quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Campanha nacional chega a Pernambuco e abordará direitos do trabalho e prevenção de acidentes


Pernambuco recebe, na próxima terça-feira (26), a campanha nacional “Juiz do Trabalho: sempre ao seu lado”. Caruaru foi a cidade escolhida para a ação dos magistrados que vão orientar a população sobre os direitos trabalhistas, esclarecendo dúvidas e abordando uma preocupante questão: o aumento dos acidentes de trabalho no Estado. O atendimento será a partir das 9h30, na Câmara Municipal.
O Brasil registrou, segundo dados do Ministério da Previdência, 701 mil acidentes de trabalho no ano de 2010 – período da última estatística oficial – cerca de 4,5% a menos do que no ano anterior, que chegou a 733 mil caso. Em Pernambuco, no entanto, houve aumento, passando de 18.626 (2009) para 19.936 no ano seguinte, com elevação também no total de óbitos, saindo de 94 para 98.
Outro dado que chama atenção é o total de acidentes de trajeto, aqueles que ocorrem com o trabalhador no seu deslocamento casa/empresa/casa. Em Pernambuco no ano de 2010 foram 2,5 mil casos, cerca de 15% a mais do que no ano anterior (2.561 registros).
Em Caruaru foram contabilizados 721 acidentes em 2010, com acréscimo de 44% em relação a 2009. O total de acidentes de trajeto passaram de 57 para 78 casos (38% a mais).  “O que revela a importância de investimentos em prevenção, conscientização das empresas e também dos trabalhadores”, diz o presidente da Amatra 6, o juiz André Machado.
Sempre ao Seu Lado – A campanha, que já percorreu várias cidades do país, idealizada pela Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (Anamatra), será desenvolvida no Estado pela Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 6), e prevê palestras e distribuição de cartilha sobre direitos humanos e trabalhistas.
Segundo André Machado, o objetivo maior da campanha é avançar no processo de aproximação com a sociedade, orientando e, desta forma prevenindo sobre problemas cotidianos do trabalhador e também das empresas. “E a nossa decisão ao escolher Caruaru é por ser a cidade um importante polo econômico de Pernambuco, com uma trajetória de crescimento e, portanto, exigindo que nos coloquemos em alerta para as relações de trabalho”, disse Machado.
No município, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Caruaru. Além dos juízes, também participam representantes da Previdência Social, Ministério Público do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outros parceiros que darão orientações à população.
Jornalistas: Márcia Guenes e Renata Reynaldo

Curso de Motivação e Desenvolvimento Profissional será promovido na CDL Santa Cruz do Capibaribe‏



Compreender o colaborador e instigá-lo a estar melhor motivado em seu ambiente profissional é papel fundamental para toda empresa. pensando nisso, a CDL Santa Cruz do Capibaribe, em parceria com o SEBRAE e SENAC, vai promover o curso de Motivação e Desenvolvimento Profissional, a ser ministrado, de 4 a 8 de março, pelo consultor Roberval Andrade.
Através de técnicas motivacionais e desenvolvimento interpessoal, Roberval pretende conscientizar os profissionais sobre a importância da competência interpessoal, desenvolver atividades e vivências que possam contribuir para a motivação e integração dos colaboradores e promover uma reflexão da importância de ser competente, motivado, comunicando-se bem no trabalho, na sociedade e na família, com bons resultados pessoais e profissionais.
O curso é aberto para todos os profissionais de qualquer área e serão utilizados recursos didáticos facilitadores do processo de aprendizagem da equipe, vivências em equipe, exposições, leitura dinâmica de textos relacionados com motivação e o sucesso dos trabalhos em equipe, estudo de casos, músicas, apostila e filmes.
Serviço:
Curso: Motivação e Desenvolvimento Profissional        
Período: 04 a 08/03/2013
Horário: 19h às 22h
Carga horária: 15 horas.
Local: CDL- Santa Cruz do Capibaribe- PE
Investimento: R$ 65 - sócio e R$ 85 - não sócio

Abertura do I Seminário de Cultura atrai um número expressivo de artistas santa-cruzenses



Cerca de 130 artistas e produtores participaram da abertura do I Seminário de Cultura de Santa Cruz do Capibaribe realizado pela Diretoria de Cultura, na noite desta terça-feira (19), no Teatro Municipal.

Na ocasião o Coordenador do Projeto Cultura Livre nas Feiras no Agreste, Marconi Abreu, apresentou o projeto da Fundarpe que promove as apresentações de artistas locais nas feiras livres do município aos presentes, e distribuiu os formulários para que eles possam se inscrever para a edição de 2013.    

 O Prefeito Edson Vieira (PSDB) prestigiou o evento ao lado da Coordenadora do Programa Santa Cruz Cidadã a Primeira-dama Alessandra Vieira, do Vice-prefeito Dimas Dantas (PP), do Presidente da Câmara Júnior Gomes e dos Vereadores Afrânio Marques (PSDB), Dida de Nam (PSDB) e Pipoca (PMN).   

 “Iniciativas como esta sempre serão apoiadas pelo Poder Público que tem o dever de resgatar a cultura de Santa Cruz e valorizar nossos artistas”, ressaltou Vieira. “Apesar de poucos recursos, apoiamos a realização do Baile Municipal e dos Blocos Carnavalescos dos foliões que ficaram na cidade, iniciando um processo de resgate da nossa história”, disse Gilberto Geraldo.

“Ressurreição da cultura, este é o nome que se encaixa perfeitamente ao Seminário de Cultura”, exclamou o sanfoneiro Rubiênio Catanha.

Prefeito Edson Vieira realiza entrega de Certificados de Mérito Cultural aos artistas e produtores que fizeram o Carnaval 2013

Instituído pelo Prefeito do Prefeito do Município, o certificado homenageia os produtores e artistas pela importante contribuição ao município em fazer parte dos festejos carnavalescos de 2013.

Os homenageados da noite de terça-feira (19) foram:

·        Bloco do CCI (Centro de Convivência dos Idosos);

·        Bloco dos Universitários;

·        Bloco das Loucas da Vila do Pará;

·        Bloco dos que não foram;

·        Orquestra Novo Século;

·        Orquestra Girassol.
Por G2 Comunicação

“Eduardo tem crédito na relação com os municípios”‏ diz Armando Monteiro


Convidado pelo governador Eduardo Campos, o senador Armando Monteiro (PTB) participa nesta quinta-feira (21) do encontro com todos os prefeitos de Pernambuco para discutir parcerias e gestão pública.
Na opinião de Armando, o governo do Estado poderá dar uma assistência importante às administrações municipais na elaboração de projetos, na preparação de quadros técnicos e até na relação com o governo federal. Para o senador, será mais uma oportunidade de um diálogo franco e aberto sobre os desafios de Pernambuco.
Nesta entrevista à Rede Pernambucana de Rádio, Armando Monteiro diz que o governo Eduardo Campos poderá receber reivindicações dos prefeitos, mas vem acumulando crédito com os municípios ao adotar medidas, por exemplo, como a que redefiniu a distribuição dos ICMS entre as prefeituras, beneficiando sobretudo as menores cidades.
Veja abaixo os principais trechos da entrevista:
“As políticas públicas só têm resultados se houver cooperação”
Armando Monteiro – “Este encontro do governador Eduardo Campos com todos os prefeitos de Pernambuco importante, é uma iniciativa que considero muito oportuna, é o momento em que as gestões que foram inauguradas agora estão definindo claramente as suas diretrizes e as linhas da sua atuação. Então, nada melhor do que receber do governo estadual orientações, o suporte, o apoio. O encontro, eu tenho certeza, será produtivo e vai ter uma pauta densa, mas ao mesmo tempo extremamente objetiva. E nós temos que ter a compreensão de que as políticas públicas, em quaisquer que sejam as áreas, só têm efetividade se houver uma relação cooperativa entre os entes da Federação e, sobretudo, quando consideramos esses dois níveis, o governo estadual e os municipais.
“O Brasil tem que valorizar cada vez mais essa pauta federativa”
Armando Monteiro – “Hoje o governo do Estado pode oferecer um suporte importante na área de gestão a pequenos municípios que muitas vezes não têm pessoal técnico e, portanto, precisam de um suporte para elaboração de projetos e para orientação de como acessar programas de interesse das comunidades. Temos também outras fórmulas que têm que ser estimuladas, os consórcios intermunicipais. O Brasil tem que valorizar cada vez mais essa pauta federativa. E temos que ter cada vez mais a compreensão de que os municípios representam um elo fundamental nesse processo”.
“O governo Eduardo tem crédito nessa relação com os municípios”
Armando Monteiro – “Eu tenho o sentimento de que os prefeitos não vão sair frustrados. Primeiro, porque vai haver um diálogo franco. Segundo, o propósito do governo do Estado é oferecer a colaboração de forma muito objetiva e, evidentemente, dentro dos limites e das possibilidades do governo. Não podemos criar expectativas falsas, mas sabemos que em muitas áreas, na área de saúde, por exemplo, o governo do Estado pode oferecer uma colaboração muito efetiva aos municípios. E o governo Eduardo Campos tem autoridade pra discutir essa pauta porque logo que se instalou, eu lembro de uma medida muito importante, que foi tomada pela gestão estadual, que foi a redefinição dos critérios de distribuição do ICMS a nível municipal. Houve uma redistribuição dos recursos e, ao final, os pequenos municípios passaram a ter algum ganho na partilha do ICMS, sem que isso causasse um prejuízo maior aos municípios maiores. Muitos pequenos municípios passaram  ter com essa redefinição do ICMS recursos que são hoje absolutamente indispensáveis para poderem cumprir as suas obrigações e atender às demandas da população. Então, o governo tem crédito nessa relação com os municípios. Tenho certeza de que vai ser um encontro objetivo e que vai ter a marca dessa disposição de estabelecer sempre uma relação cooperativa com os municípios, levando informação, suporte técnico e eventualmente parcerias que resultem também num certo ganho financeiro para os municípios”.
“Tenho certeza de que será um encontro produtivo”
Armando Monteiro – “Tenho certeza de que, dentro dos limites que o Estado dispõe e sempre de maneira responsável, o governo do Estado vai poder oferecer uma colaboração aos municípios. Como isso se dará, de que forma, com que amplitude, em que cronograma, isso vai ser definido no encontro. Mas eu acho que vamos ter resultados concretos, é o meu sentimento. Por que eu digo isso? Porque essa é a orientação que o governador deu à equipe, de fazer desse um encontro realmente produtivo. E eu tenho certeza de que será”.
“O Estado tem papel importante na articulação com o governo federal”
Armando Monteiro – “Acho que o governo do Estado também tem um papel importante na articulação com o governo federal. Veja que esse programa de assistência aos municípios no que diz respeito à seca, os recursos são preponderantemente federais, e não poderia deixar de ser, mas para a definição dessa assistência que foi prestada pelo governo federal, foi fundamental a orientação e o peso do governo estadual, levando sempre a Brasília uma palavra, uma sugestão, uma proposta. Portanto, nesse encontro que nós vamos ter, uma parte da sua agenda também diz respeito a formas de melhorar essa articulação dos municípios com o governo federal, de modo a acessar de maneira mais rápida alguns programas oferecidos pelo governo federal e que às vezes demandam do município um tipo de orientação técnica, de assistência que muitas administrações municipais carecem”.
Assessoria

ABTV destaca palestra que será realizada amanhã no Moda Center

A TV Asa Branca destacou na 1ª edição do ABTV desta quarta-feira (20) a palestra que será realizada às 19h de amanhã (quinta-feira), no auditório do Moda Center.

O designer Emilio Augusto deu detalhes de como será a palestra. Veja o vídeo;

Cavaleiros da Serra e SETURDE discutem Cavalgada Ecológica 2013



A Cavalgada Ecológica, um dos eventos mais tradicionais do calendário turístico da Dália da Serra já começou a sair do papel e em 2013 promete muitas novidades. Na noite da última sexta-feira (15/02) estiveram reunidos na casa do empresário Albérico Farias (Béia), representantes do grupo Cavaleiros da Serra, formado por amigos que não perdem uma cavalgada e também por membros da Secretaria de Turismo do município (SETURDE) com o propósito de tratarem de detalhes do evento deste ano que promete superar todas as expectativas.
Este ano o evento será coordenado pelos Cavaleiros da Serra, que além de Béia também tem como membros Orival Figueiroa, Zé Almeida, Ducha Malaquias e outros amantes e fãs deste esporte que coloca em sintonia homens e animais em cenários deslumbrantes de Taquaritinga do Norte. Caberá a SETURDE, que foi representada no encontro pela secretária Magda Lucélia, através da prefeitura fornecer o apoio logístico necessário para o sucesso de mais uma edição deste grandioso evento que atraí cavaleiros e amazonas de toda a região e do vizinho estado da Paraíba.
A captação de recursos já foi iniciada para viabilizar o evento que este ano será realizado no dia 31 de março (domingo), terá um novo percurso e algumas inovações que já consolidaram este evento como um dos maiores do gênero em Pernambuco.
“É muito importante à formação de parcerias para realização de eventos em Taquaritinga do Norte. Temos a certeza que a condução desta cavalgada pelo grupo Cavaleiros da Serra, irá proporcionar ganhos mútuos para todos os envolvidos neste empreendimento e é o primeiro passo para a profissionalização deste evento que valoriza as belezas naturais da Dália da Serra”, declarou a Secretária Magda Lucélia.
Elisberto Costa
ASSIMP/PMTN

Secretaria de Saúde apresenta relatório dos PSF´s de Santa Cruz


Em entrevista concedida à Radio Vale AM, na manhã desta terça-feira (19), o Diretor de Média e Alta Complexidades, Breno Souza, apresentou um relatório do estado dos PSF’s (Postos de Saúde da Família) do município e as melhorias efetuadas na atual gestão.
De acordo com Breno Feitoza, os postos estavam sem o abastecimento de água e luz, com os telefones cortados, com falta de médicos e sem a infraestrutura exigida pelo Ministério da Saúde.
Atualmente, os 18 PSF’s do município estão com sua infraestrutura recuperada e dispõe de atendimento médico, distribuição de medicamentos para hipertensão e diabetes, bem como, remédios básicos prescritos pelos médicos da unidade.
“Vale ressaltar, que os diabéticos que fazem tratamento a base das insulinas do tipo NHP e regular, devem procurá-las na CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) das 8h às 12h ou das 14h às 17h”, pontuou o Diretor de Média e Alta Complexidades.
As pessoas que encontram-se fora da área de cobertura dos PSF’s, ou seja, não possuem unidades de saúde da família, também devem procurar os medicamentos gratuitos na CAF. 
G2 Comunicação Integrada

A Política dos Hipócritas



Está cada vez mais nítida a mudança nos reais valores humanos, a valorização da vida e o respeito ao próximo já estão se tornando algo em extinção. Você deve está se perguntado de quem é a culpa? A resposta é simples, os hipócritas são os culpados. E quanto mais entendo de hipocrisia mais passo a conhecer a política partidária.

A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideais e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. Um exemplo clássico de ato hipócrita é denunciar alguém por realizar alguma ação, enquanto você ou seus aliados realizam a mesma ação.

A Política Partidária é utilizada por alguns de uma forma igualmente semelhante à hipocrisia e com os mesmos princípios, ou seja, a política dos hipócritas se constitui em receber os créditos por ações alheias, defender ideais que não acreditam e declarar sentimentos contrários aos verdadeiros, em resumo a Política dos Hipócritas se utiliza de várias máscaras para mantê-los no poder.

Identificar um hipócrita na política não é difícil  basta a população se manter bem informada e fiscalizar de perto seus governantes e suas ações, uma população bem informada no presente tem por conseqüência uma população bem cuidada no futuro.