terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Santa Cruz começa campanha de vacinação contra Sarampo

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe, iniciou nesta segunda-feira (06) a vacinação contra o sarampo em crianças de 4 meses a 6 anos. De acordo com o secretário de Saúde, Breno Feitoza, a meta é vacinar mais de 5 mil crianças na cidade e zona rural, e destaca que durante todo o mês de janeiro os PSFs de Santa Cruz do Capibaribe estarão com a vacina disponível, basta levar o cartão de vacinação e a documentação da criança.
A coordenadora de endemias de Santa Cruz, Nara Saraiva, esteve nas rádios divulgando a campanha. "O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, como em Santa Cruz já houve um caso, e o estado está havendo casos confirmados, a secretaria resolveu fazer a campanha para prevenir a população mais desprotegida do vírus, justamente as crianças com menos de 6 anos", falou Nara Saraiva.
A principal forma de prevenção do sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos 18 postos de saúde de Santa Cruz do Capibaribe.

Nenhum comentário: