quarta-feira, 23 de outubro de 2013

E a nossa Feira? É mais fácil culpar os políticos!

Há muito tempo, Santa Cruz do Capibaribe já não conta mais com festejos sobre cultura popular, práticas esportivas tradicionais como os torneios de futsal, festejos de final de ano e outros. A quem devemos culpar por tudo aquilo que perdemos? Por que já não vemos mais eventos como o Carnaval de nossa cidade.
 
            Se você observar verá que sempre se fala no São João de Joca Pereira, da Rua Grande e dos Negros do Alto e em toda a sua produção cultural até o final dos anos 70. Os eventos do Folclore da Escola31 de Março; O São João Cenecista e os carnavais realizados nos clubes sociais locais. As grandes orquestras de frevo, as escolas de samba e os grandes Conjuntos musicais de baile. Os torneios de férias na Quadra da Associação Atlética do Banco do Brasil e as grandes festas de Natal e final de Ano, viraram poeira.

           Por que o Poder Público e os nossos administradores não fazem nada para que não percamos isso? É simples: depois de fazerem fortuna na Capital da Moda, algumas pessoas dão banana para as nossas tradições virando as costas àquilo que sempre tivemos de nosso.

           E o pior não é isso: estão fazendo o mesmo com a nossa Feira de Confecções. Priorizam outras praças. Fortaleza, Natal, Caruaru, Toritama e pra Santa Cruz do Capibaribe, têm apenas o domingo. Produzir aqui, pra muitos, é excelente! Promover a cidade? Não querem nem ouvir falar. Acham que é obrigação do Poder Público.

            É bom acordarmos antes que viremos um Titanic. É bom estarmos unidos. Educadores, formadores de opinião, prestadores de serviço, imprensa, profissionais liberais, empresários, comerciantes e aqueles que detêm o poder. Santa Cruz do Capibaribe já acendeu a sua Luz Amarela.

Por Jota Oliveira professor, escritor e radialista.

Nenhum comentário: