sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A importância da Comunicação empresarial no mundo corporativo


Desde a década de 1990, o mundo corporativo passou a perceber a comunicação como uma ferramenta a mais para o diferencial competitivo. Em um mercado com produtos cada vez mais comoditizados, a comunicação empresarial precisa ser ampliada e melhor utilizada dentro das organizações, devido ao gigantesco volume de informações que são geradas diariamente.
Dentre esse volume, muitas vezes há falhas ou contradições, o que pode gerar reações negativas, na percepção dos clientes internos e externos e, entre potenciais consumidores. Os públicos estratégicos que influenciam na tomada de decisão de uma empresa, os chamados stakeholders, estão de olho em tudo. Por isso, todas as informações geradas dentro de uma empresa, antes que seja pública, necessita de uma filtragem, e esse filtro ocorre por intermédio de uma boa assessoria de marketing ou imprensa, atrelada ao Departamento de comunicação empresarial.
É preciso entender que a comunicação empresarial se subdivide em áreas, que são elas: Assessoria de Imprensa, Publicidade e Propaganda, Marketing e Relações Públicas. Esses profissionais estão ligados diretamente ao Diretor Geral de Comunicação, que por sua vez atua ao lado do diretor-presidente da empresa, sendo tido como um profissional de alta confiança dos gestores.  Afinal, o fundamento da comunicação é o compartilhamento, a troca de informação, que por sua vez deve ser disponibilizada para o público-alvo da empresa, tendo como objetivo maior, gerar uma repercussão positiva, quanto ao produto, serviço ou até a forma de atuar de uma determinada organização.
O que muitos empresários pensam é que a comunicação é gasto, mas isso é algo relativo, pois se a comunicação for utilizada por uma empresa da forma como deve ser, ela nada mais será, do que um grande investimento.  É preciso entender e utilizar as diversas facetas da comunicação empresarial, de modo a atingir o cliente em todas as suas especificidades.
A Comunicação Institucional, por exemplo, é uma das diretrizes da comunicação empresarial. Você sabia que por meio dela, o cliente pode tornar-se leal a sua empresa? E qual a diferença entre ser leal e ser fiel? Um cliente fiel a uma empresa é aquele cliente que compra o seu produto pelo preço e qualidade. Mas, em um mundo onde os produtos estão cada vez mais comoditizados, é possível segurar um preço baixo por muito tempo? A fidelidade é eterna enquanto dura. Se a concorrência afetar um produto com melhor preço e qualidade similar, o consumidor pode deixar de comprar na sua empresa. Enquanto que, o cliente leal é aquele que além de comprar e gerar lucros para a sua empresa, ele se integra a ela, defendendo-a e divulgando-a de forma positiva por onde passa. E como gerar essa lealdade? A lealdade de uma empresa passa, basicamente, pela comunicação institucional. É a empresa que se preocupa com seus colaboradores, que está integrada a comunidade na qual está inserida, tem responsabilidade social e ambiental, e faz uso da comunicação para propagar suas ações.
Não é aquela empresa que ocupa os ouvidos dos clientes, única e simplesmente, para mostrar que está com um novo produto no mercado, mas a empresa que gera informações de impacto na vida do consumidor. E, esse impacto ocorre a partir do engajamento com a responsabilidade social corporativa, que só a comunicação empresarial é capaz de disseminar entre os mais diferenciados públicos de uma organização.
Por Betto Aragão 
Betto Aragão é jornalista e especialista em Comunicação e Marketing pela FAVIP, especialista em Gestão Pública pelo IFPE, especializando em Assessoria de Imprensa pela FAVIP.

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