“Será o maior hospital entregue pelo nosso Governo e o maior equipamento da saúde pública no interior”. Assim o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, definiu o Hospital Mestre Vitalino (HMV), que começou a ser construído desde o dia 30 de Novembro passado, às margens da BR-104, em Caruaru, no Agreste pernambucano. O investimento é de R$ 75 milhões e a inauguração está prevista para junho de 2013.
O HMV será o quarto hospital inaugurado pela atual gestão estadual que já entregou o Miguel Arraes (Paulista) e o Dom Hélder (Cabo) e, no dia 08 abriu as portas do Pelópidas Silveira (Curado). O Mestre Vitalino vai realizar atendimentos de média e alta complexidade e beneficiar 1,2 milhão de pernambucanos de 32 municípios da região. Gente como a bezerrense Dayse Gomes, 26. “Estávamos mesmo precisando desse apoio. Vai ajudar, com certeza, antes, dependendo do caso, tínhamos de ir até para o Recife”, disse a jovem.
Quando estiver em pleno funcionamento, o HMV terá capacidade de atender 6 mil pacientes por mês na urgência e emergência. Para efeito comparativo, o Hospital Miguel Arraes atende 4.300. O hospital caruaruense vai oferecer internação e atendimento ambulatorial – mil consultas/mês - de egressos em Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neurologia Clínica, Cirurgia Vascular, Psiquiatria, Pediatria Clínica e Cirúrgica, Cardiologia, Urologia e Oncologia. “É a primeira urgência cardiológica de verdade no interior de Pernambuco”, afirmou o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
A prefeitura de Caruaru doou o terreno de 4,7 hectares (equivalente a quase cinco campos de futebol) onde vai ficar o hospital. “Estamos satisfeitos com o volume de obras da saúde para o município, vamos ter a maior estrutura de saúde do interior”, frisou o gestor municipal José Queiroz, referindo-se à UPA que já está funcionando na cidade à UPA Especialidades recém-anunciada e à reforma no Hospital Regional do Agreste (HRA).
Recentemente o governador inaugurou a ampliação da emergência do Hospital Regional do Agreste, que faz parte de um pacote de obras que inclui ainda a ampliação do Núcleo de Reabilitação Física, do setor administrativo e da Unidade de Terapia Intensiva. Ainda no primeiro semestre de 2012, serão entregues os 70 novos leitos da enfermaria de ortopedia e as novas salas de cirurgia do bloco cirúrgico do HGA.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco
Nossa Opinião;
Enquanto isto, Santa Cruz do Capibaribe e sua classe política estudam uma forma de vender o atual hospital para construção de um novo. Na minha humilde opinião, analisando estes fatos só posso concluir que não temos prestígio algum junto ao Governo do Estado.
Pro Joseilson Chagas
Um comentário:
Muita bem visto o caso do hospital. Humildimente indagando, pergunto: " Se Caruaru já tem um regional, hospital de grande porte, porque precisar mais de um? E nossa cidade grande como é abrigando moradores de outros municipios nem pensa num projeto assim?" fica a pergunta!!!
Postar um comentário