse, durante seu discurso. Durante a reunião, os deputados aprovaram todos as matérias da ordem do dia, uma delas foi o projeto do Executivo que institui o Programa Universidade para Todos - PROUPE - que prevê a distribuição de bolsas de estudo a aproximadamente 15 mil estudantes.

Folha de Pernambuco 

Exclusivo: Guarda Municipal sofrerá mudanças


A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe em breve fará algumas alterações ou melhor uma organização na Guarda Municipal, segundo informações, estas mudanças acontecerão no corpo administrativo e acredito que portarias já estão prontas e assinadas.