sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Santa Cruz do Capibaribe: Portal da Transparência está no ar‏


O site da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe está no ar e funcionando normalmente, depois de alguns meses em manutenção. De acordo com o Gestor de TI, Abimael Santos, desde fevereiro o site está sendo reconstruído e testado: “começamos a testar, fizemos alguns ajustes no Portal da Transparência e já está tudo à disposição da população”, disse.
No site estão disponíveis notícias atualizadas sobre o trabalho da gestão municipal, galerias de fotos, informações sobre as secretarias municipais e sobre a cidade, emissão de nota fiscal eletrônica e também o Portal da Transparência contendo todas as informações das contas públicas.
“No Portal da Transparência a população pode encontrar legislação, contratos, licitações e todos os dados referentes à prestação de contas da gestão municipal, de acordo com as exigências da Lei da Transparência”, enfatizou o secretário de Planejamento e Gestão, Luciano Bezerra, responsável pelo setor de informática da prefeitura.
Para que o site da Prefeitura fique ainda mais completo serão implantados o Diário Oficial Eletrônico e a Ouvidoria. Acesse pelo endereço: www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br.
G2 Comunicação Integrada

Últimos ajustes para mais uma Campanha do Trânsito em Santa Cruz do Capibaribe


Esta semana, em reunião, a presidente da CDL Jovem de Santa Cruz do Capibaribe, Laiane Nobélia, ajustou os pontos para a realização da IV edição da Campanha do Trânsito deste ano, na Capital das Confecções. Na assembleia, ficou acordado que cada um dos diretores devem se empenhar mais para a busca de parceiros a fim de fortalecer ainda mais a ação.
A Campanha está prevista para o dia 31 deste mês, e se desenvolverá no decorrer do dia e da noite. Dentre as atividades estão; distribuição de panfletos educativos, adesivos e abordagem em bares, a fim de conscientizar a população de que direção e bebida não combinam.
A Campanha tem como objetivo promover a educação no trânsito, com intuito de diminuir os acidentes em Santa Cruz do Capibaribe e nas rodovias federais e estaduais. A ação contará mais uma vez com a participação da Turma do Fom Fom do Detran Pernambuco. 
Por Betto Aragão

Seminário "Diálogo Social Mulheres Costurando Direitos" reúne universitários e pesquisadores do Nordeste em Santa Cruz do Capibaribe


Na noite desta quinta-feira(03), Santa Cruz do Capibaribe sediou o Seminário “Somos nós que fazemos o Polo de Confecções. Qual o desafio das mulheres nesse processo?”, que faz parte da primeira etapa do plano de ação do Projeto Diálogo Social – Mulheres Costurando Direitos realizado através de uma ação conjunta com a Coordenadoria da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe, Secretarias da Mulher de Caruaru e Toritama, DIEESE e NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores).
O pesquisador e professor da UFPB, Roberto Veras, a pesquisadora e coordenadora do SOS Corpo de Pernambuco, Betânia Ávila e a Presidente do Sindicato das Cortadoras, Flora Duarte, junto aos organizadores, promoveram um debate com foco na conscientização dos estudantes das instituições de ensino superior santa-cruzenses que se fizeram presentes a exemplo da FADIRE, Cesac, UNOPAR e da escola técnica do SENAI.
Otacílio Neto, estudante de administração do Cesac enfatizou a oportunidade de conhecer detalhadamente a situação do Polo de Confecções, bem como, de apresentar projetos e propostas vivenciados em sala de aula, “Com a continuação desses diálogos poderemos contribuir com melhorias nas condições de trabalho da nossa região, sobretudo do gênero feminino”, frisou.
“Gostaria de agradecer aos parceiros e as pessoas que se dedicaram para a realização da primeira etapa do projeto que vai unificar o polo em busca da compreensão da estrutura e condições trabalhistas, sobretudo de gênero. O próximo passo será reunir um grupo de 15 universitários pesquisadores que junto as mulheres costureiras conhecerão seu cotidiano, e a partir dos resultados das demandas, possamos pensar políticas públicas para as mulheres do polo”, pontuou Clarissa Carvalho.  
Os Secretários de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Bruno Bezerra, Cidadania e Inclusão Social Alessandra Vieira,  Articulação Política, Gilson Julião, da Mulher de Caruaru, Elba Ravane e de Toritama Daniely Cunha,a Vereadora Narah Leandro, as representantes da Nova Central Sindical, Ledja Australiano e Milena Prado do Dieese  também participaram do evento. 
O seminário aconteceu no dia 02 em Caruaru, dia 03 em Santa Cruz do Capibaribe e  dia 04 em realizado em Toritama, finalizando a primeira parte do projeto.
G2 Comunicação Integrada

Santa Cruz do Capibaribe realizará I Caminhada pela Paz


Com o alto índice de violência pelo qual o Estado de Pernambuco está passando, a cidade de Santa Cruz do Capibaribe iniciou há dois anos a interagir com o Movimento Nacional pela Paz (MovPaz), e conseguiu filiação para inserir o movimento na cidade. O município terá mais uma vez a presença do Coordenador Nacional do MovPaz, Clóvis Nunes, ele que estará visitando o município, a fim de alinhar a organização da I Caminhada pela Paz, em Santa Cruz do Capibaribe.
De acordo com a coordenadora do MovPaz na cidade, Lúcia Nascimento, o evento faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo movimento local. “Estamos vivenciando um momento onde existe um sentimento de insegurança e precisamos implantar a cultura de paz em todos os lugares. Esta será a primeira de muitas caminhadas, onde o Clóvis Nunes virá a cidade para ministrar uma palestra sobre o tema PAZ, onde daí, daremos informações sobre a I Caminhada pela Paz que vai acontecer aqui em nosso município, a se realizar no dia 19 de outubro”, disse a coordenadora.
Assessoria de Comunicação da CDL

Comunidade em Debate chega ao Santa Tereza

 
O projeto Comunidade em Debate, de iniciativa da vereadora Jéssyca Cavalcanti (PTC)  continua indo as Ruas da Cidade para discutir com a população as principais necessidades e carências de cada bairro.  Dessa vez a conversa será na Rua Tereza Chagas localizada no Bairro Santa Tereza, tudo começa a partir das 19h. 
 
Venha debater conosco, sua presença é fundamental nesse processo.

Armando diz: “Uma candidatura só existe quando ela é capaz de aglutinar outras forças”


Em uma recente entrevista Armando Monteiro disse – “Ninguém é candidato de si próprio. Eu sempre digo e nunca escondi isto, porque não sou daqueles políticos que ficam usando as palavras para esconder o pensamento. Uma candidatura só existe quando você constrói alianças, quando em torno dela você pode reunir outras forças políticas, quando ela é capaz de aglutinar outras forças".

Na ocasião Armando se referia a disputa para governo do estado, porém este trecho da entrevista servirá perfeitamente para analisarmos a situação atual do grupo de Armando aqui no município.

De acordo com o pensamento do senador "Ninguém é candidato de si próprio", com isto entendo que não há possibilidade de Toinho do Pará sair candidato sozinho, só com o apoio de Armando.

Em outro trecho Armando disse "Uma candidatura só existe quando você constrói alianças", este trecho me fez pensar qual dos atuais pré candidatos do grupo Taboquinha construiu mais alianças? Fernando, Toinho ou Ernesto? sendo estes três os que estão na disputa para estadual.

O senador relata também "Uma candidatura só existe quando ela é capaz de aglutinar outras forças", mais uma vez me ponho a perguntar, atualmente qual o nome mais forte dentro do grupo Taboquinha capaz de manter o consenso e ir em busca de uma vaga na Assembleia do Estado?


Por fim Armando expõe o seu pensar "Não sou daqueles políticos que ficam usando as palavras para esconder o pensamento", com esta afirmação do senador, posso e devo entender que a indicação feita pelo mesmo, da chapa Zé Augusto federal e Toinho estadual, não foi uma mera sugestão apenas, mas sim o pensamento do mesmo.

Vamos aguardar o final desta novela e a confirmação das palavras proferidas por Armando.

“Abre-se um novo ciclo na política de Pernambuco”


O PTB recebeu nesta quinta-feira (03) uma nova leva de filiados, dando continuidade ao processo de fortalecimento do partido na construção de chapas competitivas para as eleições proporcionais de 2014. Entraram na legenda lideranças que integravam em sua maioria a oposição, sobretudo o PSDB, a exemplo dos ex-prefeitos de Garanhuns, Silvino Duarte, de Moreno, Vavá Rufino, e de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira, além da ex-deputada estadual Aurora Cristina.
Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quinta-feira (03), o presidente estadual do PTB, o senador Armando Monteiro, voltou a defender a legitimidade dos partidos da Frente Popular de Pernambuco em debater a sucessão estadual, dizendo ser da mesma forma legítimo o PSB trabalhar para construir uma possível candidatura presidencial do governador Eduardo Campos.
“O que nós temos dito é que, com a reeleição do governador Eduardo Campos, e na perspectiva agora do final do seu mandato, abre-se um novo ciclo na política de Pernambuco. Nada mais natural, considerando que o governador já foi reeleito, que os partidos possam discutir livremente esta perspectiva de futuro”, disse na entrevista.
Além de Silvino Duarte, Vavá Rufino, Jairo Pereira e Aurora Cristina, filiaram-se ao PTB o ex-deputado federal Ricardo Heráclio, o ex-deputado estadual João da Deus, o ex-vereador de Jaboatão Jorge Junior, a delegada civil e professora universitária, Nely Queiroz, o ex-vereador de Abreu e Lima Cícero Zeferino e o ex-vereador de Garanhuns Marcelo Marçal.
Crédito da foto: Alexandre Albuquerque/divulgação

Atleta santa-cruzense consegue o segundo lugar na 4ª Maratona Maurício de Nassau


O maratonista santa-cruzense, Ezequiel José da Silva (34) conseguiu neste domingo (29) o segundo lugar na 4ª Maratona Maurício de Nassau, realizada no Recife.
O Atleta, que é patrocinado pela prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, liderou boa parte da corrida, errou um percurso, chegando a cair para quarta colocação, mas se recuperou e conquistou a segunda colocação.
“É com grande satisfação que apoiamos atletas como Ezequiel, sabemos do seu empenho, garra e dedicação para levar a bandeira de Santa Cruz  ao lugar mais alto do pódio, por isso, sempre estaremos ao lado de desportistas que elevam o nome de nossa cidade país a fora”, pontuou o prefeito Edson Vieira.
Para Ezequiel José o apoio da prefeitura é fundamental para ele poder competir. “A união com a prefeitura nos fortalece para podermos representar bem a nossa cidade, sempre que procurei a prefeitura através dessa gestão conseguir apoio necessário para poder estar em competições de norte a sul do país”.
Ezequiel José tem 19 anos de atletismo, está entre os 90 melhores do Brasil, participou de 15 maratonas nacionais, conquistando pódio em 13 delas e representou Santa Cruz em três edições da São Silvestre, principal corrida de rua do país. Ezequiel conseguiu a quinta posição na Meia Maratona do Rio de Janeiro, realizada em agosto deste ano, ele treina duas horas por dia.
 Geraldo Moura

Avenidas Teonilo Silvestre e Cesário Aragão formarão binário para melhorar o trânsito em Santa Cruz do Capibaribe


Na tarde desta quinta-feira (03), os Secretários de Planejamento e Gestão Luciano Bezerra, Defesa Social e Mobilidade Urbana Fábio Aragão e Executivo de Trânsito Sérgio Cardoso estiveram visitando as Avenidas Teonilo Silvestre e Cesário Aragão no bairro São Cristóvão que estão sendo sinalizadas e formarão um binário para garantir uma melhor fluidez do trânsito de Santa Cruz do Capibaribe.
Com as modificações, a Avenida Teonilo Silvestre será mão única sentido Centro / PE-160 e a Avenida Cesário Aragão será mão única sentido PE-160 ao Centro.
De acordo com o Secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana Fábio Aragão, um relatório do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) detectou que cerca de 40% dos acidentes de Santa Cruz acontecem na PE-160 e 20% no Centro da cidade, a criação do binário visará diminuir o fluxo nessas áreas e contribuir para erradicação dos acidentes.
“Nossa secretaria vai trabalhar com foco no melhor fluxo de veículos na nossa cidade e proporcionar melhorias para a mobilidade dos pedestres”, pontuou Fábio Aragão que assumiu a pasta nesta semana.
Assessoria

PTB filia os ex-prefeitos Silvino Duarte e Cecílio Galvão

Romero Sales, de Ipojuca com o senador Armando Monteiro

Partido também recebe a ex-deputada Aurora Cristina, o ex-vereador Romero Sales, candidato a prefeito de Ipojuca em 2012, e a delegada Nely Queiroz Lucas
O senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB de Pernambuco, recebe nesta quinta-feira (3), às 16h30, em seu escritório, no Recife, as filiações ao partido dos ex-prefeitos Silvino Duarte (Garanhuns) e Cecílio Galvão (Belo Jardim), além da ex-deputada estadual Aurora Cristina e da delegada Nely Queiroz Lucas. Diversas lideranças do PTB devem prestigiar o ato de filiação.
Na manhã desta quinta-feira, quem também se filiou ao partido foi o ex-vereador Romero Sales, segundo colocado na disputa para prefeito de Ipojuca, no ano passado, obtendo mais de 20 mil votos, o equivalente a 41%. Romero estava no PMDB. Nos últimos dias, também filiaram-se ao PTB o médico e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira; e o empresário e candidato a prefeito de Carpina em 2012 Ginei Francisco. 
Assessoria do Senador

Câmara de Santa Cruz forma mais alunos no CIDATEC‏


Aconteceu na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe na noite desta quarta-feira a entrega dos certificados de conclusão dos cursos de informática, básica e avançada, oferecidos pelo programa CIDATEC (Projeto de Inclusão Tecnológica e Cidadania).  A solenidade, que começou às sete e meia da noite, contou com a presença do presidente da Câmara, Junior Gomes (PSB), dos vereadores Fernando Aragão (PTB), Deomedes Brito (PT) e Jéssyca Cavalcanti (PTC) e a secretária de cidadania e inclusão social, Alessandra Vieira.
Noventa e sete alunos receberam seus certificados e encerraram assim, um ciclo que teve início há aproximadamente três meses com o início das aulas que são promovidas pela Câmara de Vereadores. Para o jovem Gilberto Arruda Lins, o curso representou algo a mais em sua vida. “Trata-se de uma oportunidade de aprender e adquirir mais conhecimento para aplicar em minha vida, além daquilo que já aprendo na escola em meu dia-a-dia”, disse ele.
Pais e filhos estudando juntos
A senhora Maria Adenilda de Medeiros, de 30 anos, estava muito feliz, pois além dela, sua filha, Daniele de Medeiros Assunção também concluiu o curso em informática básica. “Esta oportunidade foi muito importante para mim, pois minha filha estava precisando de aulas de informática para fazer seus trabalhos na escola, mas infelizmente eu não tinha como pagar por um”, afirmou ela.
Maria Adenilda disse também que sua filha a incentivou a fazer o curso, para que assim ela possa manusear o computador com mais prática.
Bernadete Barbosa da Silva também assistiu as aulas ao lado do filho, Antônio Eduardo da Silva. Ela afirmou que batalhou muito para conseguir as vagas no curso de informática, mas que todo o esforço valeu a pena. “Tudo o que pode ser feito para incentivar a educação é por demais valioso. Parabenizo a Câmara e o presidente Junior Gomes e espero que este projeto (CIDATEC) continue contribuindo para a formação dos nossos jovens”.
O presidente Junior Gomes avaliou de forma positiva o término de mais uma etapa do CIDATEC. “Fico muito satisfeito ao ver quase 100 pessoas se preparando e se qualificando para o mercado de trabalho e para as suas vidas de uma forma mais ampla. O objetivo dos cursos foi cumprido. Em breve novas turmas serão oferecidas à nossa população”.
Novas turmas
As novas inscrições podem ser realizadas na Câmara, das 8h às 12h. Os alunos devem ter no mínimo nove anos de idade e residentes em Santa Cruz do Capibaribe.
No ato da inscrição, os interessados devem levar o registro de nascimento ou documento de identificação com foto, além de um comprovante de residência atualizado (todos originais).

As matrículas terão início no dia 04 de outubro até o dia 18, as aulas serão ministradas de segunda a sexta, pela manhã e tarde.
Para mais informações, ligue para o número 81 3731 – 1397 (falar com o professor Joseilton Macêdo).

Carros adaptados - Projeto de lei beneficia acessibilidade para pessoas com deficiência‏


O deputado Diogo Moraes (PSB) informou, nesta quarta (02), na tribuna da Casa Joaquim Nabuco, que apresentou projeto de lei obrigando as locadoras de veículos, cooperativa de táxi e empresas afins a reservarem 2% do total da frota para carros adaptados a atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

De acordo com o parlamentar, as empresas deverão apresentar documentos comprovando o atendimento à norma no ato do licenciamento do veículo. “Após a sanção da lei, haverá um prazo de 180 dias para os ajustes”, observou, acrescentando que a fiscalização ficará sob a responsabilidade do órgão estadual de defesa dos direitos do consumidor e das prefeituras. 

“A finalidade é promover a inclusão social de pessoas produtivas que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, enfatizou. 

Moraes também destacou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, que registram uma população de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. “Grande parte das pessoas com deficiência trabalham, viajam, estudam e precisam se locomover. Os que não têm carro próprio adaptado encontram dificuldades”, justificou.

Assessoria

Nova data sessão ordinária Câmara de Vereadores‏


Comunicado
A presidência da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe informa que a reunião ordinária marcada para a ultima quinta feira (03), será adiada para a próxima terça (08), portanto semana que vem haverão duas sessões ordinárias, terça (08) e quinta (10) às 20h.

São Miguel recebe início de obras de pavimentação


O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB) assinou na manhã desta quarta-feira (02), a ordem de serviço para a pavimentação de quatro ruas no bairro São Miguel. As vias contempladas foram Gilvan Sebastião da Silva, Zenildo Evaristo de Araújo, Antônio Raimundo de Souza e trecho da Maria Júlia de Arruda (rua do cemitério Pedro e Paulo).

“Todas essas vias que serão calçadas são de acesso ao cemitério novo, a pavimentação delas será muito positiva para a comunidade”, pontuou Luciano Bezerra, Secretário de Planejamento e Gestão.



Já o vice-prefeito licenciado e atual secretário de Educação, Dimas Dantas, falou que o comprometimento é a marca desta gestão. “O prefeito e toda a sua equipe tem buscado o melhor para nossa cidade. Edson escolheu pessoas comprometidas com o município e ao final iremos deixar a nossa marca, a marca do trabalho e do desenvolvimento.”

Givaldo Luís, residente da Rua Antônio Raimundo de Souza, disse que está aguardando com ansiedade o calçamento de sua rua. “Estou alegre, até que enfim o calçamento chegará a nossa rua, porque já sofremos muito com a poeira e lama em nossa porta”.
O prefeito Edson Vieira externou sua alegria ao assinar a ordem de serviço para a pavimentação no São Miguel. “É um sonho que está se tornando realidade, fruto de um trabalho em grupo que tem compromisso com Santa Cruz. Hoje podemos falar sem medo de errar que nos quatro cantos da cidade tem ação da prefeitura”.
A pavimentação dessas quatro ruas está estimada no valor de R$ 381 mil, com prazo para entrega de 180 dias.
Assessoria