segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Semana da Consciência Negra‏


IOB Ensina: “Educação não tem Cor”
No último dia 20 foi comemorado o Dia da Consciência Negra, e o Instituto Olavo Bilac trabalhou o tema durante toda a semana, encerrando com uma programação interativa na sexta-feira, 25.
Com o tema “Educação não tem Cor’’, os professores desenvolveram com seus alunos apresentações que refletiram a importância de uma vida sem descriminação, trabalhando assim, a intelectualidade das crianças.
Durante o dia os alunos apresentaram músicas, poemas e histórias que enaltecem a cultura afrodescendente. “Vivenciamos a libertação das correntes e das senzalas, mas ainda existe uma escravidão irracional na cabeça dos que descriminam. Afinal, não é a cor que determina o caráter",explicou a professora do terceiro ano, Silvana Silva.
O instituto Olavo Bilac vem se destacando em diversas frentes educacionais ao longo do ano, sempre se mostrando incentivador da cultura e promovendo os ensinamentos de um bom convívio social.

50% da carne consumida em PE tem origem clandestina, diz Adagro


Dos 156 matadouros públicos, 140 deveriam ser fechados, afirma agência. Boxes de mercados públicos funcionam irregularmente como abatedouros. 

Um estudo da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) aponta que metade da carne consumida em Pernambuco tem origem clandestina. O Estado tem 156 matadouros públicos mantidos pelas prefeituras. O problema é que a maioria deles funciona precariamente em espaços improvisados e sem obedecer às normas da Vigilância Sanitária, como mostra reportagem do NETV 1ª Edição. 

Só este ano, 17 matadouros foram fechados no estado, mas a Adagro, responsável pela fiscalização, diz que quase todos deveriam ser fechados. "Com certeza, dos 156, no mínimo 140 deveriam estar fechados", aponta Erivânia Camelo, gerente-geral da Adagro. "Com certeza, mais de 50% da carne consumida pelos pernambucanos é clandestina", completa.

No matadouro de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, dezenas de pessoas trabalham na informalidade. No local, os bois são abatidos no meio de muita sujeira e sem a inspeção de um veterinário, que deveria atestar se o animal está doente ou não. É um funcionário da prefeitura que coloca o carimbo de inspecionado. "Eu não acho que esteja nas condições adequadas, porque devia ter mais higiene", disse o servidor Everaldo Domingos.

As mulheres limpam as vísceras sem nenhum equipamento de proteção e usam cal, uma substância que pode queimar a pele. "Às vezes corta [a mão], mas fazer o quê?", comentou uma mulher. Quem mata os bois, a golpes de marreta, é um adolescente de 17 anos. "Acho esse um trabalho bom, só tenho esse mesmo", conta o jovem.

De acordo com o vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, Henrique Filho, o adolescente que trabalha de forma irregular não tem vínculo com a prefeitura. Ele foi afastado e o administrador do matadouro será punido. Ainda de acordo com o vice-prefeito, um veterinário foi escalado para fiscalizar o abate de animais no local.

Henrique Filho informou, ainda, que um projeto de reforma para o matadouro foi feito e uma licitação foi aberta para contratar a empresa que vai fazer a obra. Uma licitação dura em média três meses, se todas as exigências forem atendidas.

No mercado de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, a movimentação nos boxes começa pela madrugada. Com uma microcâmera, a equipe de reportagem da TV Globo mostra que a carne que será vendida durante o dia é cortada sem nenhum cuidado com a higiene.

Um homem sem camisa arrasta a carne no chão enquanto corta os pedaços. A cena se repete várias vezes. A carne é transportada em um carrinho de mão sujo até o carro do comprador. Mas a contaminação começa antes de a carne chegar aos mercados - na hora do abate, nos matadouros.

No comércio da carne, outro absurdo: matadouros clandestinos de aves funcionam dentro de mercados públicos. Dezenas de boxes se transformaram em galinheiros. As aves são depenadas no meio do aperto e do improviso. Só em um mercado, na Região Metropolitana do Recife, dez mil aves são abatidas por dia. "A gente trabalha faz mais de 20 anos", afirma o abatedor de aves Givanildo da Silva.

Dicas

Muitos consumidores têm dúvidas na hora de comprar carne em mercados públicos. De acordo com o gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Luiz Paulo Brandão, alguns sinais podem indicar se o alimento é ou não de origem clandestina. "Se for muito barata, desconfie. Quando a carne é vendida por um preço muito abaixo da tabela é porque ela é clandestina", afirma.

Outra sugestão é perguntar ao comerciante se a carne é de boa qualidade. "Nessa hora, o consumidor tem todo o direito de pedir a nota fiscal ao vendedor, que comprove onde a carne foi comprada", diz. "Também é bom prestar atenção no ambiente onde ela está armazenada, se o balcão é refrigerado e se o local é limpo", acrescenta.

Segundo ele, até o final de dezembro deste ano, a Prefeitura, em parceria com outros órgãos de fiscalização, deve organizar os boxes de vendas de carne nos mercados públicos do Recife.

Fonte: G1 PE
Foto: TV Globo NE

CDL Santa Cruz do Capibaribe recebe Prêmio Inteligência Empresarial


A CDL Santa Cruz do Capibaribe estará recebendo nesta segunda-feira (28), o Prêmio Inteligência Empresarial, em Recife. O evento vai acontecer no Centro de Pós Graduação da Faculdade Maurício de Nassau/Porto de Suape. Paralelo a entrega do Prêmio, os participantes também irão participar do 5º Seminário de Inteligência Empresarial, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, (Suape/AD Diper), Diário de Pernambuco, Fiepe, Fecomércio, Faepe e Faculdade Maurício de Nassau.
A premiação é uma comenda às empresas e instituições que se destacaram no fomento ao empreendedorismo e desenvolvimento das macrorregiões do Estado. Em Santa Cruz do Capibaribe, a CDL é uma dessas entidades que estão sempre presente junto ao empresário, promovendo cursos, palestras, missões empresariais, consultorias, enfim, promovendo ações que elevam o poder de desenvolvimento das empresas locais.
Pela sua importância na cidade e na região, a CDL Santa Cruz do Capibaribe, através do seu presidente Fábio Lopes, recebe o Prêmio de Inteligência Empresarial.
Betto Aragão

Em Toritama: Polícia tira de circulação, elemento que vinha roubando na localidade


A policia foi  informada pela central de rádio que estava havendo um assalto, ao chegar no local indicado constataram  a veracidade do fato quando dois elementos correram efetuando disparos de arma de fogo  contra os policiais, que revidaram e conseguiram prender um dos elementos, no bairro Independente, Elenivaldo de Lima Silva, vulgo “TETE” com ele foi encontrado um revolver calibre 38, três celulares e R$ 168,00 em espécie.
Participaram da operação o CB Josenilsom ,SD Marcelino , SD Ivonaldo , Sd R. Costa e SD Hernandes.

Fonte: Toritama Informa.com

Vem ai...

Presidente do Moda Center vai ministrar palestra na 5ª Edição do Seminário Inteligência Empresarial


O modelo de gestão adotado pela atual administração do Moda Center Santa Cruz tem chamado a atenção de diversos setores da economia do estado. Mesmo com a crise que o setor têxtil atravessou, a diretoria do parque tem mostrado que é nas dificuldades que surgem as melhores ideias. É neste contexto que Valmir Ribeiro, presidente do Moda Center, vai proferir sua palestra na 5ª Edição do Seminário Inteligência Empresarial, promovido pelo Diario de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento de Econômico de Pernambuco, Suape, AD Dipper, Fiepe, Fecomércio, Faepe e o Grupo Ser Educacional.

O Moda Center Santa Cruz tem adotado estratégias administrativas que estão mapeando os interesses do seu público alvo, e principalmente, fazendo enxergar as oportunidades de negócios. Prova disso é a grande quantidade de clientes que estão vindo para Santa Cruz do Capibaribe, mesmo diante de uma crise que ainda perdura em outros centros.


O surgimento da produção de roupas na cidade a partir dos anos 40, o espírito empreendedor dos moradores da região e a profissionalização do mercado de confecções são alguns dos aspectos que serão abordados por Valmir Ribeiro. O presidente do Moda Center dividirá o ciclo de palestras com José Aureliano, diretor do Assogesso, Roberto Castelo Branco, presidente do Sebrae e com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio.


O evento acontecerá nesta segunda-feira (28), em duas etapas. A primeira, das 9h às 12h, consiste em uma visita técnica ao Complexo Industrial e Portuário de Suape. Já a segunda etapa serão as palestras, às 14h, no Centro de Pós-Graduação da Faculdade Maurício de Nassau. O Diário de Pernambuco também homenageará a CDL Santa Cruz do Capibaribe e alguns grupos empresariais da cidade e região pela notória e importante contribuição com o desenvolvimento de um dos estados que mais crescem no país.


O seminário será conduzido por Guilherme Machado, Alano Vaz, diretores dos Associados PE, Geral do Júlio, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Côrte Real, presidente da Fiepe, Josias Albuquerque, presidente da Fecomércio, Janguie Diniz, presidente do Grupo Ser Educacional e Pio Guerra, presidente da Faepe.



Elinaldo Ventura
Gerente de Comunicação do Moda Center Santa Cruz