quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Em discussão o nome da duplicação da BR 104


BR-104 / Foto Joseilson Chagas


Tenho lido e ouvido na mídia pernambucana a citação Rodovia do Jeans, sempre que é feita alguma matéria sobre a duplicação da rodovia BR 104. Inclusive, o próprio secretário dos Transportes Isaltino Nascimento tem feito tais referências. Fico me perguntando por quê? Com que base? Qual o motivo? Que fatos históricos justificam tal batismo?
A duplicação aconteceu por conta da importância econômica da região, conhecida como Pólo das Confecções, que teve seu nascedouro em Santa Cruz do Capibaribe, lá no fim da década de 60, início de 70 e, depois, se estendeu para Caruaru e Toritama. Hoje a manufatura de roupas se espalhou e está por toda a região do Agreste.
Mas o projeto de modernização da estrada ganhou força, com a criação e inauguração do Moda Center Santa Cruz. Se alguém tem dúvida, basta pesquisar no DNIT os dados sobre o fluxo de veículos na rodovia, antes e depois do Parque de Confecções de Santa Cruz do Capibaribe.
O jeans é, sem dúvida, um produto importante do pólo, mas não é o único e muito menos o primeiro. Também não é natural da região (tem sua origem na América do Norte), como a Colcha de Retalhos. E foi com ela que tudo começou.
Dar nome a uma estrada é algo muito complexo. Alguns quesitos precisam ser analisados, entre eles a importância histórica, a vocação econômica da região por onde ela passa, nomes de pessoas ilustres que lutaram e conquistaram o desenvolvimento regional. Enfim, não é algo que alguém tenha uma idéia e batiza, como se fosse um filho seu.
Honestamente, gostaria que a duplicação da BR 104 recebesse o nome de Rota das Confecções, pelo que representa para todo o Pólo das Confecções. Mas isto é um desejo meu. É preciso que as forças políticas, econômicas e sociais, que compõem as cidades envolvidas se reúnam e encontrem a solução ideal. Uma solução que atenda a todas as demandas. Que una e fortaleça mais a nossa confecção e o nosso desenvolvimento regional.
Guaraci Baldi
Publicitário e Assessor Político

Nenhum comentário: