quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Evasão escolar em discussão


No último dia 18 de Novembro aconteceu na sede da Promotoria Pública de Santa Cruz do Capibaribe uma reunião para tratar do problema da evasão escolar no município. Estiveram presentes o prefeito Antônio Figueirôa, o chefe de gabinete Carlos Lisboa, o promotor da infância e juventude Dr. Hodir Guerra e os secretários municipais de Educação e Desenvolvimento Social, conselheiros tutelares e diretores de duas escolas.

Ao abrir os trabalhos, o promotor alertou os presentes para não partidarizar a discussão, afirmando que o problema e sua solução são da responsabilidade de todos, sobretudo da Secretaria de Educação, por se tratar de um problema que desrespeita a educação municipal.

Após os debates constatou-se que o problema já tinha sido denunciado e discutido por diversas vezes sem que a Secretaria de Educação tomasse medidas de forma planejada e participativa conforme acordado em reuniões anteriores.

Para viabilizar um enfrentamento da evasão foram apresentadas diversas propostas no sentido de garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola. As propostas em destaque giram em torno da mudança curricular, relação interpessoal e intersetorial construtiva, campanha de convocação em massa para matricula dos alunos da rede municipal, além de atividades culturais, lúdicas, esportivas e outras para atrair e manter os alunos na escola.

Para atender a esta demanda social o prefeito formou a Comissão Municipal de Combate à Evasão Escolar, composta pelas secretarias de Educação, de Assistência Social, Saúde, Defesa Social, gabinete do prefeito, Conselho Tutelar e de Direito, associações estudantis, CDL Jovem e Juiz da infância e juventude.


Ao finalizar a reunião o promotor destacou algumas ações positivas na área de educação, apresentadas pela secretaria e o prefeito, e determinou aos presentes um prazo para apresentarem os resultados das ações desenvolvidas para que os alunos e a sociedade não continuem sendo prejudicadas e que o mesmo tenha que tomar medidas cabíveis.

Para dar continuidade ao processo de discussões e ações, o prefeito convocou uma reunião neste dia 24 às 15h30 na prefeitura com as citadas condições.

Nenhum comentário: