Em Belo Jardim, a grande novidade da eleição em 2010 foi a volta do ex-prefeito Cecílio Galvão (PSB) às disputas. Afastado há 10 anos da cidade, quando preferiu não disputar a reeleição apoiou seu vice-prefeito Silvano, que perdeu para João Mendonça, Cecílio apresenta-se aos eleitores da cidade como candidato a deputado estadual e tem como principal adversário o também ex-prefeito João Mendonça, a quem derrotou em 1996. O atual prefeito, Coca-Cola, apóia João Mendonça (DEM), embora haja indícios de algumas rusgas entre eles.
Outra novidade é o fato de o grupo de Cintra Galvão, pai de Cecílio, e também ex-prefeito, não ter o apoio dos vereadores que lhe deram sustentabilidade nos últimos pleitos. Dos 5 oposicionistas, apenas Fernando apóia Cecílio. Cristiano cabeludo, por ser do PSC, está com Cadoca e Júlio Cavalcanti. Valdemyr Cintra (PTB), Zé Lopes (PDT) e Zé Pereira (PDT) (coordenados por Moacyr Cintra, sobrinho e ex-financiador de Cintra Galvão) não aceitaram a candidatura de Cecílio, alegando que ele fez um mau governo, afastou-se da cidade e deixou o grupo abandonado. Cintra não quis saber de contestação e afastou Valdemyr do programa na sua rádio. Os 3 vereadores buscaram, então, Leonardo Dias (PSB) e ofereceram apoio a sua candidatura.
Para federal, João Mendonça está colado ao primo e ex-governador Mendonça (DEM). Cecílio trouxe o ficha-suja Zé Augusto Maia (PTB), ex-prefeito de Santa Cruz, em troca de receber dele apóio lá na terra da sulanca. Ao que tudo indica, Cecílio terá bem mais votos que seu companheiro aqui na terra do Bitury, pois Zé Augusto não caiu no gosto dos eleitores de Cintra. Já o grupo de vereadores trouxe Bruno Araújo (PSDB), que, apesar de ser da chapa de Jarbas, aceitou ser votado pelos eduardistas da cidade.
As apostas são de que João e Mendonça tenham mais votos que os seus adversários juntos. A grande briga de João Mendonça é para ter mais votos que Priscila Krause, que, apesar de ser sua colega de partido, disputa voto a voto pela terceira vaga do DEM. Para 2012, comenta-se que o tio de João, Zé Mendonça, seja o candidato do grupo, já que o prefeito Coca-Cola não decolou ainda. O grupo de Moacyr quer surpreender na votação que dará a Bruno Araújo e Leonardo Dias para, assim, em 2012 pode lançar o próprio Moacir como candidato a prefeito contra os Mendonças, e talvez com o apoio dos Galvão, embora o tio já tenha dito que não mais estarão juntos
Wagner Peixoto Parlatore
Belo Jardim - Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário