quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Santa Cruz do Capibaribe seda atividade da II Semana Nordestina de Visibilidade Trans‏


Na noite da última quarta-feira (28), a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, foi palco de discussões e debates da II Semana Nordestina de Visibilidade Trans – Homens e Mulheres Transexuais.
Através de uma articulação da Prefeitura Municipal por meio da Coordenadoria da Mulher, a Casa das Juventudes recebeu representantes da ANTRA (Articulação Nacional de Transgêneros), como a secretária do Centro LGBT da Bahia, Marina Garlem, AMOTRANS-PE (Associação Pernambucana de Travestis e Homossexuais) como a coordenadora Chopelly Santos, Movimento Cores do Capibaribe de Santa Cruz do Capibaribe, secretários e gestores municipais e sociedade civil que puderam compartilhar experiências, discutir a realidade dessa classe na sociedade e buscar meios de reivindicar seus direitos e cidadania perante o Poder Público.
Para a coordenadora da Mulher, Clarissa Carvalho, o encontro realizado em Santa Cruz do Capibaribe representou um marco histórico para cidade que recebeu um grupo de transexuais, além do público hetero e LGBT, de todas as idades para debater o direito de uma população que geralmente é tão excluída, esquecida e alvo de muito preconceito na sociedade.
“Poder trazer a discussão a partir da gestão pública mostra o comprometimento em garantir os direitos e dar respeito a todos os setores da população”, frisou Clarissa Carvalho.
Chopelly Santos, coordenadora do AMOTRANS-PE, falou sobre a importância da realização da atividade da Semana Nordestina de Visibilidade Trans em uma cidade do interior do estado. “Trouxemos a sementinha para Santa Cruz e esperamos que o município cresça nesse aspecto, parabenizo o prefeito por conceder esse espaço, a coordenadora da Mulher Clarissa e os secretários municipais que participaram do evento mostrando interesse em trazer os avanços da política de transexuais para o município”, ressaltou Chopelly.
O membro do Cores do Capibaribe, Alex Cazuza relatou que atuará como um multiplicador de direitos da classe LGBT. “Hoje ficamos mais ponderados sobre assuntos da população LGBT como o direito ao nome social e a serviços do SUS como a mudança de sexo, informações que repassaremos por todo o município como forma de fortalecer a classe que agora terá mais respaldo para reivindicar seus direitos junto ao Poder Público”, enfatizou.

Nenhum comentário: