quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Reflexão: A Decisão por Charles Chaplin


A decisão
Charles Chaplin não foi somente um grande comediante, criativo, que nos legou peças raras do cinema.

Soube legar mensagens de piedade, de compaixão, mesmo numa época em que o cinema ainda era mudo.

Servindo-se da possibilidade que detinha, criou o personagem "Carlitos", doce, ingênuo e trapalhão, tudo ao mesmo tempo.

Contudo, com um detalhe indiscutível: uma imensa capacidade de amar.

Mas, não somente fez cinema. Como ser humano, desde cedo, sofreu muito, vivenciando na infância a dor da orfandade paterna e a doença mental de sua mãe.

Triunfando, apesar de todas as adversidades, ele escreveu belas páginas, e uma delas fala exatamente em como superar os obstáculos da vida. Chama-se: a decisão, e diz assim:

"Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer, antes que o relógio marque meia-noite. É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje."

Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.

Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.

Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.

Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria, ou posso ser grato por ter nascido.

Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com as tarefas da casa ou agradecer a Deus por ter um teto para morar.

Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.

O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.

E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma. Tudo depende de mim.

***

Você já parou para pensar em como pode decidir pela sua felicidade ou infelicidade, a cada dia?

Já se deu conta de que tudo depende da forma como você encara o que acontece?

Há tantos momentos na sua vida, que você desperdiça, e passa na inutilidade ou na reclamação.

Momentos que podem se transformar em aflições ou em alegrias.

Num momento você pode resolver vencer ou se entregar à derrota; libertar-se das velhas fórmulas de queixas ou prosseguir acabrunhado e triste.

Lembre-se: a cada segundo você pode decidir o momento seguinte. Por isso, resolva-se pela escolha da melhor parte, porque este é o seu momento de decisão.
 

Autor:
Equipe de Redação do Momento Espírita, a partir de mensagem de autoria atribuída a Charles Chaplin, denominada "A decisão" e do livro Momentos de decisão, de Divaldo Franco, ed. LEAL.

Em Taquaritinga: Um novo tempo


A gestão Evilásio e Lero vem a cada dia atraindo importantes apoios. Uma das mais recentes e importantes adesões é o empresário Didi Paulino (Ponto 10) de Pão de Açúcar. Com uma militância histórica no grupo boca preta, Didi mostrou sua força e prestígio ao apoiar Zé Augusto para Deputado Federal e agora já arregaçou as mangas em prol da reeleição de Evilásio e Lero. “Estou só esperando alguém vir perguntar por que estou apoiando Evilásio e Lero! A resposta já tá pronta!”, declarou o empresário.
   De volta - O palanque Calabar não para de contabilizar importantes adesões. Mendes, ex-candidato a Prefeito em 1988, retorna ao palanque que o lançou na política após mais de uma década no ninho bocapretal. Com uma história política onde aparece como um dos fundadores do Calabar em Taquaritinga, ao lado de Zeca, Dr. Aldenir e outros militantes, Mendes é mais uma liderança que vai usar sua experiência e serviços prestados em prol de Taquaritinga e da reeleição da dupla café com leite (Evilásio e Lero).  
   To numa boa...To aqui de novo, daqui não saio, daqui não me movo, tenho certeza que é meu lugar! A frase da música da banda Falamansa coroa o excelente momento que o Federal Zé Augusto Maia vive em Taquaritinga. De boa com Evilásio e Lero e com a simpatia histórica que tem do grupo Calabar, Zé caiu na graça e caminha a passos largos para ser o candidato da Nação Calabar em 2014. 
Por Aleberes Xavier

Núcleo Regional da Fiepe em Caruaru completa 15 anos de atuação



O núcleo regional da FIEPE em Caruaru comemora neste mês 15 anos de incentivo ao desenvolvimento da indústria pernambucana no Agreste e Sertão pernambucano. Para celebrar a data, a instituição reúne lideranças empresariais e instituições parceiras em solenidade na quinta-feira (18), às 20h, na casa de eventos Maria José Recepções I, na Av Margarida Peixoto Vieira, 196, Indianopolis.

Segundo o coordenador do núcleo, Marco Casé, a ação da FIEPE fortaleceu o setor industrial do agreste. “Nossa missão é promover o crescimento com foco na qualidade e na busca pela inovação, através de capacitação e troca de experiência entre as empresas, preparando-as para as transformações de um mercado cada vez mais competitivo e de proporções globais”, afirma.

É o caso de Admilson Gomes, da marca de confecções esportivas Sarado’s, de Santa Cruz do Capibaribe. “A minha empresa completou dez anos este mês, e eu já perdi a conta de quantos seminários e missões empresariais eu tive a oportunidade de participar. Todas estas experiências mudaram a minha visão de mercado, e hoje me sinto bastante preparado para competir de igual para igual com as grandes do meu segmento. Posso dizer que a minha história empresarial se divide entre antes e depois do núcleo regional da FIEPE em Caruaru”, disse.

Assessoria de Imprensa - FIEPE

Juiz Federal extingue a Ação Popular contra a TIM e a OI e Mendonça Filho entra com representação contra as operadoras no Ministério Público

O juiz Edvaldo Batista, da 10 Vara da Justiça Federal decidiu hoje pela extinção da Ação Popular, impetrada pelo deputado federal Mendonça Filho contra as operadoras de celular TIM e OI, na qual era pedida a suspensão da comercialização de novas assinaturas, habilitação de novas linhas ou códigos de acesso e a implementação de portabilidades de códigos de acesso de outras operadoras para si, até que possam prestar um serviço condizente com os padrões aceitáveis de eficiência. O juiz entendeu que o deputado Mendonça Filho não era parte legítima para impetrar a Ação Popular.
   “Lamento essa interpretação do juiz. Como tinha anunciado, vamos entrar com representação junto ao Ministério Público e continuar defendendo o direito dos usuários de celular da TIM e da OI, que são campeãs de reclamação no Procon/PE”, afirmou. Segundo Mendonça Filho, as operadoras não podem continuar vendendo um serviço supostamente de qualidade e entregando outro totalmente deficiente, que obriga o usuário a ter um celular dando pane, só fazendo chamada após várias tentativas e com a ligação caindo constantemente.
      O deputado entra com uma representação ao Ministério Público Federal até sexta-feira. Amanhã, a Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados vai votar o requerimento de Mendonça Filho convocando a ANATEL e as operadoras TIM e OI para audiência pública.
Nádia Ferreira 

Taquaritinga do Norte no combate das drogas



Aconteceu na última sexta feira (12) nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Taquaritinga do Norte, uma sessão entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal para a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para a implantação da Lei 10.454/90, que proíbe a venda de bebida alcoólica num raio de cem metros, a partir do epicentro das escolas públicas e privadas, durante as atividades escolares.
A mesma legislação determina a relocação de barracas instaladas nas calçadas desses educandários e é conhecida como lei do perímetro de segurança escolar. Embora exista há 21 anos, só agora ela está sendo posta em prática, por iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), como forma de combater o consumo e tráfico de crack e outras drogas, entre a juventude.
Na ocasião estiveram presentes o Prefeito de Taquaritinga José Evilásio, o Prefeito de Toritama Flávio Lima, o Major da policia Militar João Bosco, o Promotor de Justiça Dr. Iron Miranda, o Procurador do Estado Dr. Paulo Augusto, o Procurador Geral de  Justiça Aguinaldo Fenelon, vereadores, Conselheiros Tutelares, Secretários municipais, professores, e populares.
Quem presidiu a sessão foi o Procurador Geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon o qual destacou que os professores tem um papel fundamental no combate as drogas. “A responsabilidade com o combate das drogas é de todos em especial os professores. Vamos juntos educadores, pais de família e  sacerdotes  se aproximar mais das crianças e adolescentes, como forma de blindá-las contra as drogas”, afirmou.
“Esta união entre os poderes e a sociedade é fundamental para que as coisas aconteçam em nosso município. E um tema tão importante como este, necessita do engajamento coletivo para podermos combater as drogas do convívio de nossos jovens” completou o Prefeito José Evilásio.
O TAC do perímetro de segurança escolar foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Aguinaldo Fenelon de Barros, o promotor de Justiça Iron Miranda, o prefeito de Taquaritinga do Norte Evilásio de Araújo, a presidente do Conselho Municipal da Criança, Mauricéa Gomes; e a coordenadora do Conselho Tutelar do Município, Suziane dos Santos.
De acordo com TAC o prefeito agora deverá encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que implanta o perímetro de segurança escolar.
Taquaritinga do Norte foi o quarto município do interior de Pernambuco a colocar em pratica esta Lei, o que só vem constatar a preocupação do poder público em oferecer uma melhor qualidade de vida a todos os munícipes.
Assessoria de Imprensa e Marketing

Luta por emancipações continua


O deputado estadual Edson Vieira (PSDB) participou nesta segunda-feira (15), da reunião conjunta das Comissões de Legislação e Justiça e de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, sobre criação de novos municípios. Foram abordados os critérios das emancipações e o Projeto de Lei de autoria do deputado Odacy Amorim (PSB) que pede um estudo de viabilidade econômica para emancipação dos distritos pernambucanos.

A reunião aconteceu na sala da Comissão de Legislação e Justiça da Alepe, foi dirigida pelo deputado Raymundo Pimentel (PSB), presidente da desta Comissão e teve a presença de deputados, vereadores e representantes distritais de todo o estado. 

Em sua fala, Edson Vieira destacou que mesmo tendo que aguardar posicionamento do Congresso Nacional, os distritos já podem adiantar alguns dos pré-requisitos necessários para se emanciparem, como um estudo de viabilidade sobre a capacidade do local se transformar em município, assinatura de 20% da população do distrito favorável à emancipação, entre outros aspectos econômicos, sociais, administrativos e ambientais. O parlamentar também sugeriu a criação de um grupo de estudo com representantes da Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Prefeituras e Câmaras Municipais, para agilizar os debates sobre os critérios e a criação de novos municípios.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Edson Vieira

Empresários do Mato Grosso visitam o Moda Center



A diretoria do Moda Center Santa Cruz recebeu na tarde desta segunda-feira (15) uma comitiva de 51 pessoas, dentre técnicos, pesquisadores, políticos e empresários do Mato Grosso. A visita fez parte de uma missão coordenada pelo Instituto Mato-Grossense do Algodão - IMA-MT.

Durante esta semana, a comitiva está percorrendo os principais municípios do Polo de Confecções de Pernambuco. Santa Cruz do Capibaribe foi a primeira cidade a ser visitada. Os integrantes ficaram impressionados com a grandeza do Moda Center Santa Cruz e com a organização dos confeccionistas do Agreste.

Com o objetivo de adquirir novos conhecimentos, os membros da comitiva assistiram a um vídeo institucional do Moda Center e aproveitaram para fazer compras no maior parque de confecções do Brasil.

Treze prefeitos de pequenas cidades mato-grossenses integraram o grupo. De acordo com Romero Sobreira, consultor do Sebrae Nacional, além da experiência adquirida, a comitiva levará para o Mato Grosso uma imagem positiva da qualidade dos nossos empreendimentos, o que suscitará mídia positiva naquele estado.

Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz
Jornalista DRT-PE 4770

Audiência pública telefonia móvel



O deputado estadual Diogo Moraes (PSB), presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática na Casa Legislativa de PE, participa, nesta quarta-feira, 17/08, às 10h, em Brasília, na Câmara Federal, de uma audiência pública para debater a qualidade e o mau funcionamento do serviço de telefonia móvel no Brasil. Representantes da ANATEL, IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e do Procon de Pernambuco também estarão no encontro. 

Assessoria do deputado

Assessoria de comunicação em debate



Diante de uma nova tendência absorvida pelas empresas e pela classe política, a de manterem uma assessoria para fazer o elo ente mídia e público divulgando suas ações, na ultima quinta-feira (11), a equipe da G2 Comunicação Integrada esteve no programa Pólo em Debate comandado pelo comunicador Henrique Bruckman.
Além dos jornalistas Geraldo Moura, Gilberto Silva e Ferreira Neto que fazem parte da G2, quem também esteve presente foi Vicente Neto assessor da Rota do Mar.
Durante a entrevista houve muita interação entre o apresentador e os convidados que falaram da importância da assessoria de comunicação e principalmente da atualização dos conhecimentos “Aqui na G2 sempre procuramos aprimorar nossos conhecimentos, em cursos, pós-graduações e congressos, dessa forma sempre estamos atualizados com o mercado da comunicação” pontou Gilberto Silva diretor da G2.
A cada dia cresce o numero de empresas que procuram o serviço de assessoria de comunicação, é uma atividade que cresce muito no mercado local. A G2 é uma empresa que atende em Santa cruz e região e fica situada em Santa Cruz do Capibaribe na Rua Major Negrinho 431, Bairro Novo, mais informações no site www.g2comunicacao.com .

CDL Santa Cruz do Capibaribe alerta!



Se você foi vítima de roubo, furto, extravio ou clonagem de documentos ou cheques, registre a ocorrência na delegacia mais próxima e comunique imediatamente o serviço de proteção ao crédito.
Você sabia que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), através do Departamento relativo ao serviço de Proteção ao Crédito (SPC), disponibiliza serviços de utilidade pública?
Todas as pessoas associadas ou não a CDL, que por ventura sofram o inconveniente de ter cheques ou ainda documentos roubados, extraviados ou clonados poderão dirigir-se à CDL para inserir um alerta no Banco de Dados do SPC, em nível nacional, sem nenhum custo, desde que estejam com o Boletim de Ocorrência ou podem também fazer este alerta através do 0800 729 8888.
Este procedimento evitará que lojistas e consumidores possam ser vítimas de golpistas e falsários que utilizam documentos alheios para efetuar compras no comércio, gerando inúmeros desconfortos à segurança pública da sociedade em geral.
A prevenção ainda é a melhor saída. Procure a CDL ou ligue: 0800 729 8888!
Cédulas manchadas não devem ser aceitas no comércio
Seguindo regulamentação do Conselho Monetário Nacional e a orientação do Banco Central, através do comunicado nº 3.538, as notas que forem danificadas por dispositivos antifurto (manchas rosa) deixam de ter validade, não podendo mais ser utilizadas como meio de pagamento.
Em face da determinação das autoridades monetárias, a CDL Santa Cruz do Capibaribe informa a todos seus associados e lojistas em geral que não recebam notas que, possivelmente, foram manchadas em virtude de dispositivo antifurto, orientando seus consumidores a procurarem uma agência bancária.
Estamos a disposição para mais esclarecimentos.
Betto Aragão

José Augusto Maia concede entrevista à TV Câmara e fala sobre emancipação de Distritos


O deputado federal José Augusto Maia concederá entrevista, nesta quarta-feira (17), ao programa “Palavra Aberta”, na TV Câmara. Na oportunidade ele falará sobre a Frente Parlamentar Nacional de Apoio a Criação de Novos Municípios, que foi lançada no último dia 08, no Congresso Nacional.

O programa será exibido em três horários, às sete da manhã, ao meio-dia e às sete da noite. Segundo o deputado federal, os dois últimos horários estão sujeitos a alteração, devido às votações que ocorrerão na Câmara Federal e que são transmitidas pela TV Câmara.

"Na entrevista falarei sobre a situação de distritos como, São Domingos (Brejo da Madre de Deus-PE) e Pão de Açúcar (Taquaritinga do Norte-PE) que são auto-suficientes, localidades de economia forte e que geram emprego e renda como poucos municípios do país”, disse José Augusto Maia.

Assessoria do deputado