segunda-feira, 22 de junho de 2015

No São João da Moda, também há espaço para inclusão social


Na capital da confecção, ficar casa em pleno São João da Moda, tornou-se uma missão quase impossível. Neste domingo (21), as atrações musicais do Palco da Moda, Polo Multicultural e Arraial do Povão arrastaram milhares de forrozeiros para Avenida 29 de Dezembro, no Centro de Santa Cruz do Capibaribe. 

Mas, ao lado do palco principal, 30 pessoas festejaram o São João da Moda com inclusão social e respeito a sua deficiência. “Completamente diferente dos demais. Esse é o terceiro ano que eu posso me divertir com comodidade e me encontrar com as demais pessoas com deficiência, além de curtir os shows”, declarou Débora Araújo, moradora do bairro Malaquias Cardoso que aproveitou o evento no Camarote da Acessibilidade.  O espaço conta ainda com monitores e intérpretes capacitados para auxiliar os deficientes e acompanhantes.
Para o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Renê Romualdo, o sucesso do Camarote da Acessibilidade, deve-se ao conjunto de medidas pensadas para acolher o cidadão deficiente com dignidade. “Desde o início da Vila Cenográfica até o camarote, foram construídas dez rampas de acesso para cadeirantes, interligando praças e polos culturais. Essas rampas acabaram possibilitando também que pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção participassem do São João da Moda”, ressaltou Renê.
Se no Camarote da Acessibilidade, havia uma grande procura. Na Coordenadoria da Mulher e no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pontos de apoio montados na Escola Ivone Gonçalves, para acolher casos de violência contra a mulher e de enfrentamento ao trabalho infantil, respectivamente, nenhuma ocorrência havia sido detectada. “Estamos trabalhando para combater qualquer agressão física, moral ou sexual contra a mulher. Mas, até o momento, não registramos nenhuma ocorrência”, festeja a coordenadora da Mulher, Iana Souza.
O índice zero de trabalho infantil, também chegou ao CREAS. “Fazemos buscas ativas com técnicos, assistentes sociais e psicólogos pelo espaço correspondente ao São João da Moda e para nossa alegria nada constatamos,” disse a Coordenadora do CREAS, Cíntia Carvalho.
Enquanto isso, no Palco da Moda, o cantor Gabriel Diniz, atual referência entre as bandas do gênero estilizado, levou a multidão ao delírio e arrastou outros tantos para acompanhar o show. “Estou amando a festa. Não tenho dúvida, que é um dos melhores festejos juninos de Pernambuco. Agora vou curtir GD e aproveitar essa festa maravilhosa”, comentou o turista de Toritama João Wendel. Para não perder a animação, o São João da Moda segue quente, na próxima terça-feira (23) com Amigos Sertanejos.

Atenciosamente,

Manoela Ramos
Jornalista

Nenhum comentário: