Ressaltando a importância da integração entre a saúde e a educação, o Programa Saúde na Escola (PSE) que une as Secretarias de Saúde e Educação de Santa Cruz do Capibaribe, levou ações de saúde bucal para 160 crianças, entre zero a três anos, da Creche Terezinha Figueirôa, bairro Nova Morada.
Seis dentistas e seis auxiliares de saúde bucal instruíram os alunos da instituição com apresentação de palestras com noções de higiene oral, aplicação de flúor e escovação supervisionada.
Um trabalho de conscientização dos professores para reforçar atividades de higienização bucal no cotidiano das crianças também foi realizado pela equipe.
“Tornar a escovação um hábito rotineiro das crianças em formação, ajuda a formar adolescentes e adultos com uma maior qualidade de saúde bucal e auxilia na prevenção de inúmeras doenças causadas pela má higienização oral”, disse a Coordenadora da Saúde Bucal do Município, Naiara Tabosa.
Todos os alunos da Creche Terezinha Figueirôa receberam uma escova como forma de incentivar uma cultura de higienização.
Além de ações de saúde bucal, o PSE oferece avaliações antropométricas (cálculo de IMC) e de saúde ocular (com a realização do teste de Snellen que verifica a capacidade visual das crianças), bem como, realiza palestras de conscientização alimentar em creches e escolas (municipais e estaduais) durante o ano letivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário