terça-feira, 23 de setembro de 2014

O que a Política e o Leilão tem em comum?


De forma simplificada e bem resumida podemos definir o leilão como uma modalidade de negociação, onde pessoas interessadas no mesmo objeto iniciam uma disputa na qual sairá vencedor aquele que ofertar o maior lance.

Depois desta breve explanação podemos observar uma nítida e infeliz semelhança entre a Política e o Leilão, onde na minha opinião as campanhas e os apoios políticos estão se tornando cada vez mais uma modalidade de negociação com as disputas de quem oferta o maior lance, ressalvando as raras exceções.

Nada tenho contra a realização de leilões, porém vejo com tristeza o molde do leilão ser usado na política. O leilão basicamente é um alimentador de ego onde a vitória é vinculada ao poder aquisitivo, enquanto a política deveria ser o campo de batalha na luta pela igualdade com ideais que possibilitassem o bem de todos.

Vale lembrar que uma grande parcela de eleitores também vem contribuindo com esta triste realidade, eleitores estes que expõem seus votos em bandejas esperando sempre a melhor oferta.

E porque não falar dos bizarros apoios de alguns políticos locais aos forasteiros que nada fizeram pela cidade, a não ser os acordos que enriquecem aqueles que manobram multidões.

Por fim, se você encontrou algo em comum entre a política de sua cidade e o leilão, significa que está na hora de refletir o ineficaz silêncio dos inocentes.


Por Joseilson Chagas

Nenhum comentário: