A indústria têxtil Rota do Mar promove, nesta quinta-feira (30), a partir das 16h, uma palestra gratuita sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Exclusivo para o público adulto, o evento será realizado na Biblioteca Indústria do Conhecimento mantida pela empresa em Santa Cruz do Capibaribe, no bairro Palestina.
A abordagem inclui exibição de vídeos, roda de conversa e distribuição de material educativo. Ela será conduzida pela equipe que atua no local. “Nosso objetivo é levar conhecimento a homens e mulheres sobre uma enfermidade considerada a segunda causa mortis no Brasil, ‘perdendo’ em quantidade de casos apenas para doenças cardiovasculares. Apesar da gravidade, muitos desconhecem a necessidade de prevenção ao problema que, se for descoberto em fase inicial, pode até ser curado”, comentou a coordenadora da unidade, Eronilda Paiva.
A iniciativa encerra a programação de férias do espaço. O acesso é livre e não exige inscrição prévia. Para participar, basta apresentar um documento pessoal. A Biblioteca Indústria do Conhecimento fica na Avenida Prefeito Teófanes Ferraz Filho, s/n, Palestina. Mais informações pelo telefone (81) 3731.2679.
Saiba mais – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor de mama é o segundo mais frequente no mundo e o mais comum em mulheres. No País, as taxas de mortalidade são elevadas e, não raro, a enfermidade é identificada apenas em estágios avançados. A estimativa da entidade é que, neste ano, sejam registrados 57.120 novos casos da doença. Em 2011, foram confirmadas 13.345 mortes decorrentes do problema.
No Brasil, o câncer no colo do útero é o terceiro em número de casos na população feminina. Em 2011, 5.160 mulheres faleceram em decorrência desse tipo de tumor. Para 2014, o Inca estima que 15.590 pessoas desenvolverão o problema.
A demora na identificação e no início do tratamento contra o câncer diminui as chances de cura e aumenta a possibilidade de sequelas graves nos doentes. Por isso, a Rota do Mar promove constantemente ações de prevenção à enfermidade entre seus colaboradores. Uma das mais recentes, em outubro passado, incluiu a distribuição de material informativo e realização de exames clínicos entre as funcionárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário