quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe desenvolve trabalho junto às gestantes em situação de vulnerabilidade


Duas vezes por mês, gestantes do município de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, vinculadas aos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do Bela Vista e do Santo Agostinho, recebem atendimento de enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais que integram o Grupo de Convivência com as Gestantes.
Nesta quarta-feira (08), as beneficiárias do grupo, participaram de um encontro que contou com a presença da secretária de Cidadania e Inclusão Social Alessandra Vieira, da coordenadora do CRAS Jaíra Victor e equipe do grupo de gestantes.
Na ocasião foi realizada uma palestra com a nutricionista Carla Costa que trabalhou o tema “Alimentação saudável na gestação”, além da entrega de kits de enxoval do bebê, composto por manta, coero, toalha de banho, fraldas descartáveis, roupas, conjunto de bolsas e produtos de limpeza, para as mamães no oitavo mês de gestação.
“Esse grupo de convivência com as gestantes foi criado desde o início da gestão, nele todas as mamães têm uma orientação especial e o apoio psicológico, de assistente social, enfermeira e nutricionista, sobretudo aquelas que estão no período da adolescência e precisam de um cuidado especial para prevenção de novas gestações”, ressaltou a secretária de Cidadania e Inclusão Social Alessandra Vieira.
A dona-de-casa, Edicleide Maria (26 anos), está na quarta gestação e falou sobre o aprendizado vivenciado no grupo. “Estou grávida do meu quarto filho e estou muito satisfeita de ter participado desse grupo onde aprendi muitas coisas nas palestras e vou repassar nos cuidados do meu filho que vai chegar e também dos seus irmãos”, contou a beneficiária.    
O grupo implantado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cidadania e Inclusão Social desde o início de 2013, almeja prestar toda a assistência e orientação às mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial às que se encontram em gestação na adolescência e/ou possuem uma grande quantidade de filhos.

Nenhum comentário: