quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O presidente Lula fez a escolha


O presidente Lula fez a escolha e o PT já concordou: a candidata do partido à sucessão presidencial em 2010 será mesmo a ministra Dilma Roussef, como afirmou o próprio presidente em entrevista a jornais italianos, nesta quinta-feira. Será a primeira eleição presidencial desde a redemocratização sem o nome de Lula da Silva na cédula eleitoral.
O PT já escreveu até o roteiro do lançamento da candidatura: será em fevereiro de 2010, quando o partido estará completando 30 anos. O PT pretende realizar um Congresso e discutir o chamado “pós-Lula”, e, ao mesmo tempo, formalizar a escolha do candidato e a plataforma da campanha petista.
No fim do ano que vem, o PT vai realizar mais um PED - Processo de Eleição Direta - para a escolha do novo presidente do partido. O único nome lançado até agora é o de Gilberto Carvalho, chefe da gabinete da Presidência da República, e o homem mais ligado ao Lula dentro do Palácio do Planalto.
A eleição de Gilberto para a presidência do PT seria a garantia de que Lula não pretende ser contrariado em sua escolha da candidata à presidência, em 2010. Se alguma tendência do partido faz restrições à indicação de Gilberto, até agora não se pronunciou publicamente. Da mesma forma, até agora não se viu uma tendência do PT cogitar outro nome para a disputa presidencial de 2010.
O presidente Lula tem dito aos amigos que Dilma Roussef está seguindo os seus conselhos, fazendo as aparições políticas necessárias, enfim, cumprindo o roteiro. Ele mesmo emendou:
- A bichinha está gostando … disse ele, referindo-se à Dilma, durante uma viagem no aerolula.
É verdade que ainda falta muito tempo para a campanha e a crise financeira pode até mudar a condição do presidente de ungir pessoalmente uma candidatura, mas até agora, é o que está posto.

Nenhum comentário: