quarta-feira, 30 de novembro de 2011

BREVE ANÁLISE DA CONJUNTURA POLÍTICO PARTIDÁRIA DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE


Cotidianamente acompanho os blogs e sites que trazem informações sobre Santa Cruz do Capibaribe e região. No mês de outubro estive atento às filiações partidárias, bem como, às mudanças de partido por parte de políticos locais.

As mudanças se deram em vários grupos onde passarei a expor a seguir:
NO GRUPO DE APOIO AO GOVERNO, após a saída da base do PDT e do PSB, foi onde houve mais mudanças, com grande filiação ao PTB. Inclusive quatro pré-candidatos a prefeito são desta sigla, quais sejam, Toinho do Pará, Fernando Aragão, Nanau Marques e Ernesto Maia.

NO GRUPO DE OPOSIÇÃOque conta com representantes na Câmara de Vereadores, houve mudanças pontuais como a saída do PV do grupo e as novas filiações ao PP, ao PSB e ao PDT, tendo em vista a adesão destes partidos à oposição ao governo municipal. Neste grupo o Deputado Edson Vieira é unanimidade para a candidatura a prefeito havendo grande indefinição sobre o vice.

NO GRUPO DO DEM, que não conta com representantes na Câmara Municipal e que não é unânime na permanência do apoio a Edson Vieira, tem cogitado lançar o ex-prefeito Ernando Silvestre como pré-candidato.

NO GRUPO DO PV, que não tem vereador na Câmara Municipal, tem como pré-candidato a prefeito Manasses Simões, onde se tenta conseguir o apoio de outros partidos ao projeto.

NO GRUPO DO PTque agora conta com o vereador Deomedes Brito no quadro de filiados, a análise é mais complexa, tendo em vista que o Partido dos Trabalhadores segue suas regras estatutárias para a escolha ou apoio a determinada candidatura. O partido conta com uma direção provisória e em breve terá eleição para a escolha da nova diretoria. Muito tem se falado em relação ao PT, inclusive que o mesmo está na base de apoio à candidatura do PTB, mas isto não corresponde com a verdade, pois o fato se quer foi discutido pelos filiados. Diversos filiados ao PT cogitam lançar o médico Dr. Silvano como pré-candidato a prefeito, existe a possibilidade de João Alfredo, que já foi candidato a prefeito pela sigla, também conseguir apoio em torno de seu nome e o novo filiado Deomedes Brito também é um nome que pode ter sua pré-candidatura a prefeito lançada, bem como nomes como o de Luciene Cordeiro e Virginio Vasconcelos sempre são cogitados. E para este fato se concretizar basta, de acordo com o estatuto do PT, uma soma de 10% dos filiados, com mais de um ano de filiação, ratificarem a intenção. Desta forma, serão os filiados com mais de um ano de PT que definirão os rumos que o partido irá tomar, seja de apoio à candidatura de outro partido, de ficar neutro ou de lançar candidatura própria, estas duas últimas com grandes possibilidades.

Vamos aguardar e acompanhar como os fatos acontecerão...


Euzébio Pereira Neto
Advogado, Funcionário Público e filiado ao PT

Nenhum comentário: