Atendendo solicitação da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente através da Gerência de Meio Ambiente, dois fitopatologistas do IPA (Instituto Agrônomo de Pernambuco), Domingos Andrade e Cristina Assis vieram à Santa Cruz do Capibaribe, para analisar as condições das Gameleiras da Avenida padre Zuzinha.
A vinda dos fitopatologistas do IPA faz parte do plano de arborização muncipal, entre as ações estão o diagnóstico da saúde das plantas, como ressalta Pablo Ricardo, Gestor de Meio Ambiente. “Historicamente Santa Cruz é conhecida como a Terra das Gameleiras, e há um passado de morte dessas árvores, então solicitamos ao IPA a vinda de especialistas para verificar as condições das nossas árvores”.
“A gente trabalha com doenças em plantas de um modo em geral e a saúde das árvores (Gameleiras) de Santa Cruz do Capibaribe está boa, o que observamos é que há cupim e fungos em algumas árvores, esse cupim pode corroer o tronco de alguma árvore e ela poderá vir a cair. O que deve ser feito é a eliminação desse cupim e um acompanhamento periódico para que não tenhamos perca de nenhuma árvore”, disse a especialista Cristina Assis.
Segundo o secretário Bruno Bezerra, a ação integra o plano de revitalização da cidade, onde arborização é um fator importante. “Nosso plano é revitalizar nossa cidade, e temos nas nossas Gameleiras um patrimônio natural que merece e precisa ser conservado para as próximas gerações”, disse.
Domingos Andrade falou sobre a importância em podar árvores, em especial as Gameleiras Avenida Padre Zuzinha. “As plantas estão em boas condições, elas só estão muito grande e devem ser podadas, até porque isso revigorará as árvores, podar não é simplesmente cortar, você corta para fazer com que ela rebrote, com isso você vai saber se as árvores estão com vigor para se restaurar”.
Os técnicos do IPA recolheram algumas amostras para analises, entre 15 a 30 dias divulgarão relatório sobre a conservação e preservação das árvores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário