O ex-gari Josenildo Oliveira da Silva (PSD), 36, conhecido como Tio do Pastel, foi o vereador mais votado de Belo Jardim, no Agreste do Estado, com 2.490 votos. Ele começou a ganhar a vida vendendo lanches nas ruas da cidade, trabalhou como gari e, no ano passado, foi eleito para o Conselho Tutelar. Tio do pastel diz que só gastou cerca de R$ 5 mil na campanha.
“Estou feliz e agradecido a Deus, foi uma vitória difícil. Os humilhados serão exaltados”, disse o novo vereador, que fará parte da bancada de apoio ao prefeito eleito, João Mendonça (PSD).
Ele conta que o apelido vem dos tempos de menino, quando vendia lanches nas ruas e em lojas da cidade. “Eu perguntava: ‘tio, vai querer pastel’. E as pessoas acabaram me chamando de Tio do Pastel”.
Em 2010, Josenildo começou a trabalhar de gari para a empresa que faz o serviço de limpeza urbana de Belo Jardim. Como sempre realizou trabalhos sociais, principalmente voltados para a prática esportiva, um ano depois foi eleito para o Conselho Tutelar, com 647 votos.
Entre as ações que ele realiza está a campanha do agasalho, desenvolvida há dez anos e que recolhe roupas e alimentos para serem distribuídos em comunidades carentes. Também promove várias corridas e incentiva a prática esportiva para pessoas de todas as idades. “Gosto de correr, todos os anos participo da Corrida de São Silvestre, em São Paulo”, destacou.
Na segunda-feira (8), Tio do Pastel estava pelas ruas de Belo Jardim agradecendo os votos que recebeu e disse que pretende honrar o mandato. “Teve gente que gastou mais de R$ 330 mil e não se elegeu. Muita gente disse: ‘vou pegar o dinheiro deles (outros candidatos), mas vou votar em você’. Mas eu jamais comprei um voto, eu conquisto”, pontuou. Natural de Pesqueira, na mesma região, Tio do Pastel diz que já se sente um belojardinense.
Fonte: Jornal do Comercio
Nenhum comentário:
Postar um comentário