quinta-feira, 22 de março de 2012

Em Arcoverde: Reforma do Complexo Esportivo deve sair no próximo semestre

 

A licitação para as obras de revitalização do Complexo Esportivo de Arcoverde, no Sertão do Estado, deverá ser realizada no início do próximo semestre. Foi o que garantiu a Secretária de Esportes, Ana Cavalcanti, nessa quarta-feira (21), para o deputado Júlio Cavalcanti, durante reunião com a Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa do Estado. Além da reforma das três quadras poliesportivas, o Complexo de Arcoverde - principal espaço para prática de esportes no município - também receberá novos equipamentos e a construção de uma piscina.

A revitalização do complexo foi eleita como prioridade pelo governador Eduardo Campos para o ano de 2012, juntamente como o centro de esportes de Petrolina. Os editais licitação para os projetos dos dois espaços (Arcoverde e Petrolina) já foram lançados. Já os editais das obras devem sair em agosto.

Além de Júlio Cavalcanti, que é vice-presidente da Comissão de Esportes da Alepe, participaram da reunião os deputados Vinicius Labanca (presidente) e Zé Maurício (membro). 


M&G Comunicação
Foto: Rinaldo Marques/Alepe 

Importância de um vice

 
Durante muito tempo, o papel do vice-prefeito em Santa Cruz do Capibaribe ficou sempre em segundo plano. Um vice que servia apenas como figura decorativa, passiva, sem voz, muito menos vez.
 Diante do contexto atual, e das necessidades que observamos, a escolha de um vice deve conter critérios não apenas quantitativos, mas também qualitativos. Um perfil que agregue, que concilie, que seja um multiplicador, não só de uma densidade eleitoral, mas também de ideias e sugestões para que o poder público haja como certa vez me falou o governador Eduardo Campos.
“A máquina pública sempre moeu para os grandes, temos que inverter essa lógica e fazer com que ela trabalhe carinhosamente para o pequeno que mais precisa dela”.
Esta escolha será oficializada em junho, nas convenções partidárias, contudo, nosso grupo ratificou o nome de Dimas Dantas por unanimidade como pré-candidato. Atendendo este perfil de somatório. Enquanto o grupo adversário trabalha de forma a dividir, subtrair, detratar os próprios “companheiros” e “aliados”, chegando até a falar mal em visitas aos correligionários. Imagino quando resolverem esse impasse, com que cara e discurso vão visitar a população? Enquanto isso, partimos serenos e harmoniosos para uma definição de consenso, almejando um projeto de desenvolvimento.
Dep. Estadual Edson Vieira.

O TRABALHO DO EAS SE DESTACA NA IMPRENSA ESTADUAL


Inaugurado a menos de um ano na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, o Espaço Ampliando Saberes (EAS), uma associação de pessoas que se solidarizam com as pessoas com deficiência e dificuldades de aprendizagem, já se destaca pelo trabalho desenvolvido.

A prova disto tem sido a procura cada vez mais freqüente de familiares de pessoas com deficiência para poder ampliar a assistência à educação deste grupo de pessoas. Não obstante, a imprensa regional já percebe a importância e a representatividade do Espaço na comunidade e no último domingo (18/03/2012) o Jornal do Commércio dedicou uma página de seu jornal para honrar a instituição com a matéria “Especiais ganham espaço”.

O reconhecimento tem vindo através deste destaque midiático oferecido pela nossa imprensa. Contudo, as dificuldades estruturais persistem. Mas nada que faço com que o Espaço deixe de seguir com a missão de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e estimular à educação e à cultura os cidadãos santacruzenses.

Por Ulisses Nascimento, psicólogo do EAS 

FJM e PSB realizam seminário preparatório para eleições 2012


A Fundação João Mangabeira (FJM) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizam nos próximos dias 30 e 31 de março, o seminário nacional “Compartilhando Experiências” destinado aos pré-candidatos do PSB às prefeituras municipais nas eleições de 2012. A solenidade de abertura, às 9 horas do dia 30, será realizada pelo presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O evento acontecerá no auditório Planalto, localizado no Centro de Convenções de Brasília, Distrito Federal.

“Este seminário reveste de grande importância porque possibilitará aos candidatos compartilharem experiências exitosas dos governos socialistas de grandes, médias e pequenas cidades. Vamos debater as propostas políticas e programáticas relacionadas às eleições municipais”, explicou o presidente da FJM e primeiro secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira.

O seminário também é destinado aos integrantes dos Núcleos da Fundação João Mangabeira nos Estados e  presidentes estaduais do PSB em todo o País, sendo estes últimos, os coordenadores das delegações compostas pelos pré-candidatos dos respectivos Estados. 


Confira, abaixo, a programação do Seminário “Compartilhando Experiências”:

PROGRAMA

Local: Auditório Planalto – Centro de Convenções Ulysses Guimarães

SDC – Eixo Monumental – Lote 05

Brasília-DF


DIA 30/03

08:00 HORAS – CREDENCIAMENTO;

09:00 HORAS – SOLENIDADE DE ABERTURA COM A PARTICIPAÇÃO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS, PRESIDENTE NACIONAL DO PSB;

10:00 HORAS – Painel – CONSTRUINDO O PROGRAMA DE GOVERNO:

Expositores:                      

•Luciano Ducci – Prefeito de Curitiba;

•Professor Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas

12:30 HORAS - Almoço no local do evento.

14:00 HORAS – Painel – COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO PSB:

Expositores:                      

•Márcio Lacerda – Prefeito de Belo Horizonte;

•Márcio França – Ex-prefeito de São Vicente – SP;

•Yves Ribeiro – Prefeito de Paulista;

•Anchieta Patriota – Prefeito de Carnaíba – PE

 

DIA 31/03

09:00 HORAS – Painel – ESTRATÉGIA E MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL:

Expositores:                      

•Roberto Amaral – Vice-Presidente do PSB;

•Edson Barbosa – Publicitário

13:30 HORAS – Encerramento seguido do almoço.

 

Portal PSB

Campanha contra o Mosquito da Dengue


A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, através do departamento de Vigilância Sanitária, comunica que no dia 29/03 acontecerá uma mobilização para o combate ao mosquito da dengue.

Essa mobilização começara às 8h da manhã em frente à Secretaria de Educação com a participação de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares.

Você cidadão pode contribuir também com alguns cuidados em sua casa.
Feche bem os reservatórios de água,
Mantenha o lixo sempre fechado e seco,
Não deixe a céu aberto objetos que acumulem água
Lave semanalmente os bebedouros de seus animais domésticos e denuncie fossas e esgotos estourados.
Quando começar o período de chuvas redobre os cuidados.

A Prefeitura Municipal está fazendo a sua parte. Faça também a sua.


Campanha Municipal de Combate à Tuberculose

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da Secretaria de Saúde e Coordenação de Tuberculose informam que nos dias 26 a 30 de março de 2012 será realizada a Semana da Campanha de Combate à Tuberculose. A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, transmitida pelo ar, causada por uma bactéria que pode atingir vários órgãos do corpo humano.

A Campanha tem como finalidade esclarecer a população sobre formas clínicas da doença, sintomas e a forma de tratamento. Durante essa semana todas as Unidades de Saúde realizarão palestras que divulgarão os sintomas. No dia 27 a Campanha acontecerá na Avenida 29 de Dezembro das 9h às 14h, ao lado da Igreja de São Cristóvão.

ASCOM-PMSCC

Empresa será legalizada em apenas 72 horas

Prefeituras de 17 municípios assinaram protocolo de intenção, visando a adesão ao sistema Redesim que vai permitir que um novo negócio possa entrar em atividade em apenas 72 horas beneficiando, assim, os empreendedores do Estado. Os outros 8 municípios irão assinar na próxima semana. Por meio da Junta Comercial de Pernambuco, o novo sistema, que já está em funcionamento, interligará todos os órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas. A assinatura do protocolo aconteceu hoje (22), na abertura oficial do I Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ, no Atlante Plaza.

I Encontro Nacional de Juntas Comerciais – ENAJ reuniu os presidentes, executivos e técnicos das juntas, que discutiram a criação de facilidades para os usuários nos processos de abertura de empresas. Entre os presentes na abertura do evento, estiveram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio; o secretário Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Humberto Ribeiro; o diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio - DNRC, João Elias; e o presidente da Anprej, Clodezir Filgueiras.
Além de desburocratizar o processo de abertura de empresas, o Redesim trará benefícios para os municípios, tais como o aumento de receita; o gerenciamento das atividades econômicas no município; a atualização constante do cadastro das empresas e a credibilidade da base cadastral que será compartilhada por órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Para o presidente da Jucepe, Roberto Arraes, a participação das prefeituras foi de fundamental importância para que os benefícios possam alcançar ao maior número possível de empresas. “Só esses primeiros 25 municípios reúnem mais de 70% das empresas de Pernambuco”, revelou. A meta final é alcançar todos os municípios.

Atualmente, o registro da empresa na Junta Comercial pode ser realizado no mesmo dia, dependendo do caso. Contudo, para começar a funcionar, a empresa necessita ainda obter as licenças nos demais órgãos, o que leva mais de 45 dias. Segundo Roberto Arraes, o Redesim irá reduzir a burocracia ao mínimo necessário. “Por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via Internet, o sistema fará a integração dos processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas”, explica.

O programa prevê, ainda, a realização de pesquisas prévias ao registro das empresas. Dessa forma, o usuário será informado, pelos órgãos e entidades competentes, sobre a possibilidade da atividade no local escolhido.

Prefeituras que assinaram
Recife
Petrolina
Arcoverde
Garanhuns
Araripina
Salgueiro
Sta Cruz do Capibaribe
Palmares
Serra Talhada
Olinda
Itamaracá
Ipojuca
Cabo de Santo Agostinho
Camaragibe
Moreno
Petrolândia
Carpina

Prefeituras que ainda irão assinar
Carpina
Abreu e Lima
Caruaru
Jaboatão dos Guararapes
Igarassu
São Lourenço da Mata
Itapissuma 
Paulista

 MG Comunicaçã​o

Deputados aprovam projeto de lei que proíbe uso de caneta laser em jogos e shows em Pernambuco

 
Quem for flagrado utilizando uma laser point, receberá primeiro uma advertência, mas, caso seja reincidente, deverá pagar multa que varia entre R$ 1.000 e R$ 10.000
O projeto de Lei Nº 393/2011, que proíbe o uso de caneta laser em todos os estádios de Pernambuco foi aprovado na tarde desta quarta-feira (21) pelos deputados da Assembleia Legislativa. O projeto é proposto pelo deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) e além da proibição do uso da laser pointer (as conhecidas canetas lasers) nos estádios proíbe qualquer outro objeto similar que emita feixe de luz, nas casas de shows como prevenção a possíveis danos a saúde de artistas e do público. Agora, o projeto segue para sanção do Governador Eduardo Campos, que tem o prazo de 15 dias para decidir pela decretação da lei.
Com a aprovação da nova lei, quem for flagrado utilizando uma laser point nas arenas de esportes, receberá primeiro uma advertência, mas, caso seja reincidente deverá pagar uma multa que varia entre R$ 1.000 e R$ 10.000, sendo aplicada de acordo com a natureza e proporção do evento. Vale lembrar que os valores são ajustados pelo índice do IPCA ou qualquer outro índice que possa substituí-lo.
Ao propor o projeto, o deputado Júlio Cavalcanti se preocupou com os sérios riscos à saúde dos atletas e do próprio torcedor, ocasionado pelos feixes de luz a laser. Com o Estado sendo sede da Copa do Mundo, em 2014, há uma necessidade ainda maior de regular o uso das canetas, que foram criadas com a finalidade de sinalizar demonstrações de longa distância, principalmente palestras, mas  como não há nenhuma fiscalização, o equipamento acaba ganhando outros usos, como nas partidas de futebol, em que alguns torcedores utilizam o laser pointer na intenção de confundir goleiros e juízes.
O comércio ilegal do laser pointer funciona sem nenhuma restrição. Para se ter uma ideia da dimensão do risco à saúde, a potência máxima permitida é de 5 miliWatts (mW), no entanto, é facilmente comercializado – na internet, inclusive – com uma potência de até 1000 mW, numa média de preço de R$ 399. Ou seja, a compra de um laser pointer acaba acessível a qualquer pessoa.
Vários casos sobre o mau uso desses dispositivos e suas conseqüências já foram relatados. A revista The New England Journal of Medicine (NEJM), publicou em 2010 um estudo sobre os danos que o laser pode acarretar à saúde – consegue atravessar a córnea, passando pelo cristalino até atingir à retina. Com isso, causa uma queimadura e possível perda da visão central. Nessa edição, há um relato sobre um garoto suíço de 15 anos que, ao brincar na frente do espelho com uma canetinha com a potência de 150 mW, perdeu parte da visão.
Atenciosamente,
G&M Comunicação 

Semana da Água em Santa Cruz‏

 
O Instituto Albert Einstein (IAE), há mais de uma década, desenvolve, em Santa Cruz do Capibaribe, um trabalho diferenciado na área de educação – Educação Infantil ao Ensino Médio – com uma proposta construtivista, em que o alunoparticipa ativamente na construção do próprio aprendizado, mediante experimentação, pesquisa, trabalhos em grupo, desenvolvimento do raciocínio e busca constante de aperfeiçoamento. O IAE também enfatiza o desenvolvimento da cidadania, dando ao aluno a oportunidade de discutir diferentes dimensões sociais, apresentar sugestões, contestar e aceitar conscientemente.
Sob esta perspectiva, procuramos desenvolver as atividades da Semana da Água de maneira interdisciplinar, envolvendo os professores de Língua Portuguesa, Redação, Artes, Ciências, Matemática e Geografia. Além disso, ainda, contamos com a contribuição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, representada pelo Secretário Rui Medeiros, e do Professor Arnaldo Vitorino.
No dia 21 de março de 2012, realizamos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o plantio na frente da escola de mais de quarenta mudas de árvores. Na ocasião, várias equipes de alunos do Ensino Fundamental e Médio marcaram presença na realização desta importante ação, que constitui uma contribuição, ainda que pequena, para melhorar a aparência e a qualidade de vida em nossa cidade.
Vejam as fotos: Clique aqui
Por Moisés Américo da Silva

Em entrevista, Moraes ressalta trabalho de Eduardo


O vice-líder do PSB na Assembleia Legislativa, o Deputado Diogo Moraes, esteve nas rádios VALE AM e São Domingos FM fazendo um balanço das principais ações do governador em Santa Cruz do Capibaribe.
Diogo fez questão de enfatizar que Eduardo Campos trabalha intensamente para a região e que ele vem dando uma atenção especial para Santa Cruz do Capibaribe. “A elevada aprovação de Eduardo vem de uma pauta voltada ao trabalho”.
Dentre as principais ações do Estado, Moraes citou:
1.       REDUÇÃO DO ICMS NO PÓLO DAS CONFECÇÕES (de 10% para 4%);
2.       PUBLICIDADE PARA O PÓLO DAS CONFECÇÕES (2,5 milhões);
3.       APOIO AOS EVENTOS DA MODA;
4.       CONSTRUÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA (5,5 milhões);
5.       CONSTRUÇÃO DO FÓRUM;
6.       IMPLANTAÇÃO DA ESCOLA DE REFERÊNCIA NO LUIZ ALVES;
7.       TERRA PRONTA – HORAS MÁQUINAS / SEMENTES / 10 POÇOS ARTESIANOS
8.       DUPLICAÇÃO DA PE-160;
9.       POLICIAMENTO (TRANSFORMAÇÃO DA 3 CIPM EM BATALHÃO + 80 policiais);
10.   ASFALTAMENTO AVENIDA 29 DE DEZEMBRO (700 mil);
Ainda revelou que as obras da cadeia pública e do esgotamento sanitário estão paradas porque as empresas vencedoras da licitação decretaram falência, e que os trâmites legais para a retomada no caso da Cadeia e início do esgotamento sanitário, estão em fase de análise