segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comitiva de Santa Cruz do Capibaribe visita aterro sanitário de Gravatá‏



Com o objetivo de implantar ações que visem o melhoramento de funcionamento do aterro sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, uma comitiva composta pelo Secretário de Indústria e Comércio, Bruno Bezerra, o Gerente de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, o Chefe de Resíduos Sólidos, Augusto Ferreira, visitou o aterro sanitário da cidade de Gravatá, considerado modelo no estado. Na oportunidade o grupo viu o funcionamento do aterro e fez um intercâmbio de informações quanto à forma que são processados os resíduos sólidos.
Para o secretário Bruno Bezerra, intercâmbios como esses são de extrema importância:“É possível ver in loco os problemas e soluções de um aterro sanitário de grande porte e organização, que inclusive recebe incentivos de ICMS do Governo do Estado”, destacou.
O Secretário de Infraestrutura de Gravatá, Dirceu Bezerra, falou que essas trocas de informações só engrandecem os conhecimentos e que sempre estará à disposição da cidade de Santa Cruz do Capibaribe.
Assessoria

Edson Vieira faz balanço de gestão em entrevista



O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), concedeu entrevista relatando nesta segunda-feira (25) os caminhos dos primeiros dias à frente da gestão municipal.
EDUCAÇÃO – “Ficamos abismados com algumas situações, como a má utilização dos recursos da Educação no caso dos teclados, das lousas, o débito do SESI, que era de R$ 200 mil e dividimos em dez vezes. Também descobrimos que a quadra do Pará foi feita com dinheiro do FUNDEB e não com recursos próprios, como estava indicado na placa. Em pouco tempo conseguimos resolver uma série de problemas”.
ÁGUA MINERAL NAS ESCOLAS – “Hoje, todos os alunos da Rede Municipal bebem água mineral e puderam ter merenda no primeiro dia de aula, o que não acontecia. Os salários dos professores não foram pagos, o dinheiro foi usado para pagar construtoras, livrarias e outras coisas. Nós fizemos um estudo e propusemos uma forma de resolver o problema, se a situação melhorar vamos adiantar os pagamentos”.
SAÚDE – “Encontramosdébitos de mais de R$ 1 milhão de reais, mas conseguimos seguir em frente. Temos ambulâncias em funcionamento, reativamos o setor de partos no Materno Infantil e os dezoito postos de saúde estão todos funcionando. A nova Policlínica será inaugurada no início de Março. A intenção era construir, mas estamos revendo alguns contratos de aluguéis da antiga gestão. Temos um atendimento humanizado no hospital municipal”.
FUNCIONÁRIOS– “Enfrentamos dificuldades com funcionários, temos que localizar mais de 1,2 mil concursados que tem que trabalhar, implantamos a intensificação do livro-ponto nas repartições públicas, e todos vão ter que prestar o serviço de qualidade à população. Peço um pouco de paciência, mas nosso governo já esta mostrando sua cara”.
G2 Comunicação Integrada

CAPS será instalado em Pão de Açúcar


A Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte através da Secretaria de Ação Social irá implantar no Distrito de Pão de Açúcar um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), órgão que terá como funções prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos; acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território; promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais; regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação; dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica; organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais no município; articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental no município e promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
O local de funcionamento será no antigo local do PSF de Pão de Açúcar, na Rua Juvina Madalena, que já começou a ser reformado pela Secretaria de Obras e Urbanismo do município. As reformas começaram pelas as paredes que estavam danificadas e outras intervenções serão realizadas para dotar Pão de Açúcar deste importante serviço.
“A instalação desta unidade do CAPS em Pão de Açúcar é uma antiga reivindicação nossa que agora foi atendida pelo Prefeito Evilásio e pelo Vice Lero e vai trazer muitos benefícios a nossa população”, afirmou Mauricéa Gomes, Secretária de Ação Social.
Assessoria

Nota do vereador Afrânio Marques


JUNTOS, CONSTRUINDO UMA SOLUÇÃO PARA OS UNIVERSITÁRIOS

A luta é antiga. Desde o início da década de 90 estamos na luta pelo transporte universitário quando, na época, já levantávamos a necessidade dos estudantes se unirem para aquisição de ônibus para fazer o transporte para as faculdades da região.

Há alguns anos, a prefeitura começou a conceder uma ajuda de custo para os estudantes, mas de forma deficitária e sempre colocando que não havia legalidade para fazer o repasse.

Pensando nisso apresentei, no ano de 2009, um projeto de Lei para “legalizar a questão” autorizando a prefeitura a conceder esta ajuda de custo. Infelizmente o projeto foi REJEITADO na época.

Com a mudança da legislatura, com novo quadro de vereadores e com a mesma situação se perpetuando, apresentei o projeto novamente este ano de 2013, mais amplo e com o objetivo de trazer novamente a questão para o debate.

Como são os próprios estudantes que sabem de suas necessidades convidei a comissão composta pelos representantes para discutir esta questão, onde, em uma conversa muito proveitosa, foi MARCADO UMA NOVA REUNIÃO, mais ampla, PARA A DATA DE 02 DE MARÇO DE 2013 ÀS 14 HORAS NA SEDE DA UESCC.

O mandato do Vereador PROFESSOR AFRÂNIO está totalmente à disposição para contribuir na construção e adoção de medidas necessárias para RESOLUÇÃO da questão.

Registro, ainda, nossa flexibilidade sobre a questão da Lei, onde sendo de interesse dos estudantes esta proposta poderá e deverá ser modificada, demonstrando que nosso intuito com a proposta da Lei é criar uma proteção legal para o repasse da ajuda de custo aos universitários.

Segue em anexo a cópia da proposta de Lei de nossa autoria sobre o tema.

Lembrando sempre que juntos, legislativo, executivo, associações e estudantes universitários, podemos construir uma solução definitiva sobre o tema.


PROFESSOR AFRÂNIO
Vereador

O Zé político



Não vamos falar do deputado federal, mas sim do político José Augusto Maia “o Zé”, aquele homem que iniciou nas campanhas eleitorais como locutor, em seguida conquistou cargos como vereador, prefeito por dois mandatos e deputado federal, alcançando assim a liderança do grupo político denominado “Taboquinha”.

Zé, sempre fez uso de seu talento como compositor e músico em suas campanhas eleitorais, Zé utilizava suas letras e melodias para conquistar o eleitorado, na maioria das vezes Zé se colocava na posição do homem que iria enfrentar os ricos e poderosos, era assim que ele intitulava seus adversários.

O tempo passou e muita coisa mudou, inclusive o Zé, a mudança mais visível foi a constante perda de aliados políticos, sendo que em outrora este era seu maior trunfo juntamente com a sua popularidade, não podemos esquecer de suas canções mirabolantes nas quais Zé demonstrava sua indignação com os desmandos daqueles que estavam no poder.

Atualmente Zé deixa transparecer uma imagem de que algo não está bem, talvez tenha sido este o motivo de Zé optar pelo evangelho ou simplesmente resolveu trilhar por outro caminho.

Mas de fato, o que está acontecendo com Zé, seria certo afirmar que ele anda “desconectado” de suas raízes?

O texto acima trata-se de uma breve analise sobre o político José Augusto Maia e não de suas ações, sejam elas positivas ou negativas, outros políticos também serão analisados.


Joseilson Chagas (Blogueiro)