domingo, 20 de outubro de 2013

Santa Cruz do Capibaribe recebe Primeira Caminhada pela Paz


Santa Cruz do Capibaribe, agreste de Pernambuco, recebeu neste sábado (19), no Dia Municipal da Paz, a Primeira Caminhada pela Paz, reunindo num percurso de dois quilômetros, segundo a Polícia Militar, cerca de quatro mil pessoas que clamavam por uma cultura de paz na sociedade.

A caminhada foi organizada pelo MovPaz  (Movimento Internacional Pela Paz e Não-Violência) coordenado em Santa Cruz do Capibaribe por Lúcia Nascimento e nacionalmente por Clóvis Nunes, que esteve presente na caminhada, teve na sua concentração as atrações santa-cruzenses Maracatu Capibaribe e Banda Novo Século e foi acompanhada por trio elétrico e shows com a cantora baiana Márcia Porto e os artistas recifenses Israel Filho e Geo.
“É muito gratificante ver a presença tão significativa da sociedade santa-cruzense no dia que estamos concretizando uma das ações mais importantes do MovPaz Santa Cruz”, ressaltou a coordenadora do movimento em Santa Cruz Lúcia Nascimento.
A caminhada contou com o apoio e participação da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Conselho Municipal da Paz, Moda Center Santa Cruz, entidades representativas (ASCAP, CDL e ASCONT), instituições religiosas, Polícia Militar, associações, professores, estudantes, voluntários da paz e sociedade em geral.
“O Poder Público estará sempre a disposição do MovPaz para apoiar eventos como estes que almejam implantar a cultura de paz na nossa cidade e região, tão necessária no contexto atual”, informou o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB).    
O estudante de arquitetura Pablo Ferreira (18), destacou a iniciativa de se realizar um evento que busca a paz pela paz na conjuntura de violência banalizada vivenciada pela sociedade. “Ver essa multidão emprenhada numa só causa que é a busca pela paz, nos faz ter esperanças de mudar nossa realidade”, disse.
“A Primeira Caminhada pela Paz dessa cidade é apenas o início de eventos maiores que serão realizados nesse movimento de construção, celebração e aproximação humana para edificação da cultura de paz na sociedade, tendo como base a origem da paz a partir do indivíduo”, relatou o Coordenador do MovPaz nacional Clóvis Nunes.
Durante o percurso, foram realizados vários momentos de um minuto de silêncio, para levar paz as vítimas da violência com armas de fogo.
Além de promover a paz, o evento também objetivou arrecadar fundos para a construção da Casa da Paz em Santa Cruz do Capibaribe.O MovPaz Santa Cruz foi fundado em 2011 e tem desenvolvido várias ações como o "Seminário Paz pela Paz" nas escolas públicas e particulares, o projeto "Cinema pela Paz" e estudos semanais para o conhecimento do fundamento da cultura de paz. 
Assessoria

Nenhum comentário: