segunda-feira, 13 de junho de 2011

A evolução da comunicação - Blog é imprensa?

Revista Época em 2008 já prévia o crescimento dos blogs na comunicação

O mundo tem assistido há algum tempo uma fantástica evolução nas tecnologias da comunicação. Cada salto nessa cadeia evolutiva surpreende os olhos da humanidade, não por parecer improvável sua ocorrência, mas pela rapidez cada vez maior com que têm galgado seus degraus. A comunicação percorreu um longo caminho e o espaço entre cada novo estágio da comunicação se tornou menor. Rádio, televisão e finalmente a internet, que fez da tecnologia da comunicação e conseqüentemente do mundo, algo dinâmico, em constante transformação. A rede revolucionou a era da informação. Trouxe uma promessa de interatividade nunca imaginada antes. E é nesse contexto de constante mudança que se pode classificar o blog como um novo estágio na cadeia da evolução comunicativa.



O  termo  webjornalismo  refere-se ao jornalismo desenvolvido para a  web: a interface gráfica da  internet.  Isto posto, evidencia-se que este termo, assim como radiojornalismo (jornalismo de rádio) e telejornalismo (jornalismo de televisão), encontra-se relacionado ao suporte técnico para o qual  o conteúdo é produzido. 

Ao  considerar  as mudanças  e os questionamentos provocados pelos blogs jornalísticos, podemos afirmar que atualmente os "blogs" de jornalistas-blogueiros ganharam espaço na mídia mundial dando voz ao leitor, tornando-o um co-autor dos textos, este trabalho investiga como o leitor vê esse novo jornalismo digital: como fonte de informação ou como um espaço para construir e formar opinião.

Finalizo dizendo que um blog jornalístico considerado atualmente como uma grande ferramenta de comunicação é sim considerado um orgão de imprensa.

Texto
Andréia Moura  e Douglas de Araujo Teixeira
Adaptações Joseilson Chagas

Nenhum comentário: