sábado, 6 de agosto de 2011

Serak Consultoria: A psicologia nas organizações



Por Betânia Rinaldi¹ e Juliana Mello²


A psicologia do trabalho destaca-se por ser uma área que lida com a prevenção e promoção da saúde do trabalhador no ambiente em que está inserido.

Algumas das atribuições do psicólogo organizacional refere-se a promoção da saúde mental do trabalhador, no sentido de ser um facilitador entre o entendimento e a delimitação dos diversos papeis e grupos que compõem a instituição, levando sempre em consideração a subjetividade dos indivíduos e contextualizando essa subjetividade na prática laboral diária.

Atualmente a psicologia organizacional volta sua atenção para as relações humanas no meio organizacional que envolve discussões e práticas de liderança, motivação, formulação de políticas de desenvolvimento de pessoas, saúde integral, trabalho em equipe, bem estar, entre outros, que possam indicar as fontes de tensão, estresse e adoecimento, facilitando assim os processos elementares para o gerenciamento de uma empresa.

A psicologia vem auxiliar neste gerenciamento com conhecimentos acerca do comportamento humano, possibilitando assim a prevenção, promoção e controle de processos adversos que possam alterar o processo de produtividade dentro da empresa.

Inicialmente o psicólogo deve identificar e pontuar as reais necessidades da empresa, para posteriormente elaborar seus planos de ações.

¹ Graduada em Psicologia e Pós-graduada em Saúde Mental.
² Graduada em Psicologia e Pós-graduada em Neuropsicologia

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