quinta-feira, 28 de março de 2013


Armando defende a gestão descentralizada de Suape



Brasília – Junto com o governador Eduardo Campos nas discussões sobre a Medida Provisória 595, a MP dos Portos, o senador Armando Monteiro (PTB/PE) defende que o governo federal flexibilize as regras da proposta para preservar a autonomia do Complexo Industrial e Portuário de Suape.
“Suape é um porto eficiente, que vem cumprindo metas, que está intimamente ligado a toda a estratégia de desenvolvimento do Estado”, disse Armando, acrescentando: “Me parece que é perfeitamente possível conciliar os objetivos maiores da Medida Provisória com a manutenção da autonomia de Suape, desde que a administração portuária de Suape possa atender aos objetivos mais amplos dessa MP”.
Na opinião de Armando Monteiro, é possível manter Suape como um porto “que recebe uma delegação da União, mas que essa delegação só será mantida ao longo do tempo se aqueles objetivos que estão indicados na própria MP forem alcançados. Ou seja, o exercício da autonomia fica subordinada ao cumprimento de metas e objetivos”.
O senador acredita que o governo federal fará as mudanças que Pernambuco defende. “Como o governo já flexibilizou em algumas questões, por exemplo, com relação a alguns pleitos que foram trazidos pelos trabalhadores, há ajustes que podem ser feitos e tenho a confiança de que essa condição de Pernambuco será preservada”.
Armando Monteiro participou no Senado, nesta terça-feira, 26, de audiência pública com o governador Eduardo Campos sobre o novo marco regulatório dos portos do País, estabelecido na MP.
O senador é favorável à descentralização no cumprimento das metas gerais da MP de elevar o número de licitações e os investimentos no setor. Esse modelo preserva a autonomia de Suape e, ao mesmo tempo, garante a modernização do sistema portuário brasileiro.
A audiência teve ainda as presenças da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman, e de representantes dos estados da Bahia e do Rio Grande do Sul.
Assessoria

Compesa‏ envia resposta sobre retirada e distribuição irregular de água


A Compesa informa que a distribuição da água feita a partir do Açude de Machados, para Santa Cruz do Capibaribe e São Domingos  passa, na Estação de Tratamento de Água  (ETA),  por todo tratamento adequado para a utilização por parte da população. Os caminhões-pipa da Compesa são abastecidos nesta ETA e distribuídos para os clientes, de acordo com as solicitações.
Em relação à retirada por parte de carros-pipa particulares da água deste açude, a Compesa já está em contato com a promotoria e com a Apac - órgão responsável pela gestão deste manancial -, para que medidas de isolamento sejam tomadas.
Tâmara Pinheiro
Assessoria de Imprensa 

Veja abaixo a matéria postada anteriormente;

Retirada e distribuição irregular de água

Denúncia: Carros pipas fazendo retirada ilegal de água no açude Machados

O professor e ambientalista  Arnaldo Vitorino denunciou que carros-pipa estariam retirando água ilegalmente do Açude de Machados para comercializar na região.


Segundo dados da COMPESA local, o Açude de Machados ainda se encontra com 40% de sua capacidade. No dia 26 de março de 2013 (Terça Feira), fui até a barragem pra uma visita, passei por 15 pontos de retirada de água na margem da estrada no sitio Bandeiras, até ai tudo bem é água retirada do rio, só que sem nenhum tratamento essa água esta sendo distribuída em Santa Cruz do Capibaribe e em São Domingos, encontrei também uns 18 caminhões pipas levando água pra cidade, onde a COMPESA devia ter um cuidado maior, me deparei com vários caminhões pipas PARTICULARES pegando água diretamente no açude, outra irregularidade e que os próprios pipeiros são quem colocam um produto dentro dessa água ( NÃO ME PERGUNTEM O QUE ). Se a cidade esta passando por necesidade de águas, porque os particulares estão explorando e vendendo água sem tratamento e sem autorização do orgão competente, pelo menos não vi nos caminhões nenhum adesivo que os autorize a retirada dessa água. Por isso gostaria de comunicar a imprensa local, Prefeitura, Ministerio Publico, COMPESA que façam algo pra evitar esse roubo da tão preciosa água nesses tempos de estiagem. 


Por Arnaldo Viturino

Coordenador de Projetos do Departamento de Comércio e Serviços do SEBRAE visita CDL de Santa Cruz do Capibaribe


A CDL Santa Cruz do Capibaribe recebeu a visita do Coordenador de Projetos do Departamento de Comércio e Serviços do SEBRAE, Gilson Gonçalves. Ele que foi recebido pela Secretária Executiva, Katyane Amaral e pelo presidente da CDL, Fábio Lopes. O motivo da visita foi uma apresentação formal do Coordenador, ele que vai atuar na unidade do SEBRAE Caruaru, órgão que mantém parceria com a CDL da Capital das Confecções.
Na oportunidade, o presidente da CDL, Fábio Lopes, propôs uma parceria para a Revitalização do Centro de Santa Cruz do Capibaribe. Gilson Gonçalves mostrou-se totalmente a favor da parceria, o que deve ocorrer em breve.
Betto Aragão