Hoje se celebra o Dia Internacional da Mulher, fruto da histórica luta das mesmas em defesa da igualdade de gênero (homens e mulheres), que teve início em 8 de Março 1857, quando operárias tecelãs de um fábrica de tecido em Nova York promovem uma greve geral reivindicando equiparação salarial com os homens, redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas e tratamento digno dos no local trabalho.
A manifestação foi violentamente reprimida, na ocasião, cento e trinta tecelãs foram trancadas na fábrica e queimadas vivas. Em 1975, em uma conferência das Nações Unidas realizada na Dinamarca, ficou determinado que a partir daquela data, em todo dia 8 de Março seria celebrado o dia internacional da mulher, em memória às mulheres mortas em Nova York.
De lá para cá as mulheres têm ocupado os seus espaços na sociedade e conquistado direitos com muito suor, sangue e luta. Em nosso município, elas têm ocupado vários espaços, com destaque na cadeia produtiva de confecções, como empreendedoras e trabalhadores, sendo elas a maior força produtiva e criadora da nossa economia.
Quanto ao acesso às políticas públicas de gênero no nosso município, verifica-se uma ampliação na oferta de serviços na área de saúde e educação nos últimos doze anos (2001 à 2012), sobretudo após a criação da Coordenadoria da Mulher. Mesmo assim, estamos muito distantes de suprir as necessidades das mulheres santacruzenses, responsáveis pelos cuidados do lar, da vida e da produção econômica do maior Polo das Confecções da America Latina.
Só através da organização, conscientização e lutas das mulheres do município, do país e do mundo é que poderemos avançar rumo à construção de uma sociedade Justa e igualitária entre gêneros.
Viva o Dia Internacional das Mulheres!
Um Abraço Fraterno a todas as mulheres! Carlos Lisboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário