segunda-feira, 29 de março de 2010

Secretaria de Recursos Hídricos inicia revitalização do Capibaribe


Um ato simbólico às margens da nascente do Rio Capibaribe, no município de Poção, no Agreste pernambucano, dará início ao projeto de revitalização do rio, um projeto que será financiado pelo Banco Mundial (BIRD). O contrato de financiamento foi assinado na última quinta-feira (18) pelo governador Eduardo Campos e o titular da instituição financeira no Brasil, Makhatar Diop. A revitalização do Rio Capibaribe foi inserido num projeto maior: o Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco, que terá um investimento de cerca de R$ 350 milhões para aplicação em mais de 100 ações.

Na ocasião, será inaugurado o Viveiro Florestal, uma sementeira criada pela Compesa, para produzir mudas de árvores nativas, principalmente de Jequitibá, uma espécie em extinção. A cidade de Poçao só tem duas árvores de Jequitibá. O padre Cazuza, paróco da cidade, guardou sementes para a reprodução e evitar o fim da espécie. Quando tomou conhecimento do fato, o secretário João Bosco decidiu ajudar e criou a sementeira, que também abrigará outras espécies de árvores nativas da Mata Atlântica, como Pau Ferro e Jatobá. O governador e outras autoridades farão o plantio de 10 mudas. No viveiro já foram plantadas 400 mudas.

As mudas serão destinadas ao reflorestamento de municípios banhados pelo Capibaribe. O projeto do BIRD contemplará obras de implantação de sistemas de esgotamento sanitário, em municípios situados ao longo do rio, a exemplo, de Paudalho, Salgadinho, Limoeiro, Toritama e Vitória de Santo Antão.

Nenhum comentário: