Em todo o Estado de Pernambuco, 122 municípios se encontram em situação de emergência por causa da seca.
O tema será o foco da reunião da Sudene que haverá em Salvador, nesta sexta-feira, com presença da presidente Dilma Roussef, dos governadores do Nordeste, além do de Minas (Antonio Anastasia) e do Espírito Santo (Renato Casa Grande).
Nesta sexta-feira, em discurso no Senado, o senador Armando Monteiro (PTB) pediu providências ao governo federal para socorrer os municípios atingidos.
“A situação é extremamente grave, com a consolidação de um cenário de perda de culturas e rebanhos e, o que é pior, a ausência de água para o abastecimento das populações rurais e até mesmo urbanas”, disse o senador.
Segundo ele, 122 municípios correspondem a dois terços do total do Estado, podendo haver um agravamento da situação em 2013, com a perspectiva de que os reservatórios do Sertão caiam 18% de sua capacidade de acumulação.
Ele disse que algumas medidas poderão ser tomadas para minimizar os efeitos da seca como a aceleração das obras de transposição do Rio São Francisco e a construção das Adutoras do Agreste e do Pajeú.
Fonte: Blog do Inaldo Sampaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário